LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

06/05/2020 - 12:33

Saiba tudo sobre os GTs da ProAcústica

Os Grupos de Trabalho (GTs) da ProAcústica são fundamentais para a atuação da entidade, pois contribuem para as proposições da cadeia de acústica em prol do bem estar social. Os GTs trabalham para o desenvolvimento de ações nos campos das análises setoriais, normativas, técnicas, teóricas, e de ensaios laboratoriais e de campo. Mesmo nesse período de quarentena, executaram as atividades preestabelecidas sem nenhuma intercorrência. E desde o dia 17 de março as reuniões passaram a ser realizadas 100% online, o que não impactou o desenrolar dos cronogramas.

“A mudança foi muito tranquila, pois foi realizada com os recursos já utilizados pela ProAcústica, que permite a participação à distância aos associados de outras localidades fora de São Paulo. Funcionou muito bem e a qualidade não foi prejudicada”, explica a gerente técnica, Priscila Wunderlich.

Como é trabalho de cada GT

O GT Inad (Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído), que trabalha no âmbito do Comitê Acústica Ambiental, possui 21 empresas associadas inscritas. O grupo realizou seis reuniões desde sua instituição, em 9 de setembro de 2019, duas em 2019 e, quatro, em 2020; e no dia 27 de abril lançou a campanha INAD 2020: #SonsQueaAmo.

Criado na metade de 2019, o GT NBR 10151 possui 21 empresas associadas inscritas, em sua maioria formada por consultores e fabricantes de soluções acústicas. O objetivo do grupo é elaborar um manual técnico sobre a NBR 10151 para esclarecer, exemplificar e ilustrar os procedimentos da norma e recomendar as melhores práticas de medição e avaliação dos resultados.

Com 30 empresas associadas inscritas, o GT Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, atua no âmbito do Comitê Acústica nas Edificações e foi reativado em 2020. A reunião preparatória para a plenária da revisão da norma ocorreu em 13 de novembro de 2019, onde foram apresentadas as propostas de revisão para os desempenhos térmico, lumínico e acústico.

No processo de revisão da Norma de Desempenho, a ProAcústica é protagonista. As propostas de revisão elaboradas pelo GT Acústica foram apresentadas pelo relator Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas da associação. Até 31 de janeiro de 2020 foram recebidas contribuições e comentários sobre as propostas apresentadas e no momento o GT Acústica da ABNT tem a tarefa de avaliá-las.

Para atuar na revisão e elaboração da nova versão da norma ABNT NBR 12179:1992 Tratamento Acústico foi criado, em 2019, o GT Condicionamento Acústico. O grupo conta hoje com 31 empresas inscritas que trabalham na busca de estudos de referências normativas e documentos técnicos internacionais existentes sobre o assunto.

Já o GT Controle de Ruído e Vibrações, constituído no âmbito do Comitê Acústica de Salas possui 28 empresas inscritas e tem como objetivo a elaboração de um manual com o tema sob controle de ruído e vibrações. O GT visa promover a discussão de critérios técnicos, soluções e boas práticas para o controle de ruído e vibrações de equipamentos e instalações prediais como mecânica, elétrica e hidráulica. Trabalha atualmente promovendo workshops, discussões técnicas e troca de experiências entre consultores, fabricantes e projetistas, que servirão como base para a produção de um manual sobre o tema.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

ProAcústica lança guia de boa convivência sonora para vizinhos na pandemia

A ação é parte da campanha #sonsqueamo e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21

Notícias

Queda na poluição inspira busca por soluções sustentáveis pós-pandemia

Grupos em São Paulo e outras cidades pedem que benefícios ambientais no isolamento sejam priorizados em políticas. No ano em que "a Terra parou", o dia mundial do meio ambiente, celebrado nesta sexta (5), passou a contar com um ar mais limpo, cidades menos ruidosas, flagrantes de animais circulando mais próximos das ocupações humanas, e dados fora da curva da emissão de gases-estufa, causadores do aquecimento global.


O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, na edição da Revista Contramarco de março-abril 2020


Agenda