Sobrac faz encontro no Rio de Janeiro, destacando seus 30 anos de existência

O atual presidente da Sobrac, Newton Sure Soeiro, e vários outros ex-dirigentes da entidade falaram a respeito das suas realizações nesses 30 anos, sua história, e abordaram diversos temas de importância, que fizeram parte das conquistas da Sobrac

SOBRAC 30 Anos - 2015

Com 30 anos de atuação, a Sobrac – Sociedade Brasileira de Acústica realizou em 12 de novembro, no Rio de Janeiro, encontro com os temas Historia e Perspectivas da Sobrac, Poluição Sonora e Normalização, e Paisagem Sonora Urbana.

No primeiro Painel, que teve foco nos 30 anos Sobrac e suas importantes realizações, com moderação de Ranny Michalski, coordenador da Regional Rio de Janeiro, o atual presidente da Sobrac, Newton Sure Soeiro fez uma exposição sobre “O que Esperar da Sobrac nos Próximos Anos”.

Depois, vários outros ex-dirigentes da entidade falaram a respeito de diversos aspectos e sobre a importância da entidade. Uma delas foi Dinara Xavier Paixão, presidente da entidade entre 2010 e 2014, que proferiu palestra sobre “A Importância da Sobrac para a Estruturação da Área de Acústica no Brasil”. Em seguida, veio Marco Nabuco, presidente da Sobrac (2006‐2009), que discorreu sobre “A Participação do Inmetro na Fundação da Sobrac”; e Samir Gerges, presidente da Sobrac (2002‐2005), que falou sobre “A Participação da Sobrac em Instituições Internacionais da Área de Acústica”.

O segundo Painel do evento teve como tema a “Poluição Sonora e Normalização”, com moderação de Danilo Fortuna, coordenador da Regional Nordeste. O palestrante convidado foi Krisdany Cavalcante, coordenador do Comitê Técnico ABNT/CEE 196 e da Comissão de Acústica de Edifícios do CB 02 que falou sobre a Revisão das Normas NBR 10151 E NBR 10152, além de Stelamaris Bertoli, 1ª secretária da Sobrac, que apresentou um resumo comentado dos requisitos de desempenho acústico da norma NBR 15575.

O Painel 3 tratou de “Paisagem sonora urbana”, com a moderadora Cândida Maciel, coordenadora da Regional Centro-Oeste da Sobrac, e Andrea Queiroz Rego, vice-coordenadora do PROARQ/UFRJ, com a apresentação “Paisagem sonora, memória e cultura”; além de Pedro Rebelo, professor da School of Creative Arts e do Sonic Arts Research Center, da Queens University of Belfast, que falou sobre “Metodologias participativas nas artes sonoras: ‘sounds of the city Belfast’ e ‘Som da Maré’”. O encerramento ficou por conta de Lygia Niemeyer, coordenadora do evento 30 Anos Sobrac 2015, que é a 2ª tesoureira da Sobrac, seguido de coquetel de confraternização.