Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Projetos ganharão impulso com a criação de grupos de trabalho

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Comitês acústicos ambiental e nas edificações irão materializar projetos, objetivos e metas através dos GTs

A ProAcústica, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental e Acústica nas Edificações, vem se organizando e lançando uma série de grupos de trabalho (GTs) para cada um dos comitês, com coordenadores e representantes que vão tornar realidade uma sequência de projetos como a produção de conteúdo, representação na ABNT, avaliações de laboratórios de campo, qualidade e aplicação da acústica em edificações e no meio ambiente. As ações poderão ser pontuais ou não.

Entre as metas dos grupos de trabalho, a ProAcústica planeja o lançamento de um manual técnico por ano. Os GTs são constituídos por um coordenador eleito para atuar como agente neutro, representante de uma empresa de projeto e consultoria e por representantes de empresas associadas interessadas em participar e colaborar com os diversos temas.

Os grupos seguirão uma agenda, com metas, projetos e um cronograma das atividades sendo organizados, no caso das edificações por tipo de uso e aplicação ou por setores e segmentos de empresas. Entre os GTs por tipo de uso e aplicação da acústica nas edificações estão relacionados os de acústica de escolas (coordenador José Carlos Giner), salas especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno) além de acústica de escritórios open plan, hospitais, hotéis, igrejas, restaurantes e bares. Entre os GTs por setor ou segmento de empresas associadas ficaram relacionados os de drywall, esquadrias, forros e revestimentos, pisos e mantas, entre outros.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há alguns meses com foco principal no Mapeamento Acústico da cidade de São Paulo, através da regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. E na definição de metodologia padrão para “Projeto Piloto”, harmonizando todos os aspectos técnicos e ações conjuntas com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

A acústica no topo

A acústica no topo

Em 1997, o arquiteto Nelson Dupré foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura a participar da concorrência para requalificar a estação ferroviária Júlio Prestes que seria adequada para o uso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Três anos depois, a Sala São Paulo receberia o prêmio de honra do Instituto de Tecnologia Teatral dos Estados Unidos e o nome do consultor de acústica da obra, José Augusto Nepomuceno, ganharia repercussão internacional. Nesta entrevista, Nepomuceno, designado coordenador do grupo de trabalho Salas Especiais da ProAcústica, comenta o estado da arte de projetos acústicos no Brasil e lá fora.

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

A aplicação da Norma de Desempenho faz crescer a demanda por serviços de ensaios acústicos de campo

Após ensaios, análises e elaboração dos relatórios finais, os laboratórios participantes conheceram os resultados do InterLab 2017, que cresceu 171% em participação.

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda