LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

ProAcústica | Profissionais associados honorários

A ProAcústica homenageia profissionais que, ao longo de suas trajetórias, muito têm contribuído para o crescimento e amadurecimento do segmento de acústica no país. São eles os "Associados Honorários":

| Fernando Henrique Aidar
Engenheiro Civil, Escola Politécnica da USP, 1953. Prestação de serviço à Eucatex S.A. Desde 1997 e até o presente, titular da F. H. Aidar Engenharia responsável por assessoria, consultoria, medições acústicas e projetos para o controle do ruído e vibrações nas áreas industrial, rodoviária, metroviária, residencial, telecomunicação, institucional e comercial.

| João Gualberto Baring
Arquiteto e Urbanista, M.Sc. (1981) e D.Sc. (1990) pela USP. É docente da graduação e pós-graduação da FAUUSP e em cursos de especialização da Escola Politécnica da USP (PECE).  Fundador da área de acústica do IPT SP. Presidiu a SOBRAC e atualmente é coordenador da CE-02:135.01 da ABNT, sobre Desempenho Acústico em Edificações e conselheiro da ProAcústica.  É consultor privado sobre acústica do controle do ruído.

| Moyses Zindeluk
Engenheiro Mecânico UFPR, M.Sc.1972 e D.Sc. 1978 COPPE/UFRJ, professor titular de acústica e vibrações, COPPE/UFRJ, aposentado em 2007. Consultor em controle de ruído e vibrações; qualidade acústica de ambientes; monitoração e diagnóstico de máquinas e estruturas. Membro fundador da ABCM e da SOBRAC.

| Peter Joseph Barry
Físico, pesquisador do IPT e conselheiro da ProAcústica.

| Samir N. Y. Gerges
Engenheiro Mecânico, D.Sc. pelo ISRV - Instituto de Som e Vibrações | Inglaterra (1974). Professor titular desde 1980 em vibrações e acústica na UFSC. Membro fundador da SOBRAC e da FIA - Federação Ibero-Americana de Acústica e do grupo ISO das normas de protetores auditivos. Consultor para órgão públicos e privados em acústica e vibrações em geral e controle de ruído para aviões e indústria automobilística.

| Schaia Akkerman
Engenheiro Mecânico e Eletricista e Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, 1952/1955, sócio-diretor da Acústica Engenharia Ltda., coordenador da Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia, membro do Ince, ASA, IIAV, colaborador da normalização ABNT, conselheiro da ProAcústica.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

A organização de planta livre - open plan (escritórios coletivos e panorâmicos) - que dominou a arquitetura e o layout coorporativo no final da década de 50 e início dos 60 começa a ser substituído por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. Muitas vezes até por salas fechadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde e Segurança do Trabalho, na França, mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda