LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

06/05/2020 - 12:33

Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

Os Grupos de Trabalho (GTs) da ProAcústica são fundamentais para a atuação da entidade, pois contribuem para as proposições da cadeia de acústica em prol do bem estar social. Os GTs trabalham para o desenvolvimento de ações nos campos das análises setoriais, normativas, técnicas, teóricas, e de ensaios laboratoriais e de campo. Mesmo nesse período de quarentena, executaram as atividades preestabelecidas sem nenhuma intercorrência. E desde o dia 17 de março as reuniões passaram a ser realizadas 100% online, o que não impactou o desenrolar dos cronogramas.

“A mudança foi muito tranquila, pois foi realizada com os recursos já utilizados pela ProAcústica, que permite a participação à distância aos associados de outras localidades fora de São Paulo. Funcionou muito bem e a qualidade não foi prejudicada”, explica a gerente técnica, Priscila Wunderlich.

Como é trabalho de cada GT

O GT Inad (Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído), que trabalha no âmbito do Comitê Acústica Ambiental, possui 21 empresas associadas inscritas. O grupo realizou seis reuniões desde sua instituição, em 9 de setembro de 2019, duas em 2019 e, quatro, em 2020; e no dia 27 de abril lançou a campanha INAD 2020: #SonsQueaAmo.

Criado na metade de 2019, o GT NBR 10151 possui 21 empresas associadas inscritas, em sua maioria formada por consultores e fabricantes de soluções acústicas. O objetivo do grupo é elaborar um manual técnico sobre a NBR 10151 para esclarecer, exemplificar e ilustrar os procedimentos da norma e recomendar as melhores práticas de medição e avaliação dos resultados.

Com 30 empresas associadas inscritas, o GT Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, atua no âmbito do Comitê Acústica nas Edificações e foi reativado em 2020. A reunião preparatória para a plenária da revisão da norma ocorreu em 13 de novembro de 2019, onde foram apresentadas as propostas de revisão para os desempenhos térmico, lumínico e acústico.

No processo de revisão da Norma de Desempenho, a ProAcústica é protagonista. As propostas de revisão elaboradas pelo GT Acústica foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da associação. Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários sobre as propostas apresentadas e no momento o GT Acústica da ABNT tem a tarefa de avaliá-las.

Para atuar na revisão e elaboração da nova versão da norma ABNT NBR 12179:1992 Tratamento Acústico foi criado, em 2019, o GT Condicionamento Acústico. O grupo conta hoje com 31 empresas inscritas que trabalham na busca de estudos de referências normativas e documentos técnicos internacionais existentes sobre o assunto.

Já o GT Controle de Ruído e Vibrações, constituído no âmbito do Comitê Acústica de Salas possui 28 empresas inscritas e tem como objetivo a elaboração de um manual com o tema sob controle de ruído e vibrações. O GT visa promover a discussão de critérios técnicos, soluções e boas práticas para o controle de ruído e vibrações de equipamentos e instalações prediais como mecânica, elétrica e hidráulica. Trabalha atualmente promovendo workshops, discussões técnicas e troca de experiências entre consultores, fabricantes e projetistas, que servirão como base para a produção de um manual sobre o tema.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

O som, o silêncio e as religiões são manifestações indissociáveis. Em muitos rituais o ápice espiritual acontece por caminhos que percorrem o subconsciente, tendo o som ou o silêncio como veículos para o alcance do transe, do êxtase ou do júbilo. Tambores, flautas, cantos, do gregoriano ao gospel à música clássica, além da fala humana dos sermões e pregações, formam o cenário sonoro em templos religiosos. Assim a acústica nesses espaços ganha protagonismo no processo de materialização de sentimentos, emoções e experiências. Efeito que bate forte em corações e mentes.

2020-2021 | Que os melhores desejos se propaguem no novo ano...

2020-2021 | Que os melhores desejos se propaguem no novo ano...

Ao final de 2020 desejamos saúde a todos! E, que o NOVO ANO nos reserve esperança, gratidão e resiliência. VIVA 2021!

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda