Proteja sua casa dos ruídos externos!

Título | Proteja sua casa dos ruídos externos!
Autor | Thiago H. Arasaki
Fonte | Fórum da Construção – Portal IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura
Conteúdo na integra | download pdf
Link | acesse aqui.

Depois de chegar em casa após um dia de trabalho, o que você mais quer é sossego para descansar. Mas como fazer isso com todo barulho que vem de fora? Principalmente se você vive nas grandes cidades e em prédios com vizinhos por todos os lados?
 
Bem, com algumas dicas você pode amenizar os efeitos, mesmo com seu imóvel já construído. Primeiramente você deve identificar de onde vem o barulho. Caso seja proveniente de casas noturnas, bares, ou da rua mesmo, o problema recai somente sobre o morador. Você deve reclamar com as autoridades municipais sobre o excesso de barulho e aumentar o isolamento da sua casa.

Os vilões principais são as aberturas. No Brasil os caixilhos de portas e janelas não costumam ser 100% confiáveis. Caso entre água por eles, com certeza o som passará muito mais facilmente. Claro que se você quer um isolamente acústico eficiente, terá que pagar mais por isso, usando esquadrias de pvc e vidros duplos nas janelas, por exemplo. É mais caro, mas o efeito é notório.
 
Nas portas pode-se usar borrachas de vedação nas suas extremidades. As paredes, que estão sendo feitas cada vez mais finas, também deixam passar muitos ruídos. As paredes feitas de drywall podem vir com revestimentos como lã de rocha ou placas de gesso acartonado, que melhoram muito o conforto acústico. Para evitar o quebra-quebra, você pode revestir as paredes voltadas para o barulho externo com carpetes. A opção de placas de gesso normalmente são mais aplicavéis pela praticidade e também por serem anti-alérgicas. Dependendo do barulho, um papel de parede texturizado já ajuda no isolamento.
 
Mais saiba que é impossível barrar todo o barulho vindo de fora. Com o imóvel já pronto, as medidas são somente paliativas. Em edifícios, onde o barulho vem dos vizinhos, o som se espalha pelas vigas e lajes. Para não incomodar o vizinho de baixo, você pode colocar mantas acústicas sobre o piso, para diminuir o ruído feito por sapatos, por exemplo.
 
O barulho vindo do vizinho de cima pode ser amenizado com forros acústicos, mas para evitar mesmo o barulho, somente acabando com ele na fonte, ou seja, seria preciso retirar o piso do seu vizinho, colocar materiais isolantes e instalar o piso novamente.
 
Mas a principal dica, é ter bom senso. Morar hoje nas cidades, em uma sociedade coletiva, requer esforço de todos os lados. O respeito entre vizinhos é fundamental, tanto de quem faz o barulho, quanto de quem ouve. É impossível pensar em viver hoje sem ouvir nenhum barulho proveniente do lado de fora da sua casa ou dos vizinhos. O diálogo entre moradores sempre é o melhor negócio.