ProAcústica inicia a segunda rodada de ensaios interlaboratoriais, InterLab 2014

Com sete empresas participantes, os ensaios permitem o aperfeiçoamento das medições de campo e a melhoria contínua do desempenho dos laboratórios.

Com a participação de sete laboratórios de acústica de medições em campo, seis deles pertencentes ao seu quadro de associados, a ProAcústica está realizando de 25/01 a 09/02/2014 o 2º Programa de ensaios interlaboratoriais, InterLab 2014. Entre os principais objetivos dos ensaios estão a avaliação da precisão dos métodos de medição e suas incertezas, (ISO 140-4; ISO10052; ISO 3382-2) e a avaliação de performance de cada laboratório. Esse tipo de ensaio contribui também para identificar erros na cadeia de medição que de outra maneira não seriam perceptíveis e, assim, realizar correções necessárias. 

Todas as empresas participantes dos ensaios terão acesso aos relatórios finais. Os dados são sempre confidenciais. Cada laboratório recebe um código que permite identificar somente seus próprios resultados.

“O Ensaio Interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Contribui também para identificar erros na cadeia de medição e realizar correções necessárias”, destaca Davi Akkerman, presidente da ProAcústica. Essa é a segunda vez que a ProAcústica promove uma avaliação dessas no país, procedimento rotineiro em laboratórios europeus e americanos. 

Na rodada desse ano estão participando a Acústica Engenharia (SP), a Bracustica Consultoria (SP), a Harmonia Acústica (SP), a Modal Acústica e Engenharia (SP), Scala DB Acústica (SC), a Síntese Arquitetura e Construção (DF) e a Tecomat Tecnologia da Construção e Materiais (PE).

Os ensaios são:

Isolamento a ruído aéreo ISO 140-4 (Método de Engenharia)
Isolamento a ruído aéreo ISO 10052 (Método de Controle)
Isolamento a ruído aéreo de fachada ISO 140-5 (Método de Engenharia)
Isolamento a ruído aéreo de fachada ISO 10052 (Método de Controle)
Isolamento a ruído impacto ISO 140-7 (Método de Engenharia)
Isolamento a ruído de impacto ISO 10052 (Método de Controle)
Ruído instalações ISO 16032 (Método de Engenharia)
Ruído instalações ISO 10052 (Método de Controle)
Tempo de reverberação ISO 3382-2 (Método de Engenharia)