ProAcústica foi convidada e participar do Evento de Saúde Auditiva do SESI-SP

Reconhecida por divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública, a ProAcústica teve participação na mesa redonda técnica, com palestra do seu presidente Davi Akkerman.

A ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) foi convidada a participar da I Campanha de Saúde Auditiva promovida pelo SESI-SP. O evento ocorreu no edifício da Fiesp e SESI, na av. Paulista, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de março. O objetivo da Campanha foi conscientizar a população sobre os riscos do ruído e para a saúde. Promovido pela Divisão de Esporte e Qualidade de Vida (DEQV) do SESI-SP, o evento contou medição, em tempo real, dos níveis de ruído com participação de profissionais da ProAcústica, para compor o mapa sonoro daquele trecho da av. Paulista, com software especializado, a fim de alertar a população sobre os efeitos da poluição sonora.

Além disso, foi montada no local uma orelha gigante inflável para que o público pudesse conhecer como é o interior do ouvido humano. Esse grande túnel interativo permitiu às pessoas entender o funcionamento da audição. Ao entrar no túnel, os visitantes, orientados por fonoaudiólogos, conheceram todas as funções do ouvido e suas partes, como o martelo, a bigorna e o estribo (os menores ossos do corpo) visualizando a condução do som da cóclea até o cérebro.

Reconhecida por divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública, a ProAcústica teve ainda participação na mesa redonda técnica, no dia 27 de março. O presidente da ProAcústica Davi Akkerman fez uma palestra sobre como os países mais desenvolvidos vêm abordando o problema e como as nações em desenvolvimento precisam se mobilizar a respeito do assunto. Segundo Akkerman, é de extrema importância a iniciativa do SESI-SP, pois tem como alvo conscientizar o público a respeito da saúde auditiva e fornecer informações valiosas para a sua compreensão. “Esse tipo de ação ser harmoniza com os objetivos da ProAcústica, pois somos uma instituição focada nesse tema e na divulgação dos efeitos negativos da poluição sonora na qualidade de vida”, destaca.