Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
  • Harmonia
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

SOBRAC 2017O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

A Sobrac - Sociedade Brasileira de Acústica realizou entre os dias 28 e 31 de maio passado, em Brasília, a edição número 27 do encontro anual.  O tema deste ano foi “o som no espaço urbano”. O evento, em conjunto com a Universidade de Brasília, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e a Faculdade UnB do Gama FGA Engenharias, aproximou a comunidade científica e acadêmica dos patrocinadores. Segundo os organizadores, o número de empresas participantes dobrou em comparação com a última edição do encontro.

As discussões em torno do tema, assunto de grande relevância na atualidade, trouxe de volta as questões relativas à saúde das populações afetadas pelo desconforto sonoro e pelo incômodo das vibrações. “A grande presença de participantes de Brasília, Salvador, Goiânia e Belém, para citar alguns, demonstra o sucesso do esforço que foi feito pela sociedade para regionalizar o conhecimento acadêmico, técnico e profissional dos acústicos”, salientou a presidente da Sobrac, Stelamaris Rolla Bertoli.

SOBRAC 2017

Para a arquiteta de Brasília, Cândida Maciel, uma das coordenadoras do evento, o fato de o número de mini-cursos subir de 88 no ano passado para 160 na edição de 2017, revela o interesse da comunidade pela atualização de tópicos como a revisão e elaboração de normas de desempenho, como a NBR 10151 (sobre ruído comunitário) e a NBR 10152 (sobre ruído interno), bem como as discussões sobre legislação de controle da poluição sonora e o mapeamento de ruído.

No total, compareceram 250 pessoas ao evento, sem contar o público de mais de 100 que visitou a feira sem participar do encontro. “O link entre a construção civil, a indústria de materiais e equipamentos com a acústica se consolidou a ponto de algumas empresas apresentarem trabalhos científicos”, comemora Cândida Maciel. “Essa preocupação de mesclar diferentes setores com a pesquisa e a qualificação profissional foi o grande ganho desse encontro”, conclui Maciel.

SOBRAC 2017

Stelamaris Bertoli lembrou que a Sobrac nasceu em Florianópolis e, em outubro do ano que vem, o encontro será na região sul, em Porto Alegre. Os organizadores esperam que o próximo evento aproxime ainda mais os fabricantes, desenvolvedores de materiais e o setor acústico pela proximidade com dois grandes centros de pesquisa do Rio Grande do Sul. Para o Sobrac 2018 estão previstas visitas técnicas aos laboratórios ITT Performance da Unisinos, conhecido pela qualidade dos ensaios de desempenho de impactos sobre lajes, e do centro tecnológico da engenharia acústica da Universidade de Santa Maria.

A ProAcústica foi apoiadora institucional e de divulgação do encontro além da participação do presidente Edison Moraes na mesa redonda do dia 29/05/17 de tema "Mercado da engenharia acústica" quando teve a oportunidade de apresentar o resultado de pesquisa inédita sobre o “Mercado de Acústica no Brasil: Cenário & Perspectivas”, realizado em 2015 e tendo como base o ano de 2014, num projeto conjunto da ProAcústica com a Criactive.

A ProAcústica contribuiu também  com conteúdo técnico de alta relevância aos participantes do Congresso disponibilizando as edições impressas dos Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, Manual ProAcústica de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes e Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais.

Sobre o encontro acesse aqui: http://sobrac2017.com.br/

SOBRAC 2017

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

O engenheiro acústico, professor e consultor português José Luís Bento Coelho é uma personalidade conhecida entre os acústicos brasileiros. Para ele o mapa de ruído constitui um instrumento de gestão de saúde, de gestão urbana mas, também, um instrumento de voto. Bento Coelho já deu pareceres especializados na elaboração da carta de ruídos de Fortaleza, uma das primeiras iniciativas de mapeamento sonoro realizadas pelo Poder público no Brasil.

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda