Hush City ganha versão em português

Uma das recentes ações da parceria entre a ProAcústica e o Programa Global Hush City Soundwalks – a primeira ocorreu em setembro de 2019 com uma caminhada inusitada realizada em São Paulo – foi o financiamento e a implementação do idioma português nas versões móvel e web do aplicativo Hush City – disponível ao público desde agosto desse ano. O aplicativo existia até metade de 2020 em 4 línguas: inglês, alemão, espanhol e italiano.

O aplicativo móvel é planejado para capacitar pessoas a identificar, ter acesso e avaliar “áreas tranquilas do dia a dia” em seus bairros, como pequenos redutos silenciosos, onde é possível escapar do caos da cidade. O objetivo é ouvir a cidade, mapear as áreas mais silenciosas e identificar esses lugares para contemplar, ler, relaxar e conversar.

A primeira versão do aplicativo Hush City– ferramenta gratuita e colaborativa de pesquisa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora das paisagens urbanas – foi lançada no âmbito do projeto “Beyond the Noise:  Open Source Soundscapes” (2016-2018). A segunda foi apresentada durante o projeto “Hush City Mobile Lab” (2018-2020), ambas  pela arquiteta e urbanista italiana, Antonella Radicchi, na Universidade Técnica de Berlim.

De acordo com a arquiteta, “as cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós, quem usar este aplicativo móvel contribuirá para tornar as áreas tranquilas disponíveis para todos”.

Para adquirir o Hush City, versão português, basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e realizar um mapeamento completo de uma área tranquila.

Guia Rápido Hush City | Acesse aqui

Mais sobre o Hush City: http://www.opensourcesoundscapes.org/hush-city/

Web: https://map.opensourcesoundscapes.org/view-area
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hushcity.app&hl=en
Apple Store: https://apps.apple.com/us/app/hush-city/id1174145857