LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Sai a norma sobre inteligibilidade da fala

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A qualidade e o desempenho da transmissão da fala em grandes ambientes são decisivos podendo, inclusive, evitar desastres e calamidades

Norma sobre inteligibilidade da fala

Foi publicada no final de agosto a norma de avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão por equipamentos de sistemas de som. A norma ABNT NBR IEC 60268-16:2018 de avaliação da inteligibilidade da fala especifica os métodos objetivos para a classificação da qualidade da transmissão da fala em relação à inteligibilidade. O trabalho foi realizado pela CE-03-100-01 de áudio, vídeo sistemas de multimídia e equipamentos. Contou com a colaboração de diversos profissionais de renome do áudio e acústica do Brasil, entre eles José Carlos Giner, Vice-Presidente de Recursos Associativos da ProAcústica. Para Giner, a publicação da norma foi uma “grande vitória” e uma conquista inestimável quando se pensa no desempenho da transmissão da fala para grandes ambientes.

A norma serve, por exemplo, para igrejas, estádios, aeroportos e rodoviárias e pode incluir casos como emergências e sinistros em grandes ambientes, situações em que as orientações precisam ser compreendidas para evitar desastres. A norma fornece um manual completo, para todos os tipos de usuários, pelo método STI nas áreas de áudio, comunicações e acústica. A área de equipamentos de som e áudio contou com apoio do Cobei, Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações, o CB-03, CE-110. “Agora temos uma norma que dita as regras, na hora de fazer a medição e de checar os resultados que são comparados a parâmetros de inteligibilidade”, celebra Giner. O sistema utiliza uma caixa acústica que emite um ruído padrão, com as consoantes e as vogais, medido por um microfone padrão que capta o sinal emitido pelo sistema de som público. “No futuro, a tendência da norma é melhorar a qualidade dos sistemas de som para uma sonorização segura e de qualidade.”

Acesse o Catálogo ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=403958

 

Veja também

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Jornal SP2 TV Globo de 25/07/18 | Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital

Mapa do ruído identifica ruas barulhentas da capital. Organização não governamental elabora um mapa que identifica o nível de barulho nas vias mais conhecidas da capital, como a Avenida Paulista.

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

Barulho em restaurantes desperta debate sobre conforto acústico

O setor de restaurantes cresce junto com o barulho e um tumulto ensurdecedor, tanto interno como externo. Existe um grande desconhecimento do público: o usuário sente cansaço mas não tem ideia que a origem da fadiga pode ser o excesso de ruído. De maneira geral, parece indiscutível que a acústica deve responder a duas situações: o isolamento e o condicionamento acústicos. O isolamento deixa do lado de fora o ruído de ambientes ao redor do restaurante, advindos da rua ou de vizinhos. Para a atenuação, portas e janelas acústicas protegem as aberturas e vãos

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Revisão da NBR 15575 deve oferecer um ganho para o cliente e a sociedade

Comissão especial da ABNT iniciou o processo de revisão no campo de desempenho de edificações habitacionais

Notícias

O impacto social da norma NBR 10151 e a importância de combater a poluição sonora

O problema da poluição sonora tem sido um grande desafio para a legislação ambiental brasileira. Desde estabelecimentos que não respeitam os limites noturnos e diurnos, até grandes rodovias causam interferência na qualidade de vida da população.


Um olhar sobre as janelas do futuro

Assim como o carro elétrico, o celular e a televisão HD têm influenciado o comportamento de consumo e a vida de milhares de pessoas, a esquadria do futuro também está evoluindo neste caminho.


Agenda