Projetos ganharão impulso com a criação de grupos de trabalho

Comitês acústicos ambiental e nas edificações irão materializar projetos, objetivos e metas através dos GTs

A ProAcústica, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental e Acústica nas Edificações, vem se organizando e lançando uma série de grupos de trabalho (GTs) para cada um dos comitês, com coordenadores e representantes que vão tornar realidade uma sequência de projetos como a produção de conteúdo, representação na ABNT, avaliações de laboratórios de campo, qualidade e aplicação da acústica em edificações e no meio ambiente. As ações poderão ser pontuais ou não.

Entre as metas dos grupos de trabalho, a ProAcústica planeja o lançamento de um manual técnico por ano. Os GTs são constituídos por um coordenador eleito para atuar como agente neutro, representante de uma empresa de projeto e consultoria e por representantes de empresas associadas interessadas em participar e colaborar com os diversos temas.

Os grupos seguirão uma agenda, com metas, projetos e um cronograma das atividades sendo organizados, no caso das edificações por tipo de uso e aplicação ou por setores e segmentos de empresas. Entre os GTs por tipo de uso e aplicação da acústica nas edificações estão relacionados os de acústica de escolas (coordenador José Carlos Giner), salas especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno) além de acústica de escritórios open plan, hospitais, hotéis, igrejas, restaurantes e bares. Entre os GTs por setor ou segmento de empresas associadas ficaram relacionados os de drywall, esquadrias, forros e revestimentos, pisos e mantas, entre outros.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há alguns meses com foco principal no Mapeamento Acústico da cidade de São Paulo, através da regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. E na definição de metodologia padrão para “Projeto Piloto”, harmonizando todos os aspectos técnicos e ações conjuntas com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.