InterLab & QualiLab

Os Laboratórios de Acústica de Edificações são empresas especializadas em realizar ensaios em edificações de acordo com metodologia definida por normas técnicas nacionais e internacionais, com equipamentos adequados e calibrados. Os ensaios de campo de acústica de edificações são medições realizadas em um edifício, in situ, e são a única forma de verificar o atendimento dos requisitos acústicos da ABNT NBR 15575:2024 Edificações habitacionais - Desempenho, entre outras.

Para garantir o controle de qualidade e da melhoria contínua dos Laboratórios de Acústica de Edificações foi lançado em 2012 pela ProAcústica, o primeiro Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica - InterLab.

Um Ensaio Interlaboratorial é aquele em que vários laboratórios, por meio de seus profissionais técnicos, de sua instrumentação e das metodologias normativas, realizam medições do mesmo objeto no mesmo local e em condições que permanecem invariáveis e com os resultados avaliados comparativamente entre si.

Os Ensaios de Proficiência (EP) são um caso específico dos ensaios interlaboratoriais, mediante os quais se avalia individualmente o desempenho dos diferentes laboratórios participantes além de identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas. A participação periódica consiste em um requisito fundamental para o controle da qualidade dos serviços de cada laboratório, já que constituem a única forma de avaliar se os mesmos estão realizando corretamente seu trabalho.

Como complemento, em 2019 a ProAcústica lança o Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo – QualiLab, que tem como base, os resultados de participação de um Programa InterLab.

Os resultados dos Relatórios Finais das Medições de Campo do InterLab são avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório para as medições de campo, atribuindo um Selo QualiLab para cada ensaio resultante de medição de campo de um laboratório realizado com excelência.

InterLab & QualiLab © 2012-2024 - ProAcústica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por iDesk