Patrocinadores

Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Programa de Ensaios Interlaboratoriais supera expectativas

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Com adesão recorde, o programa conta com 19 empresas de todo o Brasil que devem realizar em torno 122 ensaios, o que comprova a preocupação dos laboratórios em avaliar as metodologias, a performance, os resultados e as ações que ofereçam o melhor serviço

Com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados seguros das medições de laboratórios, a ProAcústica prossegue com a terceira edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais para Laboratório de Campo, que começou em fevereiro e segue até maio quando se encerram os três meses de ensaios.

Esse ano houve aumento de 171% na quantidade de laboratórios em relação a 2014, data da segunda edição do programa.  A adesão foi recorde e contará com 19 empresas de todo o Brasil que devem realizar em torno de 122 ensaios. Isso comprova a preocupação dos laboratórios em avaliar as metodologias, a performance, os resultados e as ações que ofereçam o melhor serviço aos clientes em geral, além de revelar a crescente demanda por medições de campo na área de acústica das edificações após a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais - Desempenho.

Na prática, o InterLab visa estimular a participação dos laboratórios – associados ou não – para que possam aferir o controle de qualidade e melhoria contínua dos processos de medição de campo. Realizado em unidades residenciais do empreendimento da EZTEC, permite que cada laboratório conheça o desempenho em comparação com os dados obtidos pelos demais participantes e contribui para identificar erros na cadeia de medição que, de outra maneira, não seriam perceptíveis e, assim, realizar as correções necessárias. Ao final dos ensaios são produzidos relatórios, com dados confidenciais, onde cada participante identifica os próprios resultados.

A ProAcústica emite a certificação atestando a participação, que é indispensável para os laboratórios que queiram obter uma acreditação pela norma ABNT NBR 17025, Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O programa interlaboratorial com normas ISO abrange ensaios de campo na edificação tais como isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos, a ruído de impactos de pisos e lajes, medição de tempo de reverberação e de ruído de instalações prediais. Laboratórios de campo que participaram da terceira edição: 01dB, Acústica Engenharia, Anima Acústica, Antônio Carlos Mendes de Figueiredo (LabAcústica), itt Performance Unisinos, AtenuaSom, Bracústica, Echo, Environmental Solutions (Giner), Grom, Harmonia, MMCLab, Modal, Oppus, Pedrosa e Nascimento (Consultare), Scala dB, Síntese, Tecnisa e Tecomat.

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

O engenheiro acústico, professor e consultor português José Luís Bento Coelho é uma personalidade conhecida entre os acústicos brasileiros. Para ele o mapa de ruído constitui um instrumento de gestão de saúde, de gestão urbana mas, também, um instrumento de voto. Bento Coelho já deu pareceres especializados na elaboração da carta de ruídos de Fortaleza, uma das primeiras iniciativas de mapeamento sonoro realizadas pelo Poder público no Brasil.

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda