Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica celebra 2017 em grande noite

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Durante o encontro o presidente da entidade, Edison Claro de Moraes, apresentou um panorama das realizações da associação em 2017, o resultado das eleições com os nomes do novo quadro da Diretoria Executiva e Conselho Administrativo para o Biênio 2018-2019; e a nova componente da equipe, Talita Pozzer, que terá a função de Gerente Técnica.

A evolução do quadro associativo da ProAcústica de novembro de 2011 a novembro 2017, onde nesses 6 anos a entidade registrou 195 solicitações de afiliação; 108 afiliações convertidas; e 73 associados contínuos foram os números de destaque da entidade. A explanação contemplou a prestação de contas da associação e o balanço das ações realizadas em 2017, como a contribuição nos debates e análises que culminaram na revisão da norma ABNT NBR 10152; e as atividades dos Comitês Acústica Ambiental (com destaque para o Grupo de Trabalho Mapa de Ruído, que reúne a participação de 15 empresas associadas) e do Comitê Acústica nas Edificações (com 36 empresas inscritas), além do Programa Interlaboratorial, que já possui 19 participantes.

No âmbito das publicações de 2017, o destaque foi o manual Classe de Ruído das Edificações Habitacionais, que gerou 4 mil impressos e 6.200 downloads. Como forma de fomentar o aprimoramento técnico e operacional do setor a entidade estabeleceu parcerias e apoios a entidades na promoção e divulgação de eventos de interesse da cadeia produtiva, como foi o caso do XXVII Encontro Sobrac 2017, da Sociedade Brasileira de Acústica, que aconteceu em Brasília, e como será o XXVIII Encontro que ocorrerá em Porto Alegre, em 2018.

Outras ações importantes referidas foram as de apoio aos processos de revisão de normas técnicas ABNT e ISO; a parceria com a Diretoria de Insumos e Tecnologias do Secovi-SP; com o GBC Acústica (Green Building Council Brasil), para  apoio na elaboração dos referenciais técnicos das certificações Casa® e Condomínio® e LEED v4; e com a AsBEA, para a padronização da classificação e sistematização de materiais de construção.

Na área de comunicação com a sociedade e com o mercado foi apresentado os materiais de divulgação online que a entidade produziu com conteúdo qualificado. A grande repercussão de divulgação na mídia nacional e internacional foi a intervenção urbana, “Manifesto do Silêncio”, ação realizada pela entidade, em abril de 2017, com apoio dos órgãos do município, durante as movimentações globais do INAD - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Na oportunidade, a famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de perturbação acústica.

A apresentação do presidente finalizou com o anúncio da participação da entidade na próxima Feicon Batimat, a ser realizada em São Paulo, de 10 a 13 de abril de 2018, com a Ilha ProAcústica.

O conteúdo da apresentação de Balanço & Destaques já está disponibilizado para download | Acesse aqui...

Galeria de Imagens | Veja quem prestigiou o evento

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Uma história que completa 40 anos

Uma história que completa 40 anos

Uma trajetória profissional de 63 anos junto à indústria, arquitetura e engenharia. Esse é o histórico de Schaia Akkerman, que estudou engenharia mecânica eletricista, em 1952 e, engenharia civil, em 1955, na Politécnica da USP.

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Notícias

A indústria do silêncio

Momentos sem estímulos ou barulhos têm se tornado um negócio estratégico para diversas empresas e setores, de spas a restaurantes, de aeroportos a fabricantes de fones de ouvido. Entenda por que a busca por sossego e quietude está em alta


Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Agenda