LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica, SMUL e IPT atuarão em conjunto pelo Mapa de Ruído

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Desafio é constituir uma rede de ação e gestão integrada para compartilhamento de dados e processos

A regulamentação e implantação do Mapa de Ruído da cidade de São Paulo (Lei 16.499, de 21/07/2016) - que estabelece o desenvolvimento e a implantação, por parte da Prefeitura Municipal, desta importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora - dependerá da conjugação de esforços entre secretarias e empresas públicas, iniciativa privada, entidades de classe e institutos de pesquisa. Com esse objetivo, a ProAcústica e a SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) iniciaram uma série de reuniões entre grupos de trabalho para avançar na definição de um modelo de colaboração que congregue especialistas em acústica, o grupo gestor responsável pela regulamentação da lei, institutos de pesquisas, entre outros.


                                     
                                          09/11/17 | Reunião SMUL

Em paralelo, o grupo de especialistas acústicos têm se reunido com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para discutirem ações conjuntas na elaboração do mapa de ruído, buscando harmonizar os aspectos técnicos por meio de estudos de casos reais e recentes. Esses serão a base para as melhores práticas em mapeamento de um futuro “Projeto Piloto” adaptando modelos internacionais de mapeamento sonoro à realidade de São Paulo. O desafio é constituir uma rede de ação e gestão integrada para compartilhamento de dados e processos e desenvolver uma linguagem metodológica comum para aplicação após regulamentação da Lei.

 

                                                    05/09/17 | Reunião IPT

De acordo com Davi Akkerman, vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, “é necessário estabelecer regras claras e articuladas e, para isso, será necessária a participação multidisciplinar de técnicos de diferentes setores e pastas da administração pública municipal, como as do Urbanismo, Uso do Solo e Licenciamento, Meio Ambiente, Transporte, Educação, Saúde, entre outras. Além disso é fundamental a participação de órgãos de pesquisa e do setor privado”.

Um processo complexo é o de checagem de dados e verificação do grau de atualização das informações para obter um retrato fidedigno da realidade dos impactos sonoros do ambiente urbano de São Paulo. Nesse sentido, a ProAcústica criou o GT - Grupo de Trabalho sobre Mapas de Ruídos, que vem se reunindo com diversos atores ao longo deste semestre. O GT Mapa de Ruídos, coordenado pelo engenheiro Juan Frias, é formado por especialistas consultores acústicos e representantes das empresas distribuidoras de equipamentos e software associados.



                                               Reuniões IPT e SMUL

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda