ProAcústica traz especialista internacional para Workshop sobre Mapas de Ruído

Dirigido a arquitetos, engenheiros e profissionais de planejamento, o evento, liderado pelo especialista português Bento Coelho, irá tratar do mapeamento de ruído no mundo e mostrar os mapas de ruído como instrumentos de planejamento urbano.

Workshop Introdução ao Mapeamento de Ruído
Professor J. L. Bento Coelho

A ProAcústica está trazendo para o Brasil o professor J. L. Bento Coelho, um dos maiores especialistas em Mapeamento de Ruídos urbanos. Doutor em Engenharia Acústica (PhD) pelo Institute of Sound and Vibration Research, da Universidade de Southampton (Reino Unido), Bento Coelho é professor de Acústica do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa (Portugal) e irá promover, nos dias 25 e 26 de abril, o Workshop sobre Mapeamento de Ruído, em São Paulo, destinado a arquitetos, engenheiros, construtoras, profissionais de planejamento urbano, de prefeituras e órgãos públicos, ambientalistas e sociólogos.

Membro do Expert Panel on Noise, da Agência Europeia do Ambiente, e Consultor da Comissão Europeia para assuntos de acústica ambiental, entre outras qualificações, em seu Workshop, o professor Bento irá falar sobre o estado da arte do mapeamento de ruído em nível internacional; mostrar as potencialidades dos mapas de ruído como indicadores da poluição sonora e como instrumentos de planejamento e design urbano; além de expor os requisitos para mapear áreas urbanas e relacioná-los à NBR 15.575 visando a qualidade sonora ambiental, entre outros temas.

Com carga horária de 12 horas, o workshop irá tratar dos seguintes temas: Gestão de transportes urbanos (rodoviário, ferroviário e aéreo) versus ruído ambiental; Efeitos do ruído na saúde; Norma de Desempenho NBR 15.575 para qualidade sonora nos ambientes internos; Os mapas de ruído como instrumentos de diagnóstico e de planejamento; Metodologias de base para mapeamento de ruído; A complexidade da gestão de ruído em grandes cidades; Princípios e soluções de gestão e redução de ruído; mapas de ruído como ferramentas essenciais nas “smart cities”; Estratégias para implementação dos programas de mapeamento de ruído; Discussão de casos e a experiência europeia; e as experiências de Hong-Kong e do Chile.

O mapeamento de ruído é uma ferramenta para diagnóstico e gestão de ruído urbano, que indica como avançar e promover medidas e ações técnicas para redução do ruído com o menor custo, definindo estratégias e políticas ambientais integradas para combater a poluição sonora e aumentar a qualidade de vida nas cidades. Na sexta-feira, dia 25 de abril, as palestras vão de 08h30 às 18h15, com um intervalo para coffee-break e almoço. No sábado, 26 de abril, o horário é das 08h30 às 12h45. O preço para associados da ProAcústica é de R$ 800,00 e para os demais inscritos, de R$ 1.000,00. O workshop acontece no Station Centro de Treinamento, Unidade Vila Olímpia, na Av. Dr. Cardoso de Mello, 1491, em São Paulo (SP).

Mais informações pelos telefones (11) 5572-1850 e 5041-3036 ou Acesse aqui