Arena de conteúdo foi a novidade da Ilha ProAcústica na Feicon Batimat 2019

A indústria de materiais acústicos foi uma das que mais avançou nos últimos anos e consolidou, por exemplo, os contrapisos flutuantes e os sistemas hidráulico e sanitário silenciosos, em sintonia com os princípios de gestão da obra seca. Presente, mais uma vez, na Feicon Batimat 2019, a Ilha ProAcústica, um espaço de negócios, trouxe os talks da Arena de Conteúdo, para a troca de informações, conhecimento e vitrine de empreendimentos, no pavilhão da São Paulo Expo. Foram 4 dias de evento, 10 empresas expositoras, 3 horas diárias de conteúdo, 20 palestrantes e o lançamento da publicação técnica Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica de Escolas.

Ilha ProAcústica na Feicon Batimat 2019

A qualidade acústica dos ambientes construídos tem se tornado uma prioridade no mercado da construção, tanto na concepção de moradias, ambientes de estudo, locais de trabalho ou lazer, como nos sistemas de transporte. A indústria desse segmento – uma das que mais evoluiu nos últimos anos e consolidou, por exemplo, os contrapisos flutuantes e os sistemas hidráulico e sanitário silenciosos – entrou em concordância com os princípios de gestão da obra seca. Por isso, a entidade criou a Ilha ProAcústica, apresentada durante a Feicon Batimat 2019: um espaço para a troca de informações, conhecimento e empreendimentos que aconteceu no São Paulo Expo.

Uma das novidades da Ilha ProAcústica foi a Arena de Conteúdo − um local onde expositores, consultores, engenheiros, arquitetos e o público da feira tiveram a chance de participar de debates sobre temas variados do universo da acústica. Os talks aconteceram em horários variados, nos dias de funcionamento da feira. Os especialistas abordaram questões como o impacto da norma de desempenho sobre a especificação de materiais; os diversos aspectos da norma de desempenho; as classes de ruído e a acústica em edificações habitacionais; conforto acústico e design em edifícios corporativos; acústica em especificações para projetos de restaurantes, escolas, hospitais ou hotéis e, claro, os lançamentos de produtos acústicos.

Arena de Conteúdo ProAcústica

A ProAcústica aproveitou a Feicon para lançar o Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica de Escolas, organizado pelo grupo de trabalho Acústica de Escolas. Esse lançamento faz parte de uma série de outros manuais que serão publicados ao longo do ano. A ilha possibilitou aos visitantes conhecerem os inúmeros sistemas para ambientes da construção civil, para projetos de arquitetura, áreas industriais, de infraestrutura e de acústica ambiental. Foram dez expositores em 340 metros quadrados.

De acordo com Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica, “a terceira edição da Ilha ProAcústica se tornou o principal núcleo de compartilhamento de informações e de negócios, no âmbito do mercado da acústica. No local, estiveram disponíveis as mais recentes inovações tecnológicas e de sustentabilidade do setor”.  Veja os expositores da Ilha ProAcústica:

AMF Forros: A Knauf AMF apresentou uma série de sistemas de forros acústicos com seis marcas: Thermatex, Heradesign, Topiq, Mondena, Tacet e Ventatec. Especialista em ilhas, murais, baffles e mosaicos, a Knauf AMF levou, além dos padrões compatíveis com o mercado, um suporte para a criação e desenvolvimento de sistemas, um instrumento para designers e arquitetos criarem linhas de expressão para diferentes estilos de projetos.

Armacell: A unidade de negócios do Brasil da Armacell apresentou os recursos com tecnologia em isolamento acústico, com uma gama de produtos voltados para a construção civil. Produtos como Fonoblock Hidro, Fonoblock Laje, Termoblock Subcobertura e Impactblock Piso conquistaram os visitantes pela integração dos produtos aos telhados, pisos, instalações hidráulicas e sanitárias. O Fonoblock Hidro, à base de espuma elastomérica, reduz o ruído em tubulações de água e esgoto.

AMF Forros e Armacell, associados expositores na Feicon Batimat 2019

AtenuaSom: Pioneira na fabricação de janelas antirruído no Brasil, a AtenuaSom participou desta edição da Feicon 2019 com as esquadrias em PVC que oferecem desempenho térmico e acústico, resistência e durabilidade, para ambientes que exigem baixa interferência de ruídos externos diurnos e noturnos como os de caminhões de caçambas e latidos de cães, além de uma economia de até 40% nos gastos com energia elétrica de aquecedores e condicionadores de ar.

Aubicon: A Aubicon que fabrica mantas acústicas para condomínios e academias, apresentou três opções de mantas acústicas fabricadas a partir dos grânulos de pneus reciclados. Produtos como a Sound Soft Ondulada, Sound Soft Laje Zero e a Sound Soft 34 revelaram as geometrias que permitem atingir os melhores resultados acústicos com menos contato com a estrutura, colagem de mantas sobre a laje e produtos ideais para academias e espaços para atividades físicas.

AtenuaSom e Aubicon, associados expositores na Feicon Batimat 2019

Comfort Door: A Comfort Door atua no mercado de acessórios para portas e janelas. A empresa trabalha para comercializar trava portas magnéticos, campainhas wireless, veda portas com adesivo e veda frestas que protegem as residências com conforto e praticidade. Entre os acústicos, o produto que mais chamou a atenção foi o veda porta automático. Instalado na base interna da porta de madeira, o produto evita a entrada de poeira e insetos e mantém o isolamento acústico.

Esplane: A Esplane Espaços Planejados, importadora e distribuidora de marcas internacionais de materiais de construção a seco, apresentou os forros minerais da Armstrong, além de pisos vinílicos autoportantes da EspaçoFloor. Os forros Armstrong são fabricados por compostos de fibras minerais, especificados para espaços comerciais e corporativos que demandam redução de ruídos e performance acústica. Já os pisos EspaçoFloor são indicados para projetos com redução de até 4dB.

Comfort Door e Esplane, associados expositores na Feicon Batimat 2019

Junseal: Os produtos da Junseal e Vibranihil buscam a adequação ambiental frente à perturbação do ruído e vibração, que prejudicam a saúde, o bem-estar e o relacionamento entre pessoas e os animais de estimação. A empresa mostrou opções práticas, como o isolador para parede e teto, fácil de instalar, para resultados imediatos. Uma vez instalado, o isolador admite placas de gesso, placas cimentícias ou madeira.

OWA: Sonex Performance acústica, resistência ao fogo e propriedades sustentáveis atraíram diversos arquitetos para conhecer as novas cores dos produtos que a Owa Sonex apresentou nesta edição da Feicon. O Sonex Fiberwood foi um dos exemplos. O produto, composto por um painel de fibra de madeira mineralizada exibe acústica, resistência à umidade e ação bacteriostática ou fungistática. Os produtos Sonex 3D e Illtec, segundo a OWA, “desenham” o silêncio ao proporcionar visual elegante e elevado desempenho acústico com as nuvens, baffles e as placas.

Junseal e OWA, associados expositores na Feicon Batimat 2019

Placo, grupo Saint-Gobain: Na ilha, foram apresentadas as placas drywall perfuradas para o sistema de forros removíveis, com aparência monolítica ou perfis aparentes, que compõem em ambientes sofisticados; produtos desenvolvidos para paredes e forros com alto desempenho acústico para hotéis, escolas e residências; além das placas com perfurações quadradas, sem juntas aparentes que permitem pintura, ou com bordas quadradas para forros e revestimentos estruturados.

Promaflex: A empresa apresentou resultados para proteção de superfícies, como o Promapiso, uma manta de fixação instantânea e média adesividade para pisos acabados. Composta de espuma de polietileno laminada com dupla camada de filme coextrusado, o produto mantém o piso resguardado durante obras e reformas sem danificar o acabamento. Além disso, a Promaflex trouxe a Promalaje, uma manta de isolamento acústico para lajes, para ser usada durante a obra.

Placo e Promaflex, associados expositores na Feicon Batimat 2019

Galeria de Fotos