Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
  • Harmonia
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é celebrado na Avenida Paulista

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Alunos de Escola Municipal fazem “Manifesto do Silêncio” para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana. A ação educativa segue a temática da campanha Ruído: a solução está na educação!”

O tema educação está no centro da campanha do INAD - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído e, para celebrar a data no Brasil, no dia 27 de abril, a  ProAcústica preparou um ato cívico na Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista em São Paulo. Complementando a ação, a ProAcústica e a Câmara Municipal de São Paulo, por meio do gabinete do vereador Andrea Matarazzo, organizam a 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, no dia 28 de abril, na sede da Câmara Municipal de São Paulo.

Com o tema “Ruído: a solução está na educação!” acontecerá o “Manifesto do Silêncio” que terá, como principal protagonista, a participação dos alunos da EMEF Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, da Vila Indiana, da zona Oeste de São Paulo. Eles se reunirão no jardim da Casa das Rosas, entre 14h25 e 14h26, vestindo camisetas brancas e portando cartazes brancos em protesto contra a poluição sonora. Paralelamente, técnicos representantes da ProAcústica vão realizar medição de ruído e projeção do Mapa Sonoro, em tempo real.

A pausa de 60 segundos será realizada de forma simultânea em vários países pelo mundo e faz parte de uma campanha que tem mais de 21 anos, realizada pela League for the Hard of Hearing, atualmente chamada de Center for Hearing and Comunication, de Nova Iorque (EUA). A entidade norte-americana promove em escala global o evento de conscientização para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana das pessoas e proporcionar aos participantes a oportunidade de conscientização sobre um problema que atinge a todos.


De acordo com a diretora da escola, Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira, o debate é fundamental pois o tema acústica não é pensado na arquitetura das escolas no Brasil. A questão é importante tanto para alunos que estão aprendendo quanto para o trabalho dos educadores”.

Segundo especialistas, entre as várias faces do problema da poluição sonora, que é inclusive de caráter de saúde, estão os impactos negativos na capacidade de aprendizado de crianças, jovens e adultos, diminuindo o desempenho educacional dos que residem na cidade.

Dia 27/04/2016 - 4ª feira | INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

Ações |
| Medição de ruído e projeção do mapa sonoro local em tempo real (estação de medição)
| Ação Educativa INAD Brasil “Ruído: a solução está na educação!”
| “Manifesto do Silêncio” – 60 segundos de silêncio, entre 14h25 e 14h26

Local | Casa das Rosas (nos jardins externos)
Endereço | Av. Paulista, nº 37 - Bela Vista - São Paulo, SP - Brasil
Horário | das 09h00 às 17h00 com Manifesto entre 14h25 e 14h26
Como chegar | Acesse aqui

Veja também

25

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

O dia da conscientização sobre os graves problemas da poluição sonora, este ano, trouxe uma veia bem humorada. A famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de combate às diversas formas de perturbação acústica sem abrir mão da leveza. O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. “Vamos treinar nossas equipes para trabalhar no combate a esse problema. E isso tem que estar na pauta do prefeito e das outras secretarias”.

O grande incômodo da poluição sonora

O grande incômodo da poluição sonora

A arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Heloisa Proença, atual secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento - SMUL, acumula mais de três décadas envolvida com planejamento urbano e gestão pública. Além de consultora, discorre com frequência, como conferencista, sobre temas ligados à política urbana, estatuto da cidade, plano diretor, legislação urbanística, solo criado, operações urbanas, adensamento versus infraestrutura, parcerias públicas com o setor privado, zoneamento e mercado imobiliário, securitização do direito de construir e avaliação do potencial de construção. Nesta entrevista ao ProAcústica News, Heloisa Proença, se alinha com os cidadãos e as entidades que trabalham por uma cidade “menos estressante, mais amigável e com melhor qualidade de vida para os habitantes”.

Ilha ProAcústica faz sucesso na Feicon 2017

Ilha ProAcústica faz sucesso na Feicon 2017

Empresas de produtos, serviços e soluções acústicas, representadas pela ProAcústica, participaram da maior feira da construção civil do país, a Feicon Batimat 2017 com um estande institucional de integração e convivência. Pela primeira vez, a ProAcústica ocupou um espaço relevante, apresentando um túnel sensorial contrastando espaços com e sem tratamento acústico

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda