LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Se toda crise traz uma oportunidade, essa é a hora de reaprender a ouvir

06/05/2020 - 13:12

A pandemia de Covid-19 transformou a vida de milhares de pessoas pelo mundo. Uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade ocasionou o fechamento de locais de convívio, comércio, estudo e trabalho. Mais ainda, obrigou a população ao confinamento em suas casas como proteção à transmissão da doença. Como causa ao isolamento e afastamento social, houve a diminuição do nível de poluição sonora presente nas comunidades modernas das grandes cidades, dando origem a novos fenômenos. Alguns previsíveis, como o aumento dos atritos causados pela má convivência sonora entre humanos presos por longos períodos em condomínios residenciais; outros inusitados, como a presença de animais em locais de alta concentração urbana; e outros tristes, dadas as circunstâncias de uma pandemia com profundos impactos econômicos e sociais.

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo

Em meio a essa conjunção de fatores, a ProAcústica lançou a campanha #SonsQueAmo. A ação tem como objetivo causar uma reação positiva da sociedade como forma de expressão de liberdade frente à imobilidade e ao silêncio. E incentiva as pessoas a gravarem com os celulares vídeos com áudio que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama. A ideia foi ampliar uma corrente positiva por meio de postagens via upload ou link do canal Youtube do internauta, diretamente no hotsite da campanha ou, ainda, ser publicado como um feed na rede social Instagram, acompanhado da #SonsQueAmo e marcando @associacaoproacustica. A campanha se estende até outubro deste ano.

O movimento fez parte das ações do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD BR), comemorado no dia 29 de abril, e integra o calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020/21, organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual. O INAD é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Cartilha do bom convívio

Sobre as questões que envolvem as dificuldades do bom convívio sonoro em residências, a ProAcústica está desenvolvendo uma cartilha com dicas de boa convivência sonora em condomínios durante a quarentena de Covid-19. O material irá abordar o problema da ocupação intensa e constante de pessoas em casa por longos períodos e os impactos no convívio sonoro entre vizinhos.

O material a ser produzido pela ProAcústica trará soluções para o home office, com orientações para que as rotinas individuais não impactem as atividades coletivas e não gerem atritos em um momento de isolamento social. Explicará conceitos básicos de acústica em edificações para que as pessoas evitem arrastar móveis, efetuem o mínimo de reparos e consertos possíveis. E tratará da importante questão das crianças impedidas de saírem de apartamentos, tendo elas toda energia para gerar ruídos importunos aos vizinhos. Essas e outras situações serão estruturadas para tentar contribuir com o momento delicado.

Para o advogado especialista em condomínios, Márcio Rachkorsky, que se preparou para o pior durante a pandemia, a surpresa foi que, “em um passo de mágica as pessoas ficaram mais tolerantes, os conflitos, não sei se diminuíram, mas não aumentaram muito. Eu consegui identificar uma consciência coletiva muito grande na maioria das pessoas. Óbvio que houve conflitos pontuais, mas eram casos extremos e no geral a coisa funcionou bem, estou bem orgulhoso”.

Quanto aos principais motivos de conflitos entre os moradores nesse período de quarentena, Rachkorsky elenca desde coisas corriqueiras como barulho de salto, de liquidificador, criança correndo, pequenos barulhinhos, música e vídeo game altos.

Com relação ao desempenho acústico das edificações, Rachkorsky explica, como advogado que cuida de centenas de condomínios, que os apartamentos mais antigos possuem melhor desempenho acústico. “É curioso porque antigamente não existia a Norma de Desempenho mas, ainda assim, a percepção que tenho é a de que nos empreendimentos novos a qualidade acústica é sofrível. Em prédios antigos percebemos muito menos conflito por conta de barulho. Acho que as incorporadoras deveriam ter uma preocupação maior com esse item”, finaliza.

Veja também

25

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

Tendências e adequações da acústica arquitetônica em templos religiosos

O som, o silêncio e as religiões são manifestações indissociáveis. Em muitos rituais o ápice espiritual acontece por caminhos que percorrem o subconsciente, tendo o som ou o silêncio como veículos para o alcance do transe, do êxtase ou do júbilo. Tambores, flautas, cantos, do gregoriano ao gospel à música clássica, além da fala humana dos sermões e pregações, formam o cenário sonoro em templos religiosos. Assim a acústica nesses espaços ganha protagonismo no processo de materialização de sentimentos, emoções e experiências. Efeito que bate forte em corações e mentes.

Presidente do Inter-Noise 2021 antecipa temas abordados e dá o

Presidente do Inter-Noise 2021 antecipa temas abordados e dá o "tom" do evento que marca os 50 anos do maior Congresso e Exposição Internacional sobre Engenharia e Controle de Ruído

Nos 50 anos do Inter-Noise (Congresso Internacional e Exposição sobre Engenharia e Controle de Ruído), a ser comemorado e realizado em 2021, de 1 a 4 de agosto, em Washington, DC, EUA, o ProAcústica News foi conversar com o seu presidente, o professor Dr. Raj Singh. Bem conhecido pela pesquisa em fontes de ruído de máquinas, isolamento de vibração e dinâmica não linear, com aplicações em veículos, aparelhos e sistemas de engrenagens, Dr. Singh é membro de quatro entidades profissionais (ASA, ASME, SAE e INCE/ EUA) e recebeu importantes prêmios nacionais (EUA) tanto em ensino quanto em pesquisa. Publicou mais de 240 artigos em periódicos e orientou mais de 170 alunos com teses. Também, foi presidente do Inter-Noise 2002, realizado em Dearborn (EUA).

O papel e o desempenho da acústica nos diferentes espaços das escolas com a retomada das aulas

O papel e o desempenho da acústica nos diferentes espaços das escolas com a retomada das aulas

A importância do relacionamento social promovido por instituições de ensino e o impacto positivo do seu papel no desenvolvimento de crianças e jovens ficou evidente com a pandemia da Covid-19. Um aspecto ficou claro, os alunos estarem longe das escolas é algo muito prejudicial à saúde da sociedade. O contato diário entre crianças e jovens em um ambiente controlado, com espaço físico que forneça as condições para o desempenho dos estudos, ainda é a melhor invenção humana para a educação. E o conforto acústico, nesses ambientes, se mostra, cada vez mais, como item de extrema necessidade para a fruição da comunicação e concentração em um momento chave da vida.

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda