LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica lança Manual para Qualidade Acústica em Escolas na Feicon 2019

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

ProAcústica lança Manual para Qualidade Acústica em Escolas na Feicon 2019

A proposta do Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas é fornecer orientações sobre como reduzir o ruído intrusivo e controlar as condições reverberantes em salas de aulas para melhorar a aprendizagem de alunos e reduzir os níveis de estresse dos professores em ambientes escolares. O manual será lançado durante a Feicon Batimat 2019, de 9 a 12 abril, em São Paulo, e é uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), por meio do seu Comitê Acústica nas Edificações - Grupo de Trabalho Escolas.

Trata-se de um guia prático e orientativo para que arquitetos, construtores, consultores de acústica, fornecedores, profissionais da educação e projetistas tenham informações a respeito dos critérios técnicos e boas práticas na elaboração do projeto acústico para escolas. O material estabelece requisitos acústicos e orienta sobre as boas práticas na elaboração de projetos acústicos para escolas no modelo tradicional, que são salas de aula sem equipamentos de amplificação de som e com piso plano.

Dividido em três abordagens temáticas principais, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas traz conceitos básicos e terminologias, critérios técnicos e boas práticas para projetos/obras. Nesse contexto o manual pontua orientações sobre reverberação sonora, inteligibilidade da fala, isolamento acústico e absorção acústica; ruído residual em escolas, tempo de reverberação em salas de aula, isolamento acústico para escolas; análise do layout, paralelismo nas salas de aula, portas, divisórias internas e sistemas de ventilação.

Sobre a questão da inteligibilidade da fala em salas de aula, por exemplo, o manual apresenta pesquisas que mostram que a combinação excessiva de ruído residual e da reverberação em salas de aula pode impactar de forma negativa a qualidade da recepção do sinal da fala nos alunos; por isso, os principais parâmetros para melhorar a inteligibilidade da fala a serem analisados são o ruído residual e o tempo de reverberação nos ambientes.

Mais do que uma importante ferramenta para profissionais que atuam no mercado de acústica nos ambientes escolares, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas faz uma alerta para as consequências negativas que o ruído traz ao processo de aprendizagem, como dispersão de atenção em sala de aula, dificuldade de leitura e déficit motivacional. Atividades como leitura, com alta demanda cognitiva para resolução de problemas e memória, normalmente são as mais afetadas pela exposição ao ruído.

O Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas estará disponível para download gratuito, via cadastro básico - no:
Portal ProAcústica - partir da data de lançamento em 11/04/19 - pelo link: http://www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica.html 

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda