Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

Os Grupos de Trabalho (GTs) da ProAcústica são fundamentais para a atuação da entidade, pois contribuem para as proposições da cadeia de acústica em prol do bem estar social. Os GTs trabalham para o desenvolvimento de ações nos campos das análises setoriais, normativas, técnicas, teóricas, e de ensaios laboratoriais e de campo. Mesmo nesse período de quarentena, executaram as atividades preestabelecidas sem nenhuma intercorrência. E desde o dia 17 de março as reuniões passaram a ser realizadas 100% online, o que não impactou o desenrolar dos cronogramas.

“A mudança foi muito tranquila, pois foi realizada com os recursos já utilizados pela ProAcústica, que permite a participação à distância aos associados de outras localidades fora de São Paulo. Funcionou muito bem e a qualidade não foi prejudicada”, explica a gerente técnica, Priscila Wunderlich.

Como é trabalho de cada GT

O GT Inad (Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído), que trabalha no âmbito do Comitê Acústica Ambiental, possui 21 empresas associadas inscritas. O grupo realizou seis reuniões desde sua instituição, em 9 de setembro de 2019, duas em 2019 e, quatro, em 2020; e no dia 27 de abril lançou a campanha INAD 2020: #SonsQueaAmo.

Criado na metade de 2019, o GT NBR 10151 possui 21 empresas associadas inscritas, em sua maioria formada por consultores e fabricantes de soluções acústicas. O objetivo do grupo é elaborar um manual técnico sobre a NBR 10151 para esclarecer, exemplificar e ilustrar os procedimentos da norma e recomendar as melhores práticas de medição e avaliação dos resultados.

Com 30 empresas associadas inscritas, o GT Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, atua no âmbito do Comitê Acústica nas Edificações e foi reativado em 2020. A reunião preparatória para a plenária da revisão da norma ocorreu em 13 de novembro de 2019, onde foram apresentadas as propostas de revisão para os desempenhos térmico, lumínico e acústico.

No processo de revisão da Norma de Desempenho, a ProAcústica é protagonista. As propostas de revisão elaboradas pelo GT Acústica foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da associação. Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários sobre as propostas apresentadas e no momento o GT Acústica da ABNT tem a tarefa de avaliá-las.

Para atuar na revisão e elaboração da nova versão da norma ABNT NBR 12179:1992 Tratamento Acústico foi criado, em 2019, o GT Condicionamento Acústico. O grupo conta hoje com 31 empresas inscritas que trabalham na busca de estudos de referências normativas e documentos técnicos internacionais existentes sobre o assunto.

Já o GT Controle de Ruído e Vibrações, constituído no âmbito do Comitê Acústica de Salas possui 28 empresas inscritas e tem como objetivo a elaboração de um manual com o tema sob controle de ruído e vibrações. O GT visa promover a discussão de critérios técnicos, soluções e boas práticas para o controle de ruído e vibrações de equipamentos e instalações prediais como mecânica, elétrica e hidráulica. Trabalha atualmente promovendo workshops, discussões técnicas e troca de experiências entre consultores, fabricantes e projetistas, que servirão como base para a produção de um manual sobre o tema.