LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Sai a norma sobre inteligibilidade da fala

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A qualidade e o desempenho da transmissão da fala em grandes ambientes são decisivos podendo, inclusive, evitar desastres e calamidades

Norma sobre inteligibilidade da fala

Foi publicada no final de agosto a norma de avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão por equipamentos de sistemas de som. A norma ABNT NBR IEC 60268-16:2018 de avaliação da inteligibilidade da fala especifica os métodos objetivos para a classificação da qualidade da transmissão da fala em relação à inteligibilidade. O trabalho foi realizado pela CE-03-100-01 de áudio, vídeo sistemas de multimídia e equipamentos. Contou com a colaboração de diversos profissionais de renome do áudio e acústica do Brasil, entre eles José Carlos Giner, Vice-Presidente de Recursos Associativos da ProAcústica. Para Giner, a publicação da norma foi uma “grande vitória” e uma conquista inestimável quando se pensa no desempenho da transmissão da fala para grandes ambientes.

A norma serve, por exemplo, para igrejas, estádios, aeroportos e rodoviárias e pode incluir casos como emergências e sinistros em grandes ambientes, situações em que as orientações precisam ser compreendidas para evitar desastres. A norma fornece um manual completo, para todos os tipos de usuários, pelo método STI nas áreas de áudio, comunicações e acústica. A área de equipamentos de som e áudio contou com apoio do Cobei, Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações, o CB-03, CE-110. “Agora temos uma norma que dita as regras, na hora de fazer a medição e de checar os resultados que são comparados a parâmetros de inteligibilidade”, celebra Giner. O sistema utiliza uma caixa acústica que emite um ruído padrão, com as consoantes e as vogais, medido por um microfone padrão que capta o sinal emitido pelo sistema de som público. “No futuro, a tendência da norma é melhorar a qualidade dos sistemas de som para uma sonorização segura e de qualidade.”

Acesse o Catálogo ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=403958

 

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda