Palavra do Presidente: Ago-Set/2020

Um futuro promissor nos aguarda! Uma redução menor do que a esperada na atividade da cadeia produtiva de soluções acústicas para áreas construídas e meio ambiente foi o resultado da recente pesquisa promovida pela ProAcústica aferida nas respostas de 65 empresas, entre 80 associadas. Esse resultado, alentador, é uma avaliação mais precisa do atual cenário bem como da intensidade do impacto da pandemia nas atividades das Empresas Associadas.

Parte dessa desaceleração – menor do que a esperada pela maioria – se deve às necessidades criadas pelo isolamento e distanciamento social, como a demanda para a criação de espaços com conforto acústico em home office; melhoria ou introdução da acústica hospitalar em espaços existentes ou em novas unidades de saúde; e a necessidade de criação de ambientes mais estanques às influências externas em diferentes setores durante a pandemia; entre outras situações. (Leia mais em Curtas, nessa edição – acesse link)

No âmbito internacional, a ProAcústica comemora a realização do Inter-Noise 2021 – 50º Congresso Internacional e Exposição de Engenharia de Controle de Ruído que acontecerá, em Washington-EUA, de 01 a 04 de agosto de 2021, com o tema “Os Próximos 50 Anos de Controle de Ruído”.

Essa edição histórica será uma realização conjunta do INCE-EUA e a ProAcústica em nome do Instituto Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (I-INCE). Entre as diversas atividades da programação vale destacar a realização pela ProAcústica do Simpósio Especial Pan Americano – evento de um dia, voltado para o público latino americano e em condições especiais de inscrição.

Em agosto último, durante o Congresso do Inter-Noise Seul 2020, comemoramos o recorde histórico de inscrições e artigos publicados pelos brasileiros. Foram apresentados 35 artigos e 36 inscrições. No total, foram cerca de 1.000 inscritos, perto de 30%, estudantes com maioria asiáticos. Outro mérito foi a nomeação do nosso vice-presidente de Atividades Técnicas, Marcos Holtz, como um dos representantes da Região Panamericana do I-INCE para integrar o Comitê de Seleção de futuros congressos.

Andando na contramão da crise, desde que teve início a pandemia, o quadro associativo vem se mantendo estável com a reativação e chegada de novas empresas.

Outra conquista da ProAcústica é a disponibilização ao público, desde agosto, do aplicativo Hush City no idioma português – nas versões móveis e web -, planejado para capacitar pessoas a identificar, ter acesso e avaliar áreas tranquilas do dia a dia da cidade.  Essa ação é resultado da parceria com o Programa Global Hush City Soundwalks, na qual a ProAcústica foi a financiadora e  implementou o projeto no Brasil.

A ProAcústica, também, acaba de oficializar a participação, em 2021, na UIA2021RIO EXPO, feira oficial do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Na ocasião, teremos o Espaço ProAcústica com a presença de diversas empresas associadas expondo os mais recentes produtos e soluções tecnológicas do setor de acústica. E, desde já, como apoiadora oficial da Expo Virtual, quando marcará presença no espaço denominado Arena do Conhecimento, com quatro edições de webinars da Série Acústica nas Edificações e Ambiental que acontecem em outubro próximo com a participação de dezessete representantes das empresas expositoras.

Um último recado. Não deixem de ler, nesta edição, as matérias sobre dois temas que nos obrigam a repensar o papel da acústica pós-pandemia: na educação, particularmente em escolas, e no mercado residencial com as mudanças de comportamento.

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo
Setembro 2020