ProAcústica se torna membro da Federação Ibero-americana de Acústica

A Federação Ibero Americana de Acústica (FIA) aprovou a ProAcústica como sócia da entidade. Como no estatuto da FIA não havia a categoria para aceitar associações como membros, o seu estatuto foi modificado com a criação de uma nova categoria, a de Membro Patrocinador, na qual se enquadra a ProAcústica. A ideia da filiação surgiu em outubro de 2012, por ocasião da realização do Tecniacústica 2012, na Universidade de Évora, em Portugal, que reuniu o VIII Congresso Ibero-americano de Acústica, o VII Congresso Ibérico de Acústica, o XLIII Congresso Espanhol de Acústica e o Simpósio Europeu de Acústica. O tema foi Acústica Ambiental.

No evento, foram apresentados os trabalhos mais recentes realizados nos diferentes domínios da acústica, disciplina que assume cada vez maior importância e está mais presente no desenvolvimento tecnológico, nos currículos das universidades, nas prioridades de mestrado e doutorado, nas preocupações dos organismos estatais, câmaras municipais e empresas, assim como nas atividades de trabalho, lazer e cultura.

A Federação Ibero-americana de Acústica (FIA) foi criada em 1995, em Valdivia, no Chile, como uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, cujos membros são as sociedades de acústica dos países de língua portuguesa e espanhola. As sociedades de acústica da América do Sul trabalham conjuntamente há muito tempo, em especial na organização de congressos com a participação das Sociedades de Acústica de Espanha, Peru e Argentina.

A FIA tem como finalidade integrar as associações de acústica, a fim de promover o seu desenvolvimento e progresso. Além de estabelecer contatos através das associações-membros de cada país com organismos e empresas, públicas e privadas, associações, instituições científicas, universidades e organizações sindicais. Objetiva ainda fomentar a criação de associações de acústica nos países ibero-americanos e apoiar e fortalecer a atividade das associações já existentes nesses países, mantendo um sistema de divulgação e informação sobre todos os aspectos que se relacionam com a acústica.