LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

20/04/2020 - 14:22

#SonsQueAmo: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

As imagens da praça da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com o papa Francisco rezando a Santa Missa, é uma das mais emblemáticas dos tempos que estamos passando. Completamente vazia e repleta de esperança, o extremo silêncio é pano de fundo para as palavras de resistência de um dos mais importantes líderes mundiais, convocando cristãos e não-cristãos para uma luta conjunta.

Vazias e silenciosas, as cidades ao redor do mundo ouvem os cantos dos pássaros e o ruído das folhas que se movem nas árvores. Era assim o mundo antes da humanidade ocupá-la?

Refletindo sobre os impactos mundiais - após o afastamento social que nos foi imposto pela pandemia do Coronavírus -, a ProAcústica lança a campanha #SonsQueAmo, no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad BR, em 29 de abril de 2020. O Inad é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Esta ação faz parte do calendário do Ano Internacional do Som organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.
        
A campanha #SonsQueAmo representa uma forma de expressão e liberdade contra a imobilidade e o silêncio causado nestes tempos de reclusão e pretende se tornar uma plataforma participativa e colaborativa de iniciativas criadas tendo o som como ferramenta.
    
Em meio ao isolamento, a ProAcústica propõe atenção sobre o alerta que o Planeta está nos proporcionando. Como as pessoas se tornaram ilhas, a campanha #SonsQueAmo pretende ajudar a criar pontes de afeto. Remontar penínsulas afetivas por meio de mensagens de carinho de quem se viu em novos momentos com a família ou sozinho - em casa. E reviver a sensação de continente social com os sons resgatados nesses momentos.
    
A sociedade se reinventa. De repente, a vista da cidade se fez em uma opção, a da moldura de uma janela. As comemorações ganharam ar de coletividade e de solidariedade por meio do som. As tradicionais músicas de parabéns, cantadas nos aniversários em casa, hoje são entoadas por ruas inteiras, prédios e condomínios assim como aplausos, solos musicais, entre tantas outras manifestações sonoras.
    
#SonsQueAmo vem trazer esperança, senso de pertencimento e coletividade. Uma plataforma para expor reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários ou as iniciativas de pessoas que buscam contato e encontram no som o canal de expressão. Conversas nas janelas, músicas compartilhadas nas varandas, canto de pássaros identificados, mas antes despercebidos, trabalho envolvido pela brincadeira de crianças ao fundo, sons que passaram a tocar na alma e no coração com muita emoção.
    
Uma nova organização que precisa de ajustes e consciência. Formas de boa convivência sonora nas cidades, no trânsito, nas casas, nos condomínios, hospitais e escolas são importantes para serem disseminadas e por meio da #SonsQueAmo.  A falta de ruído nas cidades, causada pelo afastamento social, não representa só ausência, dor, sofrimento ou insegurança, mas contribui para refletir um caminho futuro. Do som que amamos se contrapondo ao ruído que não gostamos, mas que são necessários para a manutenção da vida e constituem a nossa própria existência!

Venha fazer parte desta onda! Os sons entre corações e mentes!
Envie ou compartilhe vídeos de sons que acalmam, emocionam, movem...que você mais ama!

Campanha #SonsQueAmo
Realização: ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica
Lançamento: 29/04/20 - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - INAD BR
Duração: de 29/04 a 31/10/20
Sobre a campanha: www.proacustica.org.br/inad/2020/




Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

O conforto acústico em hospitais, mais do que uma solução de arquitetura e engenharia, é um ato de cuidado com o ser humano

O conforto acústico em hospitais, mais do que uma solução de arquitetura e engenharia, é um ato de cuidado com o ser humano

A acústica hospitalar é um dos mais complexos desafios para os profissionais que atuam no setor. Amenizar os impactos da pressão sonora proveniente do entorno - na envoltória, principalmente no ambiente urbano -, ou equalizar e condicionar a acústica dos espaços, com a diversidade de usos e finalidades distintas - no convívio ininterrupto com equipamentos e sinais sonoros é algo que demanda um profundo estudo da engenharia acústica.

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Uma plataforma global, digital e online para o compartilhamento de conhecimento sobre acústica é o que promete ser o 49º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (Inter-Noise – Seul - 2020), que acontecerá de 23 a 26 de agosto, na Coreia do Sul.

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda