Certificação AQUA tem capítulo específico sobre desempenho acústico

O Referencial AQUA (Alta Qualidade Ambiental) está voltado para a certificação de construções sustentáveis, foi adaptado à realidade brasileira por iniciativa da Fundação Vanzolini, uma das maiores entidades certificadoras nacionais. O processo se baseia em 14 critérios de sustentabilidade, sendo que um deles trata especificamente do desempenho acústico. Abrange a concepção, projeto, construção e fase de uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, institucionais ou comerciais. O AQUA tem 133 edificações certificadas no país, com 46 edifícios habitacionais, 14 comerciais, 4 indústrias e empresas de logística, 14 na fase de operação e uso, 15 escolas, 25 escritórios, um retrofit de edifício, 8 hotéis e shopping centers e 6  bairros e loteamentos. Saiba mais na entrevista com o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini.

Professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini

Cada uma das 14 categorias do AQUA pode ser classificada nos níveis BOM, SUPERIOR ou EXCELENTE, e cabe ao empreendedor definir quais categorias atingirão a classificação máxima, intermediária o mínima, dependendo de sua estratégia de sustentabilidade. Para um empreendimento obter certificado AQUA, o empreendedor deve ter no mínimo 3 categorias no nível EXCELENTE e no máximo 7 categorias no nível BOM. De acordo com o Referencial AQUA, durante a fase de projeto são consideradas estratégias passivas e ativas para a redução de impactos ambientais da construção. Entre as passivas, que podem ser empregadas sem custo adicional, estão a orientação das fachadas de modo a obter iluminação natural e melhor desempenho acústico, ventilação natural e sombreamento das faces ensolaradas, e até utilização de vegetação para reduzir a carga térmica e os ruídos no interior dos imóveis. Se forem adotadas já na fase do projeto de arquitetura a construção sustentável pode ter um custo similar à convencional.

Já as soluções ativas podem demandar investimentos maiores e incluem produtos, equipamentos e sistemas economizadores de energia elétrica e água, além de sistemas e produtos para isolamento acústico, entre outros. No Referencial AQUA, o desempenho acústico, tratado especificamente na Categoria 9, é bem completo e aborda a otimização dos elementos arquitetônicos, isolamento acústico em relação aos ruídos exteriores, limitação do nível de ruídos de impacto e aéreos, do nível de ruído dos equipamentos e do controle da acústica interna dos ambientes (reverberação).

“Além da sustentabilidade, sempre é bom lembrar que quanto mais alto o desempenho ambiental de um edifício, menores serão os seus custos operacionais”, explica o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini. Nessa entrevista ele fala sobre o Referencial AQUA e os pontos que tratam do desempenho acústico das edificações.

Quais as diretrizes do Referencial AQUA relacionadas ao conforto acústico em edificações habitacionais e comerciais? Quais as categorias que tratam do tema?

O tema é tratado na Categoria 9 do Referencial AQUA, e aborda a otimização dos elementos arquitetônicos, como o posicionamento dos ambientes entre si e em relação aos ruídos exteriores, além da otimização da forma e volume dos ambientes, levando em conta a qualidade acústica necessária ao uso. Trata ainda do isolamento acústico em relação ao espaço exterior; da limitação do nível de ruído de impacto transmitido aos ambientes sensíveis; da limitação do nível de ruído dos equipamentos; do controle da acústica interna dos ambientes (reverberação); e do isolamento de ruído aéreo nos ambientes expostos a ele.

Quais os principais pontos do AQUA relativos à acústica e as principais recomendações?

Vide resposta anterior quanto às preocupações. Os critérios são de desempenho, portanto as soluções dependem do contexto do projeto.

Quais os pontos do AQUA que tratam da qualidade do ambiente interno para os usuários, relativos a conforto e saúde? Qual a importância disso?

Todos vivemos e trabalhamos em ambientes construídos, e, além da necessidade de limitar os impactos ambientais que causamos com a construção e uso das edificações, precisamos ter condições de conforto e saúde para uma maior qualidade de vida, que se reflete em bem-estar, convívio, saúde e produtividade. As categorias do AQUA que tratam da qualidade do ambiente interno para os usuários são:

8 – Conforto higrotérmico
9 – Conforto acústico
10 – Conforto visual
11 – Conforto olfativo
12 – Qualidade sanitária dos
ambientes
13 – Qualidade sanitária do ar
14 – Qualidade sanitária da água

Quais os principais pontos previstos no AQUA que podem levar a boas soluções de conforto acústico para as edificações? Isso encarece o empreendimento? Quais as recomendações para a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos?

As soluções são propostas pelos projetistas e especialistas conforme o contexto do projeto, incluindo o programa de necessidades, as características sonoras do local onde a edificação se insere, as necessidades de iluminação e ventilação naturais e de economia de energia, entre outras. Como certificamos o Processo AQUA, para manter a
independência, não podemos preconizar soluções. Por isso, os critérios são de desempenho. Os produtos, sistemas e processos construtivos a serem especificados decorrem do projeto arquitetônico e dos sistemas prediais, face a vários fatores como a estratégia ambiental do empreendedor, o programa funcional, a análise do local, as necessidades dos usuários, a regulamentação e normalização técnica e a análise econômica global, entre outros. Uma vez definidas as necessidades, o AQUA requer que a escolha dos produtos, sistemas e processos construtivos seja baseada em conformidade (desempenho funcional), durabilidade, adaptabilidade, desmontabilidade e reciclabilidade, impactos ambientais da extração, produção, montagem e manutenção e uso, legalidade do fornecedor e impactos na saúde humana.

O AQUA prevê medições para avaliação de desempenho acústico antes, na fase de programa; durante a execução da obra; e depois, na fase de uso nos empreendimentos?

Basicamente são previstas estimativas, na fase Programa, com cálculos e modelagens na fase Concepção, além das medições nas fases Realização e Uso.

Quais as correlações entre as exigências do AQUA em relação ao desempenho acústico e a Norma de Desempenho, já em vigor no Brasil?

Já consideramos, no AQUA, os requisitos da Norma de Desempenho e estamos ajustando os critérios para uma maior aderência, lembrando que o AQUA e seus critérios existem antes dessa norma, tendo já sido testado na prática.

Há previsão de que população das cidades dos países em desenvolvimento irá dobrar nos próximos trinta anos. Isso provavelmente trará um ambiente mais complexo em relação a ruídos. Isso irá provocar um aumento das exigências de conforto acústico? Como o sr vê esse cenário?

Nossa experiência mostra que a exigência europeia é bem maior que a brasileira, em parte por que as edificações lá devem ter boa vedação térmica, o que já requer esquadrias melhores e proporciona melhor desempenho acústico, e em parte por que, já tendo atendidos outros critérios mais básicos, como funcionalidade e durabilidade, passam a perceber mais outros itens de desconforto, como o ruído. Por isso, espera-se que no Brasil essas exigências sejam também crescentes, independente do eventual aumento de população urbana. Hoje, por exemplo, já há uma preocupação clara dos usuários dos edifícios com o ruído dos elevadores nos ambientes e o isolamento das lajes entre pisos. É interessante observar, ainda, que pouco depois do início da certificação Processo AQUA no Brasil, demandando demonstrações mais detalhadas do projeto acústico, profissionais dessa área criaram a ProAcústica .

Fale um pouco sobre o histórico do AQUA e os números atualizados de construções certificadas no Brasil.

A Certificação AQUA é bem diferente das certificações verdes existentes no mercado brasileiro da construção civil. Sua aplicação é mais exigente devido às auditorias presenciais em todas as fases, desde a concepção do empreendimento, projeto, construção e etapa de uso. Ao mesmo tempo, é mais flexível quanto às soluções de projeto que podem ser adotadas, de acordo com a realidade brasileira, considerando região, clima, vegetação, entre outros critérios.

O Referencial AQUA foi desenvolvido pela Fundação Vanzolini de maneira abrangente levando em consideração parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional. Sua metodologia, baseada no francês Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia e Itália), que fazem parte da SB Alliance, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador.