Patrocinadores

  • Harmonia
  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Projeto de acústica do Auditório do CNC, em Brasília, tem ênfase na sustentabilidade

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Projeto da Síntese para o auditório do Centro Empresarial da Confederação Nacional do Comércio, em Brasília, teve a missão de utilizar materiais sustentáveis e conseguir desempenho acústico para o som residual de 35,3dB(A)

Auditório do CNC, em Brasília

O Complexo empresarial da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília (DF), é um dos mais recentes empreendimentos de escritórios da capital federal. Construído pela SVC Construções, em terreno de 154 mil m², a obra está localizada no Setor de Autarquias Norte.

O empreendimento, com quatro torres e quatro subsolos, com 15 tipos e um pavimento duplex, foi projetado com um amplo hall de entrada com pé direito duplo. Concebido com base na sustentabilidade, o CNC é um dos primeiros e maiores complexos empresariais a obter a certificação LEED Gold em Brasília.

Confederação Nacional do Comércio (CNC)

Além de oferecer áreas de convivência e serviços no térreo, com lojas, quiosque central coberto destinado a serviço de bar e lanches, complementou a infraestrutura do conjunto um auditório para 400 pessoas no primeiro subsolo, equipado com recursos multimídia, salas de conferência, bar e copa.

A Síntese Acústica Arquitetônica desenvolveu o projeto de acústica arquitetônica do auditório (com todas as soluções técnicas e estéticas), e se baseou nas principais necessidades do cliente, que necessitava de um espaço esteticamente agradável e que garantisse qualidade acústica. De acordo com a arquiteta Cândida Maciel, da Síntese, os pontos mais importantes envolveram inteligibilidade da fala, isolamento acústico, tempo de reverberação o mais próximo do ideal e viabilidade econômica.

Auditório CNC - Brasília

“Por estar localizado no subsolo abaixo do piso térreo, que tem intensa circulação de pessoas, além de uma fonte d’água, foi necessário utilizar de mantas de pneu reciclado na laje superior para evitar o ruído aéreo e de impacto, pois o auditório foi desenvolvido para palestras e conferências”, explica Cândida. Outra das exigências do cliente era utilizar produtos que atendessem ao programa de certificação LEED, fabricados com materiais reciclados e recicláveis, por exemplo, e produtos com baixa emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), tais como adesivos, selantes, tintas e revestimentos, a fim de reduzir a quantidade de contaminantes do ar interno; além de sistemas de iluminação de alta eficiência, e produtos economizadores de água.

Auditório CNC - Brasília

Desempenho acústico

Para alcançar o desempenho acústico especificado no projeto, os painéis para reforço sonoro do forro e das paredes foram instalados de forma inclinada na área próxima ao palco. A escolha recaiu sobre painéis frisados com perfuração (recheados com lã de poliéster) e sem perfuração (nas áreas com objetivo de reforço sonoro). Nessa área foi utilizado também um painel de madeira disposto em vários níveis, com objetivo melhorar a difusão sonora.

“No fundo do auditório foram empregados os mesmos painéis perfurados com recheio de lã de poliéster. Outros materiais utilizados foram o forro mineral (em algumas áreas) e revestimento de espuma de poliuretano forrada com tecido. A atenuação sonora exigiu reforços nas paredes, feitos com drywall recheado com lã mineral, além de portas acústicas de 30dB”, esclarece Cândida. Para reduzir o ruído, as tubulações hidráulicas foram enclausuradas no entreforro em caixas executadas em sistema drywall preenchidas com lã mineral.

“Assim, conseguimos de atender o objetivo proposto para o som residual de 35,3dB(A), com o ar condicionado em funcionamento.  Isso exigiu uma interação, incentivada pelo cliente, com os demais projetos, em especial com o projetista de ar condicionado, para o qual requisitamos insuflamento de baixa velocidade a fim de atender os níveis de pressão sonora solicitados. Esta aferição sonora foi realizada após a conclusão da obra”, destaca a arquiteta.

O mobiliário escolhido com a aprovação do cliente apresentava ensaios de absorção sonora, o que garantiu uma maior precisão nos cálculos. “Optamos principalmente por materiais industrializados com laudos de acústica, incêndio e comprovação de baixa emissão de COV”, ressalta Cândida.

Fotos | fotógrafo Edgar César        

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

O dia da conscientização sobre os graves problemas da poluição sonora, este ano, trouxe uma veia bem humorada. A famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de combate às diversas formas de perturbação acústica sem abrir mão da leveza. O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. “Vamos treinar nossas equipes para trabalhar no combate a esse problema. E isso tem que estar na pauta do prefeito e das outras secretarias”.

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

Com uma linguagem moderna e impactante a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, a ProAcústica, lança um vídeo que ultrapassa as barreiras institucionais e pode servir como fonte de inspiração para pessoas que buscam realizar atividades transformadoras na sociedade.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda


Acesso à conteúdos exclusivos

Digite seu e-mail no campo abaixo. Se possuir cadastro o acesso será liberado. Caso contrário preencha seus dados gratuitamente para ter acesso a este e demais conteúdos do site.