Reunião TC 43, em Copenhagen, encaminha projetos de normas acústicas na ISO

Representantes do Brasil, com direito a voto na elaboração das normas internacionais, avançaram no projeto de norma ISO/CD 19488, que estabelece um esquema de classificação acústica de edifícios residenciais.

Entre os dias 15 e 18 de maio, Marcos Holtz, coordenador do comitê Acústica Ambiental da ProAcústica, e Carolina Monteiro, da Harmonia Acústica, estiveram na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), em Copenhagen, na reunião anual do ISO/TC 43/SC 2 Comitê de Acústica de Edifícios da ISO (Organização Internacional de Normalização). Holtz e Monteiro representam o Brasil naquele comitê, com direito a voto na elaboração das normas internacionais que tratam da acústica de edifícios. Algumas resoluções têm grande interesse para o mercado brasileiro, como o avanço do projeto de norma ISO/CD 19488. Esse projeto de norma estabelece um esquema de classificação acústica de edifícios residenciais. Como o simples cumprimento das normas não garante a satisfação dos ocupantes, nesse projeto foram apresentadas classes que refletem diferentes níveis de conforto acústico de residências em construções novas.

Além disso, foi apresentada uma ferramenta para caracterizar as construções antigas, para que sejam estabelecidos objetivos de qualidade nas reformas. O padrão de classificação especifica critérios de isolamento a ruído aéreo, de impacto, de fachadas e instalações em seis classes: de A a F, sendo a classe A a mais alta e a F a mais baixa.

Durante a reunião anual na capital dinamarquesa, foram abordados temas como a revisão da série de normas ISO 717, que define valores globais de isolamento a ruído aéreo e de impacto, além de fornecer regras para determinar descritores únicos a partir dos resultados das medições realizadas em laboratório ou em campo. Os grupos de trabalho contaram com novos coordenadores, que apresentaram o estado atual dos projetos e os próximos passos. A revisão da norma ISO 16283-2, que trata de medições de campo do isolamento ao ruído de impacto, e a revisão da norma ISO 12999-1, que trata da determinação das incertezas de medições de isolamento a ruído aéreo, fizeram parte da pauta da TC 43 na ISO.

Reunião TC 43, em Copenhagen, encaminha projetos de normas acústicas na ISO