LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Vídeo Insitucional ProAcústica
INAD SP 2018 | Mapa de Ruído Urbano - Projeto Piloto SP
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para a organizadora dos eventos, Maria Angélica Covelo Silva, as consultas às entidades trouxe à tona as tendências de revisão entre os principais temas do setor

O setor da construção civil deu a largada para os estudos técnicos voltados para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho da ABNT NBR 15575 e realizou consultas às entidades entre fevereiro e abril deste ano. Patrocinados pela CBIC e pelo SindusCon de São Paulo, com apoio do Senai nacional, a série de eventos reuniu as tendências de revisão para temas como requisitos de segurança contra incêndio, desempenho térmico e lumínico, acústica de sistemas de vedações verticais internas e externas, além do desempenho acústico de sistemas de pisos.

A ProAcústica foi convidada a participar com contribuições de melhorias para a revisão da Norma ABNT NBR 15575 e relativas aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas e sistemas de pisos. As discussões e contribuições da ProAcústica aconteceram no âmbito do Grupo de Trabalho Desempenho Acústico, para cada um dos temas apresentados.

No tema subsídios - workshop 3 - para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas, o representante da ProAcústica foi Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas. E, para o tema subsídios – workshop 4 -  na revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de pisos, o representante da ProAcústica foi o engenheiro Rafael Schmitt, coordenador do Grupo de Trabalho Pisos e Mantas.

 

Os workshops, com número limitado de convidados, ocorreram em Brasília e São Paulo e reuniram representantes de institutos de pesquisa, fabricantes de materiais e projetistas, segundo a organizadora dos eventos, a engenheira civil e professora Maria Angélica Covelo Silva. Os realizadores vão reunir as consultas por escrito que será encaminhada à comissão de estudos da ABNT encarregada da revisão. Vários participantes enviaram perguntas durante a realização dos workshops que foram transmitidos ao vivo pelo Facebook do SindusCon e da CBIC. Os vídeos estão disponíveis no site do sindicato. Segundo Covelo Silva, um documento com a síntese das tendências de revisão será apresentado no próximo Encontro Nacional da Indústria da Construção, no dia 18 de maio, em Florianópolis.

 

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Encontro da ProAcústica apresenta resultados das ações de 2018

Transparência, persistência, união e muito trabalho deram o tom dos 7 anos de existência da ProAcústica. Nesse clima encerramos nossas atividades, no último 26 de novembro, quando em confraternização, celebramos rumo aos desafios reservados para o novo ano. Bom 2019 e obrigado!

Notícias

Réveillon na avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez

Lei proíbe fogos barulhentos; tradicional festa da Prefeitura de São Paulo terá apenas efeitos visuais


Conforto, Tecnologia e Futuro

ARQ+ Smart Construction, na High Design - Home & Office Expo, além de abrigar uma Ilha Acústica, espaço de 15 metros quadrados onde expositores da ProAcústica exibiram produtos e soluções para mercados residencial e corporativo, essa área foi palco sobre Conforto, Futuro e Tecnologia, sob a curadoria da Revista Projeto.


Agenda