A ProAcústica homenageia profissionais que, ao longo de suas trajetórias, muito têm contribuído para o crescimento e amadurecimento do segmento de acústica no país. São eles os "Associados Honorários":
| Fernando Henrique Aidar
Engenheiro Civil, Escola Politécnica da USP, 1953. Prestação de serviço à Eucatex S.A. Desde 1997 e até o presente, titular da F. H. Aidar Engenharia responsável por assessoria, consultoria, medições acústicas e projetos para o controle do ruído e vibrações nas áreas industrial, rodoviária, metroviária, residencial, telecomunicação, institucional e comercial.
| João Gualberto Baring
Arquiteto e Urbanista, M.Sc. (1981) e D.Sc. (1990) pela USP. É docente da graduação e pós-graduação da FAUUSP e em cursos de especialização da Escola Politécnica da USP (PECE). Fundador da área de acústica do IPT SP. Presidiu a SOBRAC e atualmente é coordenador da CE-02:135.01 da ABNT, sobre Desempenho Acústico em Edificações e conselheiro da ProAcústica. É consultor privado sobre acústica do controle do ruído.
| Moyses Zindeluk
Engenheiro Mecânico UFPR, M.Sc.1972 e D.Sc. 1978 COPPE/UFRJ, professor titular de acústica e vibrações, COPPE/UFRJ, aposentado em 2007. Consultor em controle de ruído e vibrações; qualidade acústica de ambientes; monitoração e diagnóstico de máquinas e estruturas. Membro fundador da ABCM e da SOBRAC.
| Peter Joseph Barry
Físico, pesquisador do IPT e conselheiro da ProAcústica.
| Samir N. Y. Gerges
Engenheiro Mecânico, D.Sc. pelo ISRV - Instituto de Som e Vibrações | Inglaterra (1974). Professor titular desde 1980 em vibrações e acústica na UFSC. Membro fundador da SOBRAC e da FIA - Federação Ibero-Americana de Acústica e do grupo ISO das normas de protetores auditivos. Consultor para órgão públicos e privados em acústica e vibrações em geral e controle de ruído para aviões e indústria automobilística.
| Schaia Akkerman
Engenheiro Mecânico e Eletricista e Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, 1952/1955, sócio-diretor da Acústica Engenharia Ltda., coordenador da Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia, membro do Ince, ASA, IIAV, colaborador da normalização ABNT, conselheiro da ProAcústica.
Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP
A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano
Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes
A organização de planta livre - open plan (escritórios coletivos e panorâmicos) - que dominou a arquitetura e o layout coorporativo no final da década de 50 e início dos 60 começa a ser substituído por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. Muitas vezes até por salas fechadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde e Segurança do Trabalho, na França, mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.
Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica
Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.
Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos
Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído
Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575
Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações