LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

A ProAcústica abre as inscrições para a 4ª edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo

24/09/2019 - 12:51

A demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações vem crescendo desde a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais - Desempenho, principalmente porque as medições de campo são a única forma de verificar o atendimento de seus requisitos. Com o objetivo de promover o aprimoramento técnico e a garantia de resultados seguros das medições das empresas do setor, a ProAcústica lança a 4ª edição do Programa InterLab e a 1ª Edição do Programa QualiLab.

Programas InterLab e QualiLab

A demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações vem crescendo desde a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais - Desempenho, principalmente porque as medições de campo são a única forma de verificar o atendimento de seus requisitos.

Nesse sentido, com o objetivo de promover o aprimoramento técnico e a garantia de resultados seguros das medições das empresas do setor, a ProAcústica  recebe até o dia 30 de setembro, as inscrições para a 4a Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica.

A ação visa estimular a participação das empresas associadas e não associadas para que possam aferir o controle de qualidade e a melhoria contínua de seus laboratórios. Os laboratórios participantes terão a oportunidade de avaliar as metodologias, validar os resultados dos trabalhos e implantar ações necessárias para oferecer o melhor serviço com confiabilidade aos clientes em geral.

De acordo com Juan Frias, engenheiro consultor da ProAcústica, “o desempenho relacionado à área de acústica nas edificações pressupõe um grande amadurecimento dos laboratórios, uma vez que os ensaios de campo são a única forma de verificar o atendimento aos requisitos da norma”. “Frias explica que o ensaio interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Além disso, o ensaio interlaboratorial é necessário para o cumprimento do item “garantia da validade dos resultados” da ABNT NBR ISO/IEC 17025 para laboratórios que tenham interesse em obter a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - CGCRE”.

Os resultados são tratados com sigilo absoluto, mesmo entre os participantes. “Serão vários tipos de ensaio previstos na Norma de Desempenho, onde diferentes laboratórios realizam medições do objeto no mesmo local e em condições que permanecem invariáveis e com os resultados avaliados comparativamente entre si. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos e calibração da instrumentação”, explica o consultor.

A metodologia utilizada para a realização do programa interlaboratorial é baseada na ABNT NBR ISO/IEC 17043 e compreende os seguintes ensaios (ou medições) de campo de acústica de edificações:

  • ABNT NBR ISO 16283-1:2018
    Ensaio: isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos - Método de Engenharia;
  • ISO 16283-2:2015
    Ensaio: isolamento acústico a ruído de impacto de pisos e lajes - Método de Engenharia;
  • ISO 16283-3:2016
    Ensaio: isolamento acústico a ruído aéreo de fachada - Método de Engenharia;
  • ISO 16032:2004
    Ensaio: níveis sonoros de instalações e equipamentos prediais Método de Engenharia;
  • ABNT NBR ISO 3382-2:2017
    Ensaio: tempo de reverberação - Método de Engenharia;
  • ISO 10052:2004
    Ensaios: isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos, de fachadas e a ruído de impacto de pisos e lajes - Método Simplificado de Campo.

Na 1ª edição, em 2012, participaram cinco laboratórios, na 2ª edição, em 2014, foram sete laboratórios e, na 3ª edição, em 2017, 19 laboratórios. A expectativa é de que nesta edição o número de participantes cresça, de forma que possa ser uma amostragem mais efetiva para a intercomparação normalizada.

Programas InterLab e QualiLab

Selo Qualilab

Como complemento, a ProAcústica lança o Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo, que tem como base os resultados de participação de um Programa InterLab. Os resultados dos Relatórios Finais das Medições de Campo do InterLab serão avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório, atribuindo um Selo de Qualificação para cada ensaio resultante de medição de campo realizada com excelência.

Para aplicar ao Programa QualiLab, o Laboratório de Acústica de Edificações deve apresentar, de uma instituição organizadora (ProAcústica ou outra), comprovação de participação em um Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo, acompanhado dos resultados finais relativos aos ensaios realizados - pelo Método de Engenharia - conforme as normas ABNT NBR 16283-1, ISO 16283-2, ISO 16283-3, ISO 16032 e/ou ABNT NBR ISO 3382-2. Ainda, o Laboratório de Acústica de Edificações deve apresentar, obrigatoriamente, Certificados de Calibração dos sonômetros utilizados nas medições de campo de um Ensaio Interlaboratorial.

Selo QualiLab

Cronograma Ensaios Interlaboratoriais 2019 (2020-2021)

  • Lançamento: 09/09/19
  • Formulário de Inscrição: até 30/09/19
  • Aspectos Administrativos (forma de pagamento, vencimentos, etc.): até 30/10/19
  • Realização dos ensaios (estimativa): entre Nov/2019 e Mar/2020
  • Qualificação: somente após a finalização e certificação de participação no 4º InterLab

O cronograma dos ensaios será ajustado entre a Empresa Associada que disponibilizou o empreendimento localizado na Grande São Paulo para as medições e a ProAcústica, de acordo com o número de laboratórios inscritos. 

Mais informações: http://www.proacustica.org.br/interlab/

Formulário de Inscrição Online:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4IdnRplOkME1FhNLB0WblLKLUuO03v5qZkvREwHJ1EFna0g/viewform

Veja também

28

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Manual Acústica Básica: um guia  completo e didático com referências e preceitos técnicos

Manual Acústica Básica: um guia completo e didático com referências e preceitos técnicos

No dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo, foi lançado o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos na publicação como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Relator do Grupo de Trabalho de Acústica apresenta proposta de revisão dos requisitos da NBR 15575

Em meados de novembro, o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, apresentou no Instituto de Engenharia, em São Paulo, a primeira proposta do Grupo de Especialistas sobre as mudanças nos requisitos de acústica para a ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho. As sugestões são do Grupo de Trabalho da ABNT que trabalha no âmbito da Comissão de Estudo de Revisão (ABNT/CE-002:136.001).

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda