LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Comissão especial da ABNT iniciou o processo de revisão no campo de desempenho de edificações habitacionais

A comissão de estudo ABNT/CE-002:136.001 começou a discutir a revisão da NBR 15575 com relatoria dos requisitos de acústica pela ProAcústica. A reativação da CE obedeceu ao apelo de uma carta convite convocando para uma reunião para discutir o desempenho de edificações no sentido de revisar as normas NBR 15575-1 a 6 para edificações habitacionais. O principal encontro ocorreu em meados de setembro na sede do SindusCon de São Paulo, ocasião em que foi discutido o processo de elaboração de normas brasileiras, a indicação do coordenador e secretário da comissão de estudo e o planejamento dos trabalhos.

A ABNT, único fórum nacional de normalização, atende às demandas de normalização no campo de desempenho de edificações habitacionais, compreendendo os sistemas estruturais, hidrossanitários, de pisos, de vedações verticais internas e externas e de cobertura. Independente dos materiais constituintes e dos sistemas construtivos, a normalização concerne à terminologia, requisitos, critérios e métodos de avaliação. A comissão de estudo ABNT/CE-002:136.001 discute e estabelece, por consenso, regras, diretrizes ou características para o assunto.

Segundo Fabio Villas Boas, coordenador da CE e representante do SindusCon-SP, “hoje, podemos perceber que o posicionamento das pessoas é mais maduro do que em 2011 quando foi produzida a norma. Chegou o momento de consolidar o que está aí e aumentar a segurança para a aplicação”. Villas Boas citou alguns exemplos: “centenas de ensaios para ruídos de impactos nas lajes mostram que a norma pode funcionar em um apartamento mas, em outra obra, não funciona. Problemas como um tipo de agregado, diferente numa estrutura, podem mudar o conforto acústico. Uma parede de vedação pode ter um desempenho diferente e o conforto térmico nos 26 estados brasileiros é diferente num dia típico de inverno ou no verão”.

Os temas da ABNT NBR 15575-1:2013 para edificações habitacionais passam pelos requisitos gerais, requisitos para os sistemas estruturais, para os sistemas de pisos, para os sistemas de vedações verticais internas e externas, para os sistemas de coberturas e para os sistemas hidrossanitários.

Em princípio, a revisão da norma NBR 15575, prevista para ser publicada em março de 2019, deverá corrigir o que está desatualizado e melhorar a interpretação de texto. Para os participantes da comissão, as mudanças e atualizações devem oferecer um ganho para o cliente e a sociedade, além de proporcionar uma harmonização com outras normas. Na visão do professor de engenharia da PoliUSP, Vanderley John, a norma “deveria exigir do fabricante um relatório de vida útil do produto e, para isso, deveria incorporar uma metodologia de engenharia, não é uma coisa banal”.

Revisão da ABNT NBR 15575-1:2013

Veja também

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

O setor de restaurantes cresce junto com o barulho e um tumulto ensurdecedor, tanto interno como externo. Existe um grande desconhecimento do público: o usuário sente cansaço mas não tem ideia que a origem da fadiga pode ser o excesso de ruído. De maneira geral, parece indiscutível que a acústica deve responder a duas situações: o isolamento e o condicionamento acústicos. O isolamento deixa do lado de fora o ruído de ambientes ao redor do restaurante, advindos da rua ou de vizinhos. Para a atenuação, portas e janelas acústicas protegem as aberturas e vãos

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Comissão especial da ABNT iniciou o processo de revisão no campo de desempenho de edificações habitacionais

Notícias

O impacto social da norma NBR 10151 e a importância de combater a poluição sonora

O problema da poluição sonora tem sido um grande desafio para a legislação ambiental brasileira. Desde estabelecimentos que não respeitam os limites noturnos e diurnos, até grandes rodovias causam interferência na qualidade de vida da população.


Um olhar sobre as janelas do futuro

Assim como o carro elétrico, o celular e a televisão HD têm influenciado o comportamento de consumo e a vida de milhares de pessoas, a esquadria do futuro também está evoluindo neste caminho.


Agenda