ProAcústica marca presença na Feicon Batimat 2013 e no Núcleo de Conteúdo.

Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, fez palestra sobre “Conforto Acústico: os requisitos de desempenho acústico sob o ponto de vista do projeto de arquitetura e dos materiais”, no Seminário da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), durante a Feicon Batimat 2013 – 19º Salão Internacional da Construção. No Núcleo de Conteúdo, o tema geral do seminário da Asbea “Saiba como a Norma de Desempenho NBR 15.575 impacta o projeto de arquitetura e a obra”, realizado no dia 12 de março, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo. A ProAcústica participou ainda, pela primeira vez, da feira, marcando presença institucional com estande próprio, a fim de expandir o relacionamento com o público da Feicon Batimat.

Na palestra, Davi Akkerman destacou que com o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para edificações a NBR 15.575 institui níveis mínimos de qualidade em diversos quesitos, como desempenho acústico, térmico e lumínico. Depois de cinco anos em elaboração, a norma define a vida útil dos diversos sistemas de uma edificação, como estrutura, paredes, revestimento e pisos. O cumprimento da norma começará a ser exigido a partir de julho de 2013.

Em relação às mudanças na área de acústica das edificações, Davi Akkerman, deu destaque ao importante capítulo de desempenho acústico nas edificações. A NBR 15.575 trata de três classes de desempenho acústico (mínimo, intermediário e superior), além de níveis máximos de pressão sonora aceitáveis, gerados por equipamentos motores e instalações hidrossanitárias.

A NBR 15.575 conta com seis capítulos: Requisitos Gerais; Requisitos para sistemas estruturais; Requisitos para sistemas de pisos internos; Requisitos para sistemas de vedações verticais internas e externas; Requisitos para sistemas de coberturas e Requisitos para sistemas hidrossanitários. Projetos considerados de durabilidade “mínima”, por exemplo, devem ter estruturas que durem, no mínimo, 50 anos; intermediária, 63 e superior, 75 anos. Pisos internos deverão ter resistência, respectivamente, de 13, 17 e 25 anos.

ProAcústica na FEICON 2013