LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica celebra 2017 em grande noite

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Durante o encontro o presidente da entidade, Edison Claro de Moraes, apresentou um panorama das realizações da associação em 2017, o resultado das eleições com os nomes do novo quadro da Diretoria Executiva e Conselho Administrativo para o Biênio 2018-2019; e a nova componente da equipe, Talita Pozzer, que terá a função de Gerente Técnica.

A evolução do quadro associativo da ProAcústica de novembro de 2011 a novembro 2017, onde nesses 6 anos a entidade registrou 195 solicitações de afiliação; 108 afiliações convertidas; e 73 associados contínuos foram os números de destaque da entidade. A explanação contemplou a prestação de contas da associação e o balanço das ações realizadas em 2017, como a contribuição nos debates e análises que culminaram na revisão da norma ABNT NBR 10152; e as atividades dos Comitês Acústica Ambiental (com destaque para o Grupo de Trabalho Mapa de Ruído, que reúne a participação de 15 empresas associadas) e do Comitê Acústica nas Edificações (com 36 empresas inscritas), além do Programa Interlaboratorial, que já possui 19 participantes.

No âmbito das publicações de 2017, o destaque foi o manual Classe de Ruído das Edificações Habitacionais, que gerou 4 mil impressos e 6.200 downloads. Como forma de fomentar o aprimoramento técnico e operacional do setor a entidade estabeleceu parcerias e apoios a entidades na promoção e divulgação de eventos de interesse da cadeia produtiva, como foi o caso do XXVII Encontro Sobrac 2017, da Sociedade Brasileira de Acústica, que aconteceu em Brasília, e como será o XXVIII Encontro que ocorrerá em Porto Alegre, em 2018.

Outras ações importantes referidas foram as de apoio aos processos de revisão de normas técnicas ABNT e ISO; a parceria com a Diretoria de Insumos e Tecnologias do Secovi-SP; com o GBC Acústica (Green Building Council Brasil), para  apoio na elaboração dos referenciais técnicos das certificações Casa® e Condomínio® e LEED v4; e com a AsBEA, para a padronização da classificação e sistematização de materiais de construção.

Na área de comunicação com a sociedade e com o mercado foi apresentado os materiais de divulgação online que a entidade produziu com conteúdo qualificado. A grande repercussão de divulgação na mídia nacional e internacional foi a intervenção urbana, “Manifesto do Silêncio”, ação realizada pela entidade, em abril de 2017, com apoio dos órgãos do município, durante as movimentações globais do INAD - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Na oportunidade, a famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de perturbação acústica.

A apresentação do presidente finalizou com o anúncio da participação da entidade na próxima Feicon Batimat, a ser realizada em São Paulo, de 10 a 13 de abril de 2018, com a Ilha ProAcústica.

O conteúdo da apresentação de Balanço & Destaques já está disponibilizado para download | Acesse aqui...

Galeria de Imagens | Veja quem prestigiou o evento

Veja também

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

O setor de restaurantes cresce junto com o barulho e um tumulto ensurdecedor, tanto interno como externo. Existe um grande desconhecimento do público: o usuário sente cansaço mas não tem ideia que a origem da fadiga pode ser o excesso de ruído. De maneira geral, parece indiscutível que a acústica deve responder a duas situações: o isolamento e o condicionamento acústicos. O isolamento deixa do lado de fora o ruído de ambientes ao redor do restaurante, advindos da rua ou de vizinhos. Para a atenuação, portas e janelas acústicas protegem as aberturas e vãos

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Comissão especial da ABNT iniciou o processo de revisão no campo de desempenho de edificações habitacionais

Notícias

O impacto social da norma NBR 10151 e a importância de combater a poluição sonora

O problema da poluição sonora tem sido um grande desafio para a legislação ambiental brasileira. Desde estabelecimentos que não respeitam os limites noturnos e diurnos, até grandes rodovias causam interferência na qualidade de vida da população.


Um olhar sobre as janelas do futuro

Assim como o carro elétrico, o celular e a televisão HD têm influenciado o comportamento de consumo e a vida de milhares de pessoas, a esquadria do futuro também está evoluindo neste caminho.


Agenda