Sai a norma sobre inteligibilidade da fala

A qualidade e o desempenho da transmissão da fala em grandes ambientes são decisivos podendo, inclusive, evitar desastres e calamidades

Norma sobre inteligibilidade da fala

Foi publicada no final de agosto a norma de avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão por equipamentos de sistemas de som. A norma ABNT NBR IEC 60268-16:2018 de avaliação da inteligibilidade da fala especifica os métodos objetivos para a classificação da qualidade da transmissão da fala em relação à inteligibilidade. O trabalho foi realizado pela CE-03-100-01 de áudio, vídeo sistemas de multimídia e equipamentos. Contou com a colaboração de diversos profissionais de renome do áudio e acústica do Brasil, entre eles José Carlos Giner, Vice-Presidente de Recursos Associativos da ProAcústica. Para Giner, a publicação da norma foi uma “grande vitória” e uma conquista inestimável quando se pensa no desempenho da transmissão da fala para grandes ambientes.

A norma serve, por exemplo, para igrejas, estádios, aeroportos e rodoviárias e pode incluir casos como emergências e sinistros em grandes ambientes, situações em que as orientações precisam ser compreendidas para evitar desastres. A norma fornece um manual completo, para todos os tipos de usuários, pelo método STI nas áreas de áudio, comunicações e acústica. A área de equipamentos de som e áudio contou com apoio do Cobei, Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações, o CB-03, CE-110. “Agora temos uma norma que dita as regras, na hora de fazer a medição e de checar os resultados que são comparados a parâmetros de inteligibilidade”, celebra Giner. O sistema utiliza uma caixa acústica que emite um ruído padrão, com as consoantes e as vogais, medido por um microfone padrão que capta o sinal emitido pelo sistema de som público. “No futuro, a tendência da norma é melhorar a qualidade dos sistemas de som para uma sonorização segura e de qualidade.”

Acesse o Catálogo ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=403958