Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Projetos ganharão impulso com a criação de grupos de trabalho

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Comitês acústicos ambiental e nas edificações irão materializar projetos, objetivos e metas através dos GTs

A ProAcústica, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental e Acústica nas Edificações, vem se organizando e lançando uma série de grupos de trabalho (GTs) para cada um dos comitês, com coordenadores e representantes que vão tornar realidade uma sequência de projetos como a produção de conteúdo, representação na ABNT, avaliações de laboratórios de campo, qualidade e aplicação da acústica em edificações e no meio ambiente. As ações poderão ser pontuais ou não.

Entre as metas dos grupos de trabalho, a ProAcústica planeja o lançamento de um manual técnico por ano. Os GTs são constituídos por um coordenador eleito para atuar como agente neutro, representante de uma empresa de projeto e consultoria e por representantes de empresas associadas interessadas em participar e colaborar com os diversos temas.

Os grupos seguirão uma agenda, com metas, projetos e um cronograma das atividades sendo organizados, no caso das edificações por tipo de uso e aplicação ou por setores e segmentos de empresas. Entre os GTs por tipo de uso e aplicação da acústica nas edificações estão relacionados os de acústica de escolas (coordenador José Carlos Giner), salas especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno) além de acústica de escritórios open plan, hospitais, hotéis, igrejas, restaurantes e bares. Entre os GTs por setor ou segmento de empresas associadas ficaram relacionados os de drywall, esquadrias, forros e revestimentos, pisos e mantas, entre outros.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há alguns meses com foco principal no Mapeamento Acústico da cidade de São Paulo, através da regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. E na definição de metodologia padrão para “Projeto Piloto”, harmonizando todos os aspectos técnicos e ações conjuntas com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Veja também

Barulho em São Paulo é comparado a um despertador colado ao ouvido

Barulho em São Paulo é comparado a um despertador colado ao ouvido

Esse barulho infernal produzido por ônibus, motos e carros agora está sendo acompanhado por especialistas.

Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Para a organizadora dos eventos, Maria Angélica Covelo Silva, as consultas às entidades trouxe à tona as tendências de revisão entre os principais temas do setor

Notícias

Sonho de consumo: silêncio em casa

Mudanças no mercado da construção e novos materiais acústicos tornam mais viável, (re)conquistar o que um dia já foi tão simples.


Barulho: falta de respeito e ameaça à saúde

Parece que viver em sociedade no século 21 é o mesmo que ser constantemente bombardeado pelo barulho. Como se não bastasse ser a cidade ruidosa por si só, em razão da aglomeração de pessoas e do trânsito crescente, a poluição sonora acaba sendo potencializada por comportamentos inapropriados que as pessoas adotam no dia a dia.


Agenda