Nova consulta das normas de acústica deve acontecer em maio

Depois da votação da NBR 10.151 e da NBR 10.152, em dezembro de 2012, novas contribuições foram feitas ao texto. A Comissão de Estudo avalia que em maio seja possível concluir as alterações nos textos e encaminhá-los para nova consulta.

Krisdany Cavalcante - Coordenador do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) - ABNT

Após a Consulta Pública da ABNT, com votação em dezembro do ano passado, o processo de revisão das normas brasileiras de acústica, a NBR 10.151 e a NBR 10.152, passa agora por nova análise do texto. Após o período de 60 dias de consulta nacional, a Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02: 135.01) se reuniu e analisou as críticas, os elogios e as contribuições encaminhadas. O objetivo é que na reunião da Comissão, prevista para maio, seja possível concluir as alterações nos textos e encaminhar para nova consulta.

O coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações, do CB-02/ABNT, engenheiro Krisdany Cavalcante, fala nessa entrevista sobre as principais mudanças nos textos das normas. Segundo ele, a Comissão resolveu por dividir a ABNT NBR 10.151 em três partes. Havia ainda redundância entre os capítulos de terminologia e instrumentação nas duas normas. Assim, para evitar que a NBR 10.152 ficasse extensa, esses capítulos estão sendo referenciados na norma NBR 10.151 parte 1. Para Cavalcante, as normas têm grande importância para a acústica brasileira. Portanto, é muito importante que todos participem da fase de elaboração dos projetos, enviando suas propostas e comparecendo às reuniões. 

Como vem acontecendo o processo de consulta das normas nacionais de Acústica desde que entraram em revisão?

Em 2012 a Comissão de Desempenho Acústico de Edificações, do CB-02/ABNT elaborou e encaminhou à Consulta Nacional dois projetos de revisão, um da norma ABNT NBR 10.151 e outro da ABNT NBR 10.152. Após o período de 60 dias de consulta nacional, a comissão se reuniu e analisou as críticas, os elogios e as contribuições encaminhadas. Esperamos que na próxima reunião, prevista para maio, possamos concluir as alterações nos textos e encaminhar para nova consulta.

Quais os pontos mais polêmicos que apareceram durante o período de consulta no texto da NBR 10.151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações?

Todas as contribuições são muito relevantes, porém, o debate sobre a alteração ou não dos atuais níveis de critério de avalição ainda está em andamento. Na próxima reunião, esse ponto constará na pauta para conclusão e finalização dos trabalhos.

Quais as modificações estão sendo feitas na NBR 10151? E quais os consensos já conseguidos?

Durante a Consulta Nacional, recebemos críticas quanto ao tamanho do projeto. Assim a Comissão deliberou por dividir a ABNT NBR 10.151 em três partes. A parte 1 trata das terminologias e instrumentação. A parte 2 traz os procedimentos de aplicações gerais, bem como os critérios de avaliação. Já a parte 3, em fase de elaboração, aborda os procedimentos de medição e os critérios de avaliação sonora de sistemas de transporte aeroviário, aquático, ferroviário, metroviário e rodoviário.

E em relação à NBR 10.152, quais os pontos mais polêmicos que apareceram durante o período de consulta?

De modo geral, nem os procedimentos, nem os critérios de avaliação foram criticados. A principal questão dizia respeito à redundância entre os capítulos de terminologia e instrumentação das normas NBR 10.151 e NBR 10.152. Assim, para evitar que a NBR 10.152 ficasse extensa, esses capítulos estão sendo referenciados na norma NBR 10.151 parte 1, evitando assim a redundância. 

Quais os capítulos da NBR 10.152 devem sofrer maiores alterações e por que? Quais os pontos mais polêmicos e como devem ser resolvidos?

Com a revisão, o projeto ficou estruturado em um número menor de páginas. A Comissão deliberou também que irá apresentar à consulta nacional a NBR 10.152 parte 1 (Níveis de pressão sonora), elaborar e apresentar posteriormente a parte 2 (Tempo de reverberação).

Como ficaram os valores de limites sonoros recomendados como ideais para projeto, de acordo com o tipo de espaço e finalidade de uso?

Basicamente não houve alteração. Em alguns ambientes os critérios foram ajustados, sempre por consenso da Comissão.

As mudanças nas terminologias e procedimentos de avaliação foram mantidas?

Em relação às normas de 1987 e de 2000 sim. É muito importante atualizarmos os termos e as definições harmonizando-os com as normas internacionais publicadas pela ISO e pela IEC.

Quando as duas normas voltarão para Consulta Nacional? Quais as expectativas referentes a sugestões e mudanças no texto? Quando as normas devem ser definitivamente publicadas?

Esperamos que na próxima reunião, prevista para maio, já possamos aprovar e encaminhar à Consulta Nacional os projetos da NBR 10.151-1, NBR 10.151-2 e NBR 10.152-1. Esperamos também, em setembro, encaminhar à Consulta Nacional os projetos da NBR 10.151-3 e da NBR 10.152-2, que já estão sendo elaborados pela Comissão.

Qual a importância de todo esse processo de revisão das normas nacionais de acústica?

Estas normas têm grande importância para a acústica brasileira e são amplamente aplicadas em projetos, análises, fiscalização e planejamento. Portanto, é muito importante que todos participem da fase de elaboração dos projetos, enviando suas propostas e comparecendo às reuniões. Assim, quando retornar à Consulta Nacional, esperamos que os projetos sejam confirmados e logo publicados pela ABNT. Contamos com a participação e contribuição propositivas dos associados da ProAcústica nesse processo e, desde já ,agradecemos o apoio do Davi Akkerman e de toda a diretoria no desenvolvimento dos nossos trabalhos em prol da acústica e do Brasil.