LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Palavra do Presidente: Ago-Set/2018

25/09/2018 - 11:04

Proativa. Essa palavra traduz o que é a ProAcústica. Mesmo com a instabilidade política e econômica e às vésperas da eleição presidencial no Brasil a associação entrou o segundo semestre com muito vigor.

Palavra do Presidente: Ago-Set/18

Deu um baile com a estreia na High Design, Home & Office Expo. No espaço ARQ+ Smart Construction foi montada a Ilha ProAcústica, com a presença de quatro expositores - Atenuasom, Aubicon, Casalille e Owa Sonex -, que apresentaram as últimas novidades em design, tecnologia e inovação de soluções acústica para os mercados residencial e corporativo. No quesito conteúdo, o hit ficou por conta dos talks - encontros curtos em formato de TED - organizados pela ProAcústica com curadoria e mediação da Arcoweb e Revista Projeto, que ocorreram duas vezes ao dia. Dele participaram profissionais de arquitetura e design, que abordaram temas relacionados ao conforto no mercado imobiliário impactado pela Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, bem como a importância do tema acústica na especificação dos projetos de arquitetura e design de interiores, o conceito de neuroarquitetura, design e o mercado corporativo, entre outros. O sucesso e os resultados foram surpreendentes. Encontros lotados e muito conhecimento!

Em eventos internacionais a ProAcústica e o Brasil ganharam projeção com a representação no Inter-Noise, em Chicago. Estiveram presentes membros da diretoria, representantes de associados com a visita e apresentação de trabalhos. Nas representações brasileiras, destaque para a sessão tripla sobre o Mapa Piloto de Ruído de São Paulo, com a apresentação de Marcos Holtz, Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, sobre o que já foi feito e futuros passos; o trabalho do arquiteto,Teddy Yanagiya, da Harmonia Acústica, sobre uma proposta do mapa de capacidade acústica para a região do mapa piloto, e o paper de Antonio Notário, da Datakustik, representada no Brasil pela Acoem, que trouxe um método de otimização baseado na experiência do Mapa Piloto de São Paulo.

Outro mérito da associação e de grande projeção foi a nomeação do ex-presidente, o engenheiro Davi Akkerman, pelo Conselho Diretor do I-INCE (International Institute for Noise Control Engineering), como Vice-Presidente da Região Pan-America.

Além disso, ficou formalizada a realização do Inter-Noise 2021 em Washington DC, com a codireção inédita da ProAcústica. Prevê-se a organização de uma sessão técnica paralela dentro do congresso dedicada exclusivamente aos países da América Latina, onde serão abordados dois temas centrais, de Acústica Ambiental e Acústica de Edifícios.

Todo este envolvimento com o time brasileiro na organização do evento de 2021 e o retorno positivo esperado, contará muito para a candidatura bem como a possível obtenção do direito de sediarmos no Brasil, o Inter-Noise seguinte das Américas em 2024!

Com relação à colaboração no desenvolvimento de normas técnicas, a ProAcústica participa, em especial, dos trabalhos de revisão e adequação da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) estando representada pelo Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, que é o atual relator do grupo de trabalho Desempenho Acústico.

E aguardem, em novembro está previsto um evento com conteúdo para os associados onde serão apresentados em formato de talks, as ações técnicas e de marketing realizadas pela ProAcústica.

E, como resultado dos trabalhos dos nossos Grupos Técnicos, está em fase de finalização e entrando para editoração, a produção dos: “Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica de Auditórios” e “Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas”. Aguardem!

Todo esse trabalho envolve a dedicação de uma equipe devotada à excelência que compreende com exatidão o valor do investimento das 73 empresas associadas que fazem parte da ProAcústica.

Obrigado e um abraço!

Edison Claro de Moraes - Presidente Executivo

Veja o quadro atual das Empresas Associadas ProAcústica:

Empresas associadas ProAcústica

Veja também

1108

Palavra do Presidente: Ago-Set/2019

Palavra do Presidente: Ago-Set/2019

Uma mostra da força que temos como entidade e o quanto podemos avançar ficou evidente após os resultados das ações desse último trimestre. A participação expressiva dos associados na 1ª reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalhos, realizada em agosto, os lançamentos do Manual para Qualidade Acústica de Auditórios e dos Programas InterLab e QualiLab são apenas alguns exemplos. Confira o que fizemos a favor do associativismo!

Palavra do Presidente: Mai-Jun/2019

Palavra do Presidente: Mai-Jun/2019

Começamos o segundo trimestre com uma série de vitórias para o setor. Em maio, foi publicada a terceira revisão da norma acústica ABNT NBR 10151 e a regulamentação do Mapa do Ruído Urbano de São Paulo. E continuamos seguindo com a agenda de atividades da associação.

Palavra do Presidente: Mar-Abr/2019

Palavra do Presidente: Mar-Abr/2019

A ProAcústica, mesmo com todas intempéries econômicas e políticas, segue com esforço seu rumo produtivo, cumprindo e participando da agenda de eventos. Com muito gás iniciamos as atividades do ano. Confira nesta edição.

Notícias

Selo ruído: regulamentação alerta consumidor para perigos da poluição sonora

Inmetro aponta para o consumidor para problemas de saúde mental e física. Veja lista com os eletrodomésticos mais barulhentos


Barulho de conversas no escritório gera sobrecarga mental, alerta especialista francês

Estudo mostra que trabalhar em ambiente com alto índice de conversas paralelas pode causar fadiga, estresse e afretar sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.


Agenda