Controle da Poluição Sonora: Planejamento de Pesquisas nas Universidades Brasileiras, tendo em vista a experiência da Cidade de São Paulo.

Título | Controle da Poluição Sonora: Planejamento de Pesquisas nas Universidades Brasileiras, tendo em vista a experiência da Cidade de São Paulo.
Autor | João Gualberto de Azevedo Baring
Fonte | XXII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC

Resumo |
Nas últimas três décadas, o Controle da Poluição Sonora na cidade de São Paulo, externa e internamente às edificações, foi pautado por problemas resultantes da falta de prevenção, que geraram queixas e reivindicações das comunidades e dos usuários dos edifícios, levando ao controle segundo modelo repressivo, tanto mais precário, quanto maior foi se tornando o gigantismo da cidade. Nas universidades e em alguns segmentos do meio técnico avançou-se o conhecimento, mas, em meio ao povo em geral, o modelo repressivo conseguiu formar alguma consciência sobre a existência dos problemas, mas muito pouco de cultura popular sobre o que fazer para resolvê-los.
Neste artigo, por um lado, faz-se o diagnóstico desse passado, como fundamentação para se argumentar a necessidade de se equilibrar esse desenvolvimento, nas próximas décadas, melhorando-se o preparo do meio técnico e corrigindo-se a deficiência da cultura popular através do que aqui será designado como “educação sensorial”. Por outro lado, propõe-se o enfoque metodológico preventivo para ações coordenadas, nos terrenos educacional, normativo e técnico, cujo arcabouço deverá ser montado pelos pesquisadores das nossas universidades. Com os necessários ajustes às realidades locais, esse modelo de ações coordenadas servirá de referência para “códigos sonoros”, ou planos municipais de controle dos excessos sonoros, em bases sustentáveis, destinados ao fracasso, se não contarem com o imprescindível engajamento popular.

Conteúdo na integra | download pdf