Panorama da Acústica no Brasil

A professora Stelamaris Rolla Bertoli, da Unicamp, prevê um fortalecimento da Acústica no Brasil nos próximos anos, tanto em relação ao mercado de trabalho como no desenvolvimento do setor no país.


“A Acústica no Brasil tende a se fortalecer nos próximos anos, com a formação de novos profissionais para o mercado, e capacitação e atualização dos profissionais que já atuam na área, com a crescente interação entre pesquisadores nacionais e internacionais”. Essa é a visão da professora Stelamaris Rolla Bertoli para os próximos anos em relação ao mercado de trabalho e desenvolvimento do setor no país. Ela, que participou ativamente do XXV Encontro da Sobrac (Sociedade Brasileira de Acústica), destaca ainda que com a Norma de Desempenho em pleno vigor, o mercando vem se preparando para atender às exigências, haja vista a grande quantidade de cursos que vêm ocorrendo para a reciclagem dos profissionais do mercado.

Segundo Stelamaris, algumas faculdades já incorporaram em sua grade curricular a temática para formação profissional. “Talvez, a principal dificuldade no momento seja o pequeno número de laboratórios para avaliar o desempenho acústico de produtos e sistemas. Mas isso poderá mudar se políticas públicas forem trabalhadas para esse setor”, acrescenta.

Outro ponto de destaque do evento foi a área de exposição como um número expressivo de expositores, apresentando equipamentos e materiais acústicos, divulgando e estreitando vínculos entre os profissionais do setor.

Este ano, ela destaca ainda que neste 25º Encontro da Sobrac, a edição, após quase 20 anos, retornou ao Estado de São Paulo, tendo sido realizado na Unicamp, em Campinas (SP). Os encontros acontecem em locais diferentes do Brasil a cada edição. Além disso, após o evento foi promovido um happy hour de confraternização com todos os participantes da Sobrac e da ProAcústica, em que estiveram presentes 130 pessoas.

Fotos Encontro Sobrac Happy Hour
FotoCardia: João José Carniel – Fotógrafo