Palavra do Presidente: Ago-Set/2019

Uma mostra da força que temos como entidade e o quanto podemos avançar ficou evidente após os resultados das ações desse último trimestre. A participação expressiva dos associados na 1ª reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalhos, realizada em agosto, os lançamentos do Manual para Qualidade Acústica de Auditórios e dos Programas InterLab e QualiLab são apenas alguns exemplos. Confira o que fizemos a favor do associativismo!

Um dos principais motores do associativismo é a produção de conteúdo técnico com normativas que promovam melhorias na qualidade, produtividade e desempenho das soluções oferecidas pelas empresas do setor. A participação expressiva dos associados na 1ª reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalhos, realizada em agosto, foi uma mostra da força que temos como entidade e do quanto podemos avançar.

A partir desse encontro, chamou a atenção, não só a quantidade, mas a qualidade e intensidade da participação de representantes das empresas associadas nas sete reuniões promovidas na sequência, como 1ª e 2ª Reunião GT NBR 10151 e 1ª Reunião GT INAD, no âmbito do Comitê Acústica Ambiental; a 1ª Reunião GT Norma Tratamento Acústico no Comitê Acústica Edificações e 1º Reunião GT Controle de Ruído e Vibrações, 1º Reunião GT Escolas e GT Salas Especiais, no Comitê Acústica de Salas.

A participação da ProAcústica, pela segunda vez, na feira High Design, Home & Office Expo 2019 mostrou que o evento é uma das melhores plataformas de conteúdo e relacionamento para as empresas do setor com arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas de alto padrão, compradores internacionais e investidores. Na ocasião, as empresas associadas expuseram os produtos na Ilha ProAcústica; os consultores participaram de talks no espaço ARQ+ Smart Construction, e a entidade lançou o Manual para Qualidade Acústica de Auditórios – um guia prático e orientativo com boas práticas para os projetos de acústica de auditórios.

Como forma de promover o aprimoramento técnico e a garantia de resultados seguros das medições das empresas do setor, demos continuidade ao trabalho que vem sendo realizado com o lançamento da 4a Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (InterLab) a da 1ª Edição do Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo (QualiLab).

Programas InterLab e QualiLab

Para encerrar esse resumo de ações em que a entidade obteve bons resultados, saliento o apoio que estamos dando para a realização do 1º Hush City Soundwalkuma caminhada na Avenida Paulista realizada para ouvir a cidade e avaliar os pontos mais silenciosos e registrá-los no aplicativo Hush City. A ação acontece em parceria com o programa Global Hush City Soundwalks e mostra, mais uma vez, a tradição e vocação que a ProAcústica tem em mobilizar a sociedade em prol do combate à poluição sonora.

Eleições

O mês de setembro de 2019 marca a história da ProAcústica com a realização da Assembleia Geral Ordinária de renovação da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo. A participação das empresas associadas no processo eleitoral representa um compromisso ético que atende às normas estatutárias e garante direitos e deveres aos associados. O ato significa mais do que isso, é uma das formas de contribuição para o prestígio e a prosperidade da associação e da classe empresarial que ela representa.

Das atuais 74 empresas associadas, 58 tinham direito a voto e 29 votaram. Portanto, 50% das empresas aptas participaram desse processo, sendo 28 votos em chapa única e 01 voto em branco.

Na ocasião, por meio de votação, foram eleitos: 

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente Executivo | Luciano Nakad Marcolino
(Owa Brasil Produtos Acústicos Indústria, Imp., Exp. Ltda.)
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra
(Aubicon Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Marcos Cesar de Barros Holtz
(Harmonia Acústica Ltda.)
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Carlos Henrique Mattar
(Placo do Brasil Ltda.)
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Edison Claro de Moraes
(Atenua-Som Ind. e Com. Ltda.)
Vice-Presidente de Recursos Associativos | José Carlos Giner
(Environmental Solutions Consultoria Ltda.)

CONSELHO ADMINISTRATIVO 

Presidente | Omair Roberto Zorzi
(Knauf do Brasil Ltda.)
Vice-Presidente | Eduardo Volkart da Rosa
(Altenburg Textil Ltda.)
Conselheiro 1 (efetivo) | Rafael Schmitt
(Scala dB Acústica Ltda.)
Conselheiro 2 (efetivo) | Lineu Passeri Júnior
(Passeri Arquitetos Associados Ltda.)
Conselheiro 3 (efetivo) | Rafael Siais Furtado
(Isar Isolamentos Térmicos e Acústicos Ltda.)
Conselheiro 4 (suplente) | Cândida de Almeida Maciel
(Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)
Conselheiro 5 (suplente) | Olavo Fonseca Filho
(Sonar Engenharia Ltda.)
Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy
(Modal Acústica e Engenharia Ltda.)

Parabenizo a todos os associados e eleitos pela participação. Desejo sucesso na próxima gestão!

Edison Claro de Moraes
Presidente Executivo
Setembro 2019