Programa de Ensaios Interlaboratoriais supera expectativas

Com adesão recorde, o programa conta com 19 empresas de todo o Brasil que devem realizar em torno 122 ensaios, o que comprova a preocupação dos laboratórios em avaliar as metodologias, a performance, os resultados e as ações que ofereçam o melhor serviço

Com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados seguros das medições de laboratórios, a ProAcústica prossegue com a terceira edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais para Laboratório de Campo, que começou em fevereiro e segue até maio quando se encerram os três meses de ensaios.

Esse ano houve aumento de 171% na quantidade de laboratórios em relação a 2014, data da segunda edição do programa. A adesão foi recorde e contará com 19 empresas de todo o Brasil que devem realizar em torno de 122 ensaios. Isso comprova a preocupação dos laboratórios em avaliar as metodologias, a performance, os resultados e as ações que ofereçam o melhor serviço aos clientes em geral, além de revelar a crescente demanda por medições de campo na área de acústica das edificações após a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho.

Na prática, o InterLab visa estimular a participação dos laboratórios – associados ou não – para que possam aferir o controle de qualidade e melhoria contínua dos processos de medição de campo. Realizado em unidades residenciais do empreendimento da EZTEC, permite que cada laboratório conheça o desempenho em comparação com os dados obtidos pelos demais participantes e contribui para identificar erros na cadeia de medição que, de outra maneira, não seriam perceptíveis e, assim, realizar as correções necessárias. Ao final dos ensaios são produzidos relatórios, com dados confidenciais, onde cada participante identifica os próprios resultados.

A ProAcústica emite a certificação atestando a participação, que é indispensável para os laboratórios que queiram obter uma acreditação pela norma ABNT NBR 17025, Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O programa interlaboratorial com normas ISO abrange ensaios de campo na edificação tais como isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos, a ruído de impactos de pisos e lajes, medição de tempo de reverberação e de ruído de instalações prediais. Laboratórios de campo que participaram da terceira edição: 01dB, Acústica Engenharia, Anima Acústica, Antônio Carlos Mendes de Figueiredo (LabAcústica), itt Performance Unisinos, AtenuaSom, Bracústica, Echo, Environmental Solutions (Giner), Grom, Harmonia, MMCLab, Modal, Oppus, Pedrosa e Nascimento (Consultare), Scala dB, Síntese, Tecnisa e Tecomat.