Palavra do Presidente: Mai-Jun/2018

Nos últimos meses, a nossa entidade voltou a ganhar repercussão na mídia, entre outras ações com o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – Inad SP 2018  e o lançamento do Mapa de Ruído da cidade de São Paulo, e quem acompanha a newsletter conhece o caminho que temos percorrido. Com tudo isso, queremos compartilhar o que fizemos até agora e deixar aberto o convite para que todos os associados participem, colaborem e acompanhem os passos futuros da acústica no país.

Palavra do Presidente: Mai-Jun/18

A associação possui dois Comitês Técnicos (Comitê Acústica Ambiental e Comitê Acústica de Edificações) que se organizam através dos Grupos de Trabalhos (GTs) que elaboram conteúdo e atividades técnicas junto aos associados, bem como a promoção e a participação em eventos nacionais e internacionais.

O Comitê Acústica Ambiental engloba o GT Mapa de Ruído que é responsável pela criação das diretrizes que elaborou o Mapa de Ruído da cidade de São Paulo; a elaboração do mapa para região piloto, definida pela prefeitura e lançado no Inad 2018, anualmente organizado pelo grupo, cujo coordenador é Juan Frias.

O Comitê Acústica de Edificações integra os demais GTs e é coordenado por Davi Akkerman. Destacam-se: o GT QualiLab que está em fase de criação de um programa de qualidade bem como selo de excelência para os laboratórios de campo, sob a  coordenação de Carolina Monteiro; o GT Escolas que está elaborando o manual sobre Acústica em Escolas a ser lançado no final de 2018, sob coordenação de José Carlos Giner; o GT Salas Especiais, que vem organizando o manual sobre Acústica de Auditórios, que será lançado no final de 2018, com  coordenação de José Augusto Nepomuceno; o GT Norma de Desempenho, que discute a revisão da norma de desempenho, ABNT NBR 15575, sob coordenação de Davi Akkerman; e o GT Acústica Básica (reúne o GT Esquadrias e o GT Forros e Revestimentos), que vem elaborando o manual Básico de Acústica e o manual de Escolas e Auditórios, com coordenação de Marcos Holtz.

Em eventos acadêmicos e técnicos, a ProAcústica participou como palestrante do Workshop Norma de Desempenho, organizado pelo CBIC e Sinduscon SP; com a Ilha ProAcústica, na Feicon Batimat 2018, com um total de 18 expositores que ocuparam 340 m2 do pavilhão. 

Realizou o Inad 2018, com uma intervenção no prédio da Fiesp e lançou o hotsite com Mapa Piloto da cidade de São Paulo.

Esteve representado pelo Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, do Euronoise, na Grécia, e apoiou a divulgação do Congresso Latino-Americano de Steel Frame, em São Paulo. 

Além do trabalho da própria entidade, através dos comitês colabora e se faz representante em outras entidades: CBIC; Green Building; Sinduscon-SP e Secovi.

Com relação à colaboração no desenvolvimento de normas técnicas, a  ProAcústica  participa, em especial, dos trabalhos de revisão e adequação da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575); de leis para materiais e aplicações acústicas. Já a Gerente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Talita Pozzer, foi escolhida em reunião da Comissão de Estudo Especial de Acústica – CEE 196 como Relatora do GT 10 ABNT: Tratamento Acústico. Enquanto Marcos Holtz e Carolina Monteiro (da Harmonia Acústica) são os representantes do Brasil na ISO.

Esse trabalho envolve a dedicação de uma equipe devotada à excelência que compreende com exatidão o valor do investimento dessas 71 empresas que fazem parte da ProAcústica.

Obrigado e um abraço.

Edison Claro de Moraes – Presidente Executivo

Veja abaixo quais são essas empresas:

Empresas associadas ProAcústica