LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Projetos ganharão impulso com a criação de grupos de trabalho

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Comitês acústicos ambiental e nas edificações irão materializar projetos, objetivos e metas através dos GTs

A ProAcústica, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental e Acústica nas Edificações, vem se organizando e lançando uma série de grupos de trabalho (GTs) para cada um dos comitês, com coordenadores e representantes que vão tornar realidade uma sequência de projetos como a produção de conteúdo, representação na ABNT, avaliações de laboratórios de campo, qualidade e aplicação da acústica em edificações e no meio ambiente. As ações poderão ser pontuais ou não.

Entre as metas dos grupos de trabalho, a ProAcústica planeja o lançamento de um manual técnico por ano. Os GTs são constituídos por um coordenador eleito para atuar como agente neutro, representante de uma empresa de projeto e consultoria e por representantes de empresas associadas interessadas em participar e colaborar com os diversos temas.

Os grupos seguirão uma agenda, com metas, projetos e um cronograma das atividades sendo organizados, no caso das edificações por tipo de uso e aplicação ou por setores e segmentos de empresas. Entre os GTs por tipo de uso e aplicação da acústica nas edificações estão relacionados os de acústica de escolas (coordenador José Carlos Giner), salas especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno) além de acústica de escritórios open plan, hospitais, hotéis, igrejas, restaurantes e bares. Entre os GTs por setor ou segmento de empresas associadas ficaram relacionados os de drywall, esquadrias, forros e revestimentos, pisos e mantas, entre outros.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há alguns meses com foco principal no Mapeamento Acústico da cidade de São Paulo, através da regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. E na definição de metodologia padrão para “Projeto Piloto”, harmonizando todos os aspectos técnicos e ações conjuntas com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Veja também

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

De acordo com a arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, Priscilla Bencke, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde coloca o Brasil como o país com mais casos de depressão e ansiedade da América Latina.

Qualidade acústica em ambientes internos será tema de talks entre especialistas na High Design Home & Office Expo

Qualidade acústica em ambientes internos será tema de talks entre especialistas na High Design Home & Office Expo

O conforto acústico e os impactos na qualidade de vida nos ambientes construídos, em residências e escritórios, são alguns dos temas promovidos pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) no espaço ARQ+ Smart Construction, durante a High Design, Home & Office Expo.

Notícias

O impacto social da norma NBR 10151 e a importância de combater a poluição sonora

O problema da poluição sonora tem sido um grande desafio para a legislação ambiental brasileira. Desde estabelecimentos que não respeitam os limites noturnos e diurnos, até grandes rodovias causam interferência na qualidade de vida da população.


Um olhar sobre as janelas do futuro

Assim como o carro elétrico, o celular e a televisão HD têm influenciado o comportamento de consumo e a vida de milhares de pessoas, a esquadria do futuro também está evoluindo neste caminho.


Agenda