LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Sai a norma sobre inteligibilidade da fala

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A qualidade e o desempenho da transmissão da fala em grandes ambientes são decisivos podendo, inclusive, evitar desastres e calamidades

Norma sobre inteligibilidade da fala

Foi publicada no final de agosto a norma de avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão por equipamentos de sistemas de som. A norma ABNT NBR IEC 60268-16:2018 de avaliação da inteligibilidade da fala especifica os métodos objetivos para a classificação da qualidade da transmissão da fala em relação à inteligibilidade. O trabalho foi realizado pela CE-03-100-01 de áudio, vídeo sistemas de multimídia e equipamentos. Contou com a colaboração de diversos profissionais de renome do áudio e acústica do Brasil, entre eles José Carlos Giner, Vice-Presidente de Recursos Associativos da ProAcústica. Para Giner, a publicação da norma foi uma “grande vitória” e uma conquista inestimável quando se pensa no desempenho da transmissão da fala para grandes ambientes.

A norma serve, por exemplo, para igrejas, estádios, aeroportos e rodoviárias e pode incluir casos como emergências e sinistros em grandes ambientes, situações em que as orientações precisam ser compreendidas para evitar desastres. A norma fornece um manual completo, para todos os tipos de usuários, pelo método STI nas áreas de áudio, comunicações e acústica. A área de equipamentos de som e áudio contou com apoio do Cobei, Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações, o CB-03, CE-110. “Agora temos uma norma que dita as regras, na hora de fazer a medição e de checar os resultados que são comparados a parâmetros de inteligibilidade”, celebra Giner. O sistema utiliza uma caixa acústica que emite um ruído padrão, com as consoantes e as vogais, medido por um microfone padrão que capta o sinal emitido pelo sistema de som público. “No futuro, a tendência da norma é melhorar a qualidade dos sistemas de som para uma sonorização segura e de qualidade.”

Acesse o Catálogo ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=403958

 

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Réveillon na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez

Lei proíbe fogos barulhentos; tradicional festa da Prefeitura de São Paulo terá apenas efeitos visuais


Conforto, Tecnologia e Futuro

ARQ+ Smart Construction, na High Design - Home & Office Expo, além de abrigar uma Ilha Acústica, espaço de 15 metros quadrados onde expositores da ProAcústica exibiram produtos e soluções para mercados residencial e corporativo, essa área foi palco sobre Conforto, Futuro e Tecnologia, sob a curadoria da Revista Projeto.


Agenda