Home  |   Associação  |   Atualize seu cadastro  |   Contato
ProAcústica News
ANO 02 - Nº 03
Edição Ago-Set/13
Facebook Twitter LinkedIn
 Empresas Associadas Patrocinadoras
Armstrong Aubicon Isar Isover OWA Sonex Trisoft
Reportagem
Os cuidados na execução do contrapiso flutuante acústico

A execução de um contrapiso flutuante deve ter um projeto bem detalhado, com dados determinando a espessura, o tipo de manta acústica, detalhes construtivos, como juntas de movimentação e posicionamento de armaduras.
Entrevista   Agenda

Certificação AQUA tem capítulo específico sobre desempenho acústico

O Referencial AQUA (Alta Qualidade Ambiental) está voltado para a certificação de construções sustentáveis e foi adaptado à realidade brasileira por iniciativa da Fundação Vanzolini, uma das maiores entidades certificadoras nacionais. O processo se baseia em 14 critérios de sustentabilidade, sendo que um deles trata especificamente do desempenho acústico. Abrange a concepção, projeto, construção e fase de uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, institucionais ou comerciais. O AQUA tem 133 edificações certificadas no país, com 46 edifícios habitacionais, 14 comerciais, 4 indústrias e empresas de logística, 14 na fase de operação e uso, 15 escolas, 25 escritórios, um retrofit de edifício, 8 hotéis e shopping centers e 6 bairros e loteamentos. Saiba mais na entrevista com o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini.
 

Reportagem
Davi Akkerman é reeleito presidente da ProAcústica

Entre as metas para a próxima gestão, Akkerman prevê a realização de uma nova rodada de ensaios interlaboratoriais; a criação de um banco de dados de sistemas construtivos e ensaios de campo, em conjunto com entidades do setor; a criação de uma Certificação de Qualidade para empresas associadas e de um “Selo Acústico”.
 
Curtas
Curso da ProAcústica e Universidade Secovi sobre a NBR 15.575 começa em 30 de outubro

O curso foi criado com a finalidade de orientar os profissionais do setor de construção na aplicação dos quesitos da, agora obrigatória, Norma de Desempenho (NBR 15.575), e explica como obter o melhor desempenho acústico em edificações habitacionais.
  Discussões e revisão das normas brasileiras de acústica estão agora com a CEE-196

Instalada a Comissão de Estudos Especiais de Acústica (CEE-196 Acústica) e a constituição dos grupos de trabalho para elaboração dos textos e publicação das versões nacionais das normas ISO, dentre elas a série 140, 717 e 16.032, citadas na NBR 15.575.
       
ProAcústica participa da 1ª Revest Rio, com palestras de Marcos Holtz e Débora Barretto

A ProAcústica estará apoiando a Revest Rio 2013, feira carioca que estreia no setor de Revestimentos e Acabamentos e marcando presença com o 1º Fórum de Acústica e Arquitetura, de 2 a 4/10/13.
  Davi Akkerman e Juan Frias, da ProAcústica, farão palestra em Congresso na Espanha

A ProAcústica irá participar do 44º Congresso Nacional de Acústica - Tecniacústica, de 2 a 4 de outubro de 2013, no Palácio de Congressos Conde Ansúrez, da Universidade de Valladolid, na Espanha.
Presidente | Eng. Davi Akkerman
Diretor de Marketing | Luciano Marcolino
Gerente Executiva | Arq. Maria Elisa Miranda
Editora | Jornalista Heloisa Medeiros - Mtb | 12.831
Editoração Eletrônica | iDesk

ProAcústica
Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Av. Ibirapuera, nº 3.458 - Sala 01 | Indianópolis | CEP 04028-003
São Paulo - SP | Brasil - Fone | 11 5041-3036
contato@proacustica.org.br | www.proacustica.org.br