LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

ProAcústica | Quem somos, visão, missão e valores

A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é um entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar empresas e profissionais, dispostos a alavancar o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil, campo que abrange também a Ciência das Vibrações. Criada em 2010 e lançada ao mercado em 2011, nasceu da iniciativa de empresas e profissionais que identificaram a oportunidade de divulgar a toda a sociedade, a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública.

A associação tem por missão difundir os benefícios das soluções acústicas na construção civil como fator primordial para o conforto e a saúde dos usuários seja em casa, no trabalho ou em qualquer espaço urbano e também, como fator de sustentabilidade dos empreendimentos e do meio ambiente.

A ProAcústica está focada em participar do debate das questões relativas à “qualidade acústica” em toda a cadeia produtiva da construção civil para fomentar a discussão sobre questões ambientais e de habitabilidade; colaborar no desenvolvimento de normas técnicas, em especial nos trabalhos de revisão e adequação da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575); de leis para materiais e aplicações acústicas bem como na busca contínua de padrões mínimos de desempenho que resultem em melhor qualidade de vida.

As diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da entidade são a captação de novos associados; a construção do relacionamento com as empresas associadas, visando maior interação e alinhamento contínuo; a consolidação no mercado da construção civil e da acústica; o estabelecimento de um programa contínuo de ações, apoios, conteúdo e divulgação aos diversos públicos além da consolidação de parcerias setoriais com outras entidades, governos e a sociedade.

Missão

| Promover e divulgar para a sociedade a importância da boa técnica, da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e saúde.

Visão

| Ser referência como entidade e atuar proativamente nas definições e divulgação das boas práticas em soluções acústicas.

Valores

| Respeito à base científica e tecnológica;
| Ética;
| Transparência;
| Neutralidade comercial;
| Comunicação clara.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

A organização de planta livre - open plan (escritórios coletivos e panorâmicos) - que dominou a arquitetura e o layout coorporativo no final da década de 50 e início dos 60 começa a ser substituído por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. Muitas vezes até por salas fechadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde e Segurança do Trabalho, na França, mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica. Entre os convidados, Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Comat/CBIC, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Notícias

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído


Norma de Desempenho completa seis anos: saiba o que mudou na ABNT NBR 15575

Atualmente em revisão, texto estabelece requisitos mínimos de desempenho para habitações


Agenda