LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Revisão das normas ganha impulso na ABNT

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para o coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, Krisdany Cavalcante, inovações e novas metodologias serão incorporadas

A consulta nacional do projeto de revisão da norma acústica ABNT NBR 10151, que trata da medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas, ganhou impulso com as reuniões que aconteceram nos dias 25 e 27 de abril e 7 de maio passados. O objetivo é publicar a terceira edição da NBR 10151, em substituição à norma vigente há 18 anos. Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, esta nova edição trará três metodologias e ainda terá o acréscimo de inovações.

Entre as metodologias, a primeira, denominada método simplificado,  atende às demandas da fiscalização de poluição sonora realizada pelas prefeituras. O método detalhado fornece subsídios aos consultores nos estudos de licenciamento para empreendimentos e o terceiro método, monitoramento de longa duração, define situações com potencial de poluição sonora  durante 24 horas.

Dentro da revisão da NBR 10151, segundo Cavalcante, haverá uma inovação: a norma para a medição no interior do imóvel do reclamante, que visa tanto pressões sonoras propagandas pelo ar quanto para as transmitidas pela estrutura da edificação. Cavalcante lembrou que, em paralelo, a comissão de estudos da ABNT vai elaborar, entre maio e agosto desse ano, a tradução de três normas ISO que serão publicadas como normas brasileiras.

Numa visão geral das normas, podemos lembrar que foi publicada a nova versão da ABNT NBR 10152:2017; a ABNT NBR 15575 que completa cinco anos em 2018 e já existe uma tendência à revisão. O grupo de trabalho 8 da ABNT CEE 196 elabora a norma para os sistemas de transporte e foi publicada a norma acústica ABNT NBR 16425-1:2016, para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes, parte 1, que trata dos aspectos gerais. Começou a análise da consulta nacional dos projetos acústicos da parte 4 da ABNT NBR 16425-4 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes do sistema ferroviário e da parte 2 da ABNT NBR 16425-2 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora do sistema aeroviário. Os próximos serão as elaborações da parte 5, metroviário, e da parte 6, rodoviário. O grupo de trabalho 10 ABNT CEE 196 discute o tratamento acústico com a tarefa de revisar a ABNT NBR 12179:1992. Os trabalhos ainda não tinham iniciado mas foi definido o relator na última reunião.

Veja também

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

Espaço físico do trabalho precisa unir conforto com a profilaxia da ansiedade e da depressão

De acordo com a arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, Priscilla Bencke, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde coloca o Brasil como o país com mais casos de depressão e ansiedade da América Latina.

Qualidade acústica em ambientes internos será tema de talks entre especialistas na High Design Home & Office Expo

Qualidade acústica em ambientes internos será tema de talks entre especialistas na High Design Home & Office Expo

O conforto acústico e os impactos na qualidade de vida nos ambientes construídos, em residências e escritórios, são alguns dos temas promovidos pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) no espaço ARQ+ Smart Construction, durante a High Design, Home & Office Expo.

Notícias

O impacto social da norma NBR 10151 e a importância de combater a poluição sonora

O problema da poluição sonora tem sido um grande desafio para a legislação ambiental brasileira. Desde estabelecimentos que não respeitam os limites noturnos e diurnos, até grandes rodovias causam interferência na qualidade de vida da população.


Um olhar sobre as janelas do futuro

Assim como o carro elétrico, o celular e a televisão HD têm influenciado o comportamento de consumo e a vida de milhares de pessoas, a esquadria do futuro também está evoluindo neste caminho.


Agenda