Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Revisão das normas ganha impulso na ABNT

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para o coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, Krisdany Cavalcante, inovações e novas metodologias serão incorporadas

A consulta nacional do projeto de revisão da norma acústica ABNT NBR 10151, que trata da medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas, ganhou impulso com as reuniões que aconteceram nos dias 25 e 27 de abril e 7 de maio passados. O objetivo é publicar a terceira edição da NBR 10151, em substituição à norma vigente há 18 anos. Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, esta nova edição trará três metodologias e ainda terá o acréscimo de inovações.

Entre as metodologias, a primeira, denominada método simplificado,  atende às demandas da fiscalização de poluição sonora realizada pelas prefeituras. O método detalhado fornece subsídios aos consultores nos estudos de licenciamento para empreendimentos e o terceiro método, monitoramento de longa duração, define situações com potencial de poluição sonora  durante 24 horas.

Dentro da revisão da NBR 10151, segundo Cavalcante, haverá uma inovação: a norma para a medição no interior do imóvel do reclamante, que visa tanto pressões sonoras propagandas pelo ar quanto para as transmitidas pela estrutura da edificação. Cavalcante lembrou que, em paralelo, a comissão de estudos da ABNT vai elaborar, entre maio e agosto desse ano, a tradução de três normas ISO que serão publicadas como normas brasileiras.

Numa visão geral das normas, podemos lembrar que foi publicada a nova versão da ABNT NBR 10152:2017; a ABNT NBR 15575 que completa cinco anos em 2018 e já existe uma tendência à revisão. O grupo de trabalho 8 da ABNT CEE 196 elabora a norma para os sistemas de transporte e foi publicada a norma acústica ABNT NBR 16425-1:2016, para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes, parte 1, que trata dos aspectos gerais. Começou a análise da consulta nacional dos projetos acústicos da parte 4 da ABNT NBR 16425-4 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes do sistema ferroviário e da parte 2 da ABNT NBR 16425-2 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora do sistema aeroviário. Os próximos serão as elaborações da parte 5, metroviário, e da parte 6, rodoviário. O grupo de trabalho 10 ABNT CEE 196 discute o tratamento acústico com a tarefa de revisar a ABNT NBR 12179:1992. Os trabalhos ainda não tinham iniciado mas foi definido o relator na última reunião.

Veja também

Dia Internacional da Conscientização sobre o ruído tem lançamento do Mapa de Ruído de São Paulo

Dia Internacional da Conscientização sobre o ruído tem lançamento do Mapa de Ruído de São Paulo

A poluição sonora é prejudicial a saúde pública e a segunda pior para o meio ambiente depois da poluição do ar

Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Para a organizadora dos eventos, Maria Angélica Covelo Silva, as consultas às entidades trouxe à tona as tendências de revisão entre os principais temas do setor

Notícias

Andar na Paulista é como caminhar abraçado a um aspirador de pó ligado

Caminhar pela avenida Paulista numa tarde de dia útil é quase como andar por aí abraçado a um aspirador ligado. Em alguns momentos, esperar por um ônibus na mesma avenida equivale a estar sentado numa retroescavadeira em atividade.


Foi lançado, durante ação de conscientização, o Mapa de Ruído Urbano da cidade de São Paulo

Desenvolvido pela ProAcústica, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o mapa encontra-se em fase piloto, abrangendo uma área entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de Julho e 23 de Maio.


Agenda