ProAcústica promove evento no Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído

No próximo dia 24 de abril, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) promove um seminário com debates para chamar a atenção para o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, o International Noise Awareness Day (INAD). Dividido em dois painéis, Acústica em Edificações e Acústica Ambiental, o evento irá reunir especialistas e autoridades públicas para discutir propostas e ações para reduzir a poluição sonora, um problema que vem se tornando cada vez maior com o crescimento das cidades.

O objetivo da ProAcústica é chamar a atenção da população e das autoridades, a fim de criar medidas mais eficazes e punições mais severas para reduzir a poluição sonora nos centros urbanos e propor uma metodologia de mapeamento acústico das cidades. A cartografia sonora, já é adotada desde o ano de 2000 nas cidades europeias com mais de 200 mil habitantes. Na América Latina, cidades como Santiago (Chile), Bogotá, Medellín e Cali (Colômbia) já dispõem de cartografia sonora. No Brasil, apenas a cidade de Fortaleza (CE) vem fazendo um trabalho de mapeamento sonoro.

Outro tema de grande importância a ser debatido no encontro da ProAcústica será o impacto da Norma de Desempenho (NBR 15.575) “Edificações Habitacionais – Desempenho”, que entra em vigor em julho deste ano, para as edificações novas. Com importante capítulo de acústica, a NBR 15.575 trata de três classes de desempenho (mínimo, intermediário e superior), além de níveis máximos de pressão sonora aceitáveis, gerados por equipamentos motores e instalações hidrossanitárias.

O INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, demonstrando o impacto que o ruído tem na vida cotidiana.