LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica celebra 2017 em grande noite

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Durante o encontro o presidente da entidade, Edison Claro de Moraes, apresentou um panorama das realizações da associação em 2017, o resultado das eleições com os nomes do novo quadro da Diretoria Executiva e Conselho Administrativo para o Biênio 2018-2019; e a nova componente da equipe, Talita Pozzer, que terá a função de Gerente Técnica.

A evolução do quadro associativo da ProAcústica de novembro de 2011 a novembro 2017, onde nesses 6 anos a entidade registrou 195 solicitações de afiliação; 108 afiliações convertidas; e 73 associados contínuos foram os números de destaque da entidade. A explanação contemplou a prestação de contas da associação e o balanço das ações realizadas em 2017, como a contribuição nos debates e análises que culminaram na revisão da norma ABNT NBR 10152; e as atividades dos Comitês Acústica Ambiental (com destaque para o Grupo de Trabalho Mapa de Ruído, que reúne a participação de 15 empresas associadas) e do Comitê Acústica nas Edificações (com 36 empresas inscritas), além do Programa Interlaboratorial, que já possui 19 participantes.

No âmbito das publicações de 2017, o destaque foi o manual Classe de Ruído das Edificações Habitacionais, que gerou 4 mil impressos e 6.200 downloads. Como forma de fomentar o aprimoramento técnico e operacional do setor a entidade estabeleceu parcerias e apoios a entidades na promoção e divulgação de eventos de interesse da cadeia produtiva, como foi o caso do XXVII Encontro Sobrac 2017, da Sociedade Brasileira de Acústica, que aconteceu em Brasília, e como será o XXVIII Encontro que ocorrerá em Porto Alegre, em 2018.

Outras ações importantes referidas foram as de apoio aos processos de revisão de normas técnicas ABNT e ISO; a parceria com a Diretoria de Insumos e Tecnologias do Secovi-SP; com o GBC Acústica (Green Building Council Brasil), para  apoio na elaboração dos referenciais técnicos das certificações Casa® e Condomínio® e LEED v4; e com a AsBEA, para a padronização da classificação e sistematização de materiais de construção.

Na área de comunicação com a sociedade e com o mercado foi apresentado os materiais de divulgação online que a entidade produziu com conteúdo qualificado. A grande repercussão de divulgação na mídia nacional e internacional foi a intervenção urbana, “Manifesto do Silêncio”, ação realizada pela entidade, em abril de 2017, com apoio dos órgãos do município, durante as movimentações globais do INAD - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Na oportunidade, a famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de perturbação acústica.

A apresentação do presidente finalizou com o anúncio da participação da entidade na próxima Feicon Batimat, a ser realizada em São Paulo, de 10 a 13 de abril de 2018, com a Ilha ProAcústica.

O conteúdo da apresentação de Balanço & Destaques já está disponibilizado para download | Acesse aqui...

Galeria de Imagens | Veja quem prestigiou o evento

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda