ProAcústica realiza estudo inédito sobre o mercado de acústica no Brasil

O mapeamento, a ser apresentado em agosto, visa iniciar a construção de dados macroeconômicos e de distribuição geográfica do mercado de acústica na construção civil brasileira, ferramenta para compreender o tamanho, a representatividade, e o potencial do segmento, a fim de fundamentar e balizar as relações da entidade junto aos seus associados, sociedade civil e governos. Conheça mais detalhes desta pesquisa em entrevista com Luciano Nakad Marcolino, vice-presidente de Comunicação e Marketing da ProAcústica.

Luciano Nakad Marcolino, vice-presidente de Comunicação e Marketing da ProAcústicaEm agosto, a ProAcústica apresentará os resultados de uma pesquisa inédita a respeito do mercado de acústica na construção civil brasileira. O evento contará com a presença dos profissionais das empresas associadas e convidadas que contribuíram para o levantamento de dados do estudo, importantes para a amostragem do setor. A Criactive, empresa responsável pela pesquisa, fará a apresentação do relatório executivo. Haverá ainda um palestrante da área econômica para falar sobre as atuais perspectivas do mercado da construção civil.

De acordo com o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ProAcústica, Luciano Nakad Marcolino, o objetivo desse mapeamento foi obter dados macroeconômicos e de distribuição geográfica do mercado de acústica na construção civil brasileira. “Trata-se de um instrumento fundamental para a melhor compreensão do tamanho, da representatividade, da força e do potencial desse segmento, a fim de fundamentar e balizar as relações da entidade junto aos seus associados, sociedade civil e governos. O universo pesquisado foi composto de empresas associadas e possíveis futuras associadas”, explica ele.

A ProAcústica foi criada oficialmente no final de 2011, com 13 sócios fundadores. Hoje, passados mais de três anos, a associação conta com 65 afiliados, desde a indústria fornecedora de soluções acústicas, com 57% de participação, seguido de 31% de consultorias, e 12% de sócios representantes das áreas de distribuição e instalação, além dos sócios beneméritos e fundadores.

“Para conduzir o projeto foi contratada a Criactive Assessoria Comercial, empresa especializada em pesquisas na área da construção civil, que teve a missão de levantar os dados. Pesquisadores entraram em contato com os ‘tomadores de decisão’ das principais empresas do setor para fazer as entrevistas” esclarece Marcolino.

Segundo ele, a Criactive é a única a ter acesso aos dados coletados, mantendo os padrões éticos de pesquisa de mercado. Os dados das empresas consultadas e as informações disponibilizadas serão tratadas de forma confidencial, unicamente para essa pesquisa. A próxima edição da newsletter ProAcústica trará todos os dados da pesquisa. Leia, a seguir, a entrevista de Marcolino sobre a pesquisa.

Por que a ProAcústica teve a iniciativa de fazer o mapeamento do mercado de acústica no Brasil? Quais os principais objetivos?

O objetivo foi obter dados macroeconômicos e de distribuição geográfica no Brasil do mercado de acústica na construção civil, representado pelas empresas associadas e “prospects”. Trata-se de um instrumento fundamental para a melhor compreensão do tamanho, da representatividade, da força e do potencial desse segmento, a fim de fundamentar e balizar as relações da entidade junto aos seus associados, sociedade civil e governos. Nesta primeira pesquisa, o principal objetivo foi iniciar, a partir de uma amostragem, a construção de dados setoriais. Isto permitirá ao longo dos próximos anos e com futuras pesquisas complementares, aprimorar as informações do tamanho real do mercado de acústica no país e assim identificar a representatividade das empresas associadas em relação ao mercado.

Por que a Criactive foi a empresa responsável pelo trabalho?

Porque é uma empresa especializada em pesquisas na área da construção civil, que teve a missão de levantar os dados que expressam o desempenho do setor de acústica no Brasil.

Quantas reuniões preparatórias ocorreram e quais os pontos discutidos para serem incluídos na pesquisa?

Ocorreram diversas reuniões e troca constante de informações. Os principais tópicos pesquisados tratados foram a como o mercado está segmentado; participação das empresas nas faixas de faturamento e número de funcionários; percentual do faturamento voltado para produtos, soluções ou serviços acústicos; principais tipos de obras em que atuam; crescimento do mercado de acústica em 2014 e expectativas para 2015; visão e satisfação dos associados em relação a ProAcústica.

Qual a metodologia utilizada e qual o perfil dos participantes? Que tipo de profissionais e empresas foram pesquisados? Quantos responderam aos questionários?

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, intitulada Piloto, foram entrevistadas 10 empresas com o intuito de testar o formulário, identificando o tipo de resposta por questão. Algumas foram ajustadas, outras mantidas e novas foram incluídas, validando o formulário a ser aplicado a todo o mailing. Para promover a participação de todos, na segunda etapa do projeto foi elaborada uma carta, mostrando os objetivos da pesquisa e a importância da participação das empresas entrevistadas. Para obtenção de informações mais fidedignas foram entrevistados os contatos indicados pela ProAcústica, ou seus substitutos, em geral, diretores ou gerentes.

Neste primeiro levantamento, a partir de uma amostra de 105 entrevistados, a ProAcústica forneceu o mailing de 66 empresas associadas. O envio da carta resultou na colaboração de 100% destas empresas. Outras 39 empresas não associadas, que a ProAcústica enxerga como importantes para o setor, foram convidadas a participar do projeto. Seguido o mesmo fluxo das associadas, a participação também resultou em 100%, o que é um resultado extremamente satisfatório em uma pesquisa.

Como foi feita a pesquisa, de forma presencial ou online?

Pesquisadores entraram em contato, via telefone, com os diretores e gerentes das principais empresas do setor. A Criactive é a única a ter acesso aos dados coletados, seguindo os padrões éticos de pesquisa de mercado. Os dados das empresas consultadas e as informações disponibilizadas por elas serão tratadas de forma confidencial e terão unicamente a finalidade de constar desta pesquisa. Elas não serão divulgadas de forma individual, pois são consideradas confidenciais e estratégicas das empresas.