Home  |   Associação  |   Atualize seu cadastro  |   Contato
ProAcústica News
ANO 05 - Nº 01
Edição Mar-Abr/16
Facebook Twitter LinkedIn
 Empresas Associadas Patrocinadoras
AMF Armacell - Isolamentos térmicos e acústicos Armstrong OWA Sonex Placo Saint-Gobain Trisoft
Evento
3ª Conferência Municipal discute poluição sonora, fontes de ruído, impactos na saúde e o papel da educação

Entre as questões que serão debatidas está o aumento da mobilidade urbana que, como exemplo, gera maior velocidade dos transportes e, consequentemente, maior ruído e vibração.
 
Entrevista   Agenda


O jeito tranquilo de ensinar

O arquiteto Nelson Solano, que atua há 38 anos na área de projetos ambientais, de eficiência energética e em consultoria de projeto como diretor na Geros - empresa associada ProAcústica - no momento, se debruça sobre uma avaliação de pós-ocupação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima. Situada no Butantã, em São Paulo, a escola passou recentemente por uma intervenção acústica que fez parte de uma ação solidária, organizada pela ProAcústica.
Os ambientes incluídos nas intervenções para melhorar a qualidade acústica da escola e as ações incluem tratamento dos forros nas salas que dão para a rua transversal e troca de portas e janelas por venezianas acústicas nas salas próximas à avenida Corifeu de Azevedo Marques.
A escola pública experimental tem uma proposta avançada de ensino e, no decorrer dos anos, algumas paredes foram derrubadas para ampliar o tamanho das salas. O espaço aumentou, mas, com mais crianças, o ambiente ficou ainda mais ruidoso. Leia nessa entrevista, exclusiva para a ProAcústica News, como o arquiteto Nelson Solano irá avaliar as medições sonoras da escola. A avaliação deverá atestar a melhora no rendimento escolar.

 

Reportagem
Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é celebrado na Avenida Paulista

Alunos de Escola Municipal fazem “Manifesto do Silêncio” para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana. A ação educativa segue a temática da campanha “Ruído: a solução está na educação!”. Além disso, técnicos representantes da ProAcústica vão realizar medição de ruído e projeção do Mapa Sonoro, em tempo real.
 
Curtas
ProAcústica abre inscrições para os cursos sobre Norma de Desempenho e Acústica para iniciantes

Dirigido a arquitetos, engenheiros civis, técnicos, incorporadores e representantes comerciais, os cursos de atualização contribuem para o desenvolvimento profissional.
  Comitê da ProAcústica avalia os ganhos sociais com a norma para ambientes internos

Para a entidade, a revisão e elaboração de um projeto de norma representa uma conquista. Para o usuário, o ganho está no controle da poluição sonora.
       
Encontro Sobrac 2016 e Congressos ICA e FIA

Plenária, palestras e painéis vão cobrir vários aspectos da acústica como materiais, sistemas e equipamentos, em Buenos Aires, na Argentina. O evento, que ocorre a cada três anos e reúne profissionais de todas as partes do mundo, pela primeira vez será sede em um país da América do Sul.
  O projeto do Museu do Amanhã foi apresentado no Fórum de Arquitetura e Construção da Revestir 2016

Construção com numerosos elementos, projeto do museu no Rio de Janeiro exigiu normas estrangeiras e modelagem em ambiente virtual.
Presidente | Edison Claro de Moraes
Diretor de Marketing | Luciano Marcolino
Gerente Executiva | Arq. Maria Elisa Miranda
Editora | Ateliê de Textos Assessoria de Comunicação
Editoração Eletrônica | iDesk

ProAcústica
Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Av. Ibirapuera, nº 3.458 - Sala 01 | Indianópolis | CEP 04028-003
São Paulo - SP | Brasil - Fone | 11 5041-3036
contato@proacustica.org.br | www.proacustica.org.br