Revisão das normas ganha impulso na ABNT

Para o coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, Krisdany Cavalcante, inovações e novas metodologias serão incorporadas

A consulta nacional do projeto de revisão da norma acústica ABNT NBR 10151, que trata da medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas, ganhou impulso com as reuniões que aconteceram nos dias 25 e 27 de abril e 7 de maio passados. O objetivo é publicar a terceira edição da NBR 10151, em substituição à norma vigente há 18 anos. Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Acústica ABNT/CEE-196, esta nova edição trará três metodologias e ainda terá o acréscimo de inovações.

Entre as metodologias, a primeira, denominada método simplificado, atende às demandas da fiscalização de poluição sonora realizada pelas prefeituras. O método detalhado fornece subsídios aos consultores nos estudos de licenciamento para empreendimentos e o terceiro método, monitoramento de longa duração, define situações com potencial de poluição sonora  durante 24 horas.

Dentro da revisão da NBR 10151, segundo Cavalcante, haverá uma inovação: a norma para a medição no interior do imóvel do reclamante, que visa tanto pressões sonoras propagandas pelo ar quanto para as transmitidas pela estrutura da edificação. Cavalcante lembrou que, em paralelo, a comissão de estudos da ABNT vai elaborar, entre maio e agosto desse ano, a tradução de três normas ISO que serão publicadas como normas brasileiras.

Numa visão geral das normas, podemos lembrar que foi publicada a nova versão da ABNT NBR 10152:2017; a ABNT NBR 15575 que completa cinco anos em 2018 e já existe uma tendência à revisão. O grupo de trabalho 8 da ABNT CEE 196 elabora a norma para os sistemas de transporte e foi publicada a norma acústica ABNT NBR 16425-1:2016, para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes, parte 1, que trata dos aspectos gerais. Começou a análise da consulta nacional dos projetos acústicos da parte 4 da ABNT NBR 16425-4 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes do sistema ferroviário e da parte 2 da ABNT NBR 16425-2 para medição e avaliação de níveis de pressão sonora do sistema aeroviário. Os próximos serão as elaborações da parte 5, metroviário, e da parte 6, rodoviário. O grupo de trabalho 10 ABNT CEE 196 discute o tratamento acústico com a tarefa de revisar a ABNT NBR 12179:1992. Os trabalhos ainda não tinham iniciado mas foi definido o relator na última reunião.