#SONSQUEAMO

Venha fazer parte desta onda!
Os sons entre corações e mentes!

Envie ou compartilhe vídeos de sons que acalmam, emocionam, movem... que você mais ama!

29.04.2020

Dia Internacional da
Conscientização sobre o Ruído

#SONSQUEAMO

Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

Para assistir aos vídeos, clique em cada uma das imagens abaixo.

#SONSQUEAMO: Os sons entre corações e mentes

ProAcústica lança campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Uma ação do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído é parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020.

As imagens da praça da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com o papa Francisco rezando a Santa Missa, é uma das mais emblemáticas dos tempos que estamos passando. Completamente vazia e repleta de esperança, o extremo silêncio é pano de fundo para as palavras de resistência de um dos mais importantes líderes mundiais, convocando cristãos e não-cristãos para uma luta conjunta.

Vazias e silenciosas, as cidades ao redor do mundo ouvem os cantos dos pássaros e o ruído das folhas que se movem nas árvores. Era assim o mundo antes da humanidade ocupá-la?

Refletindo sobre os impactos mundiais - após o afastamento social que nos foi imposto pela pandemia do Coronavírus -, a ProAcústica lança a campanha #SonsQueAmo, no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad BR, em 29 de abril de 2020. O Inad é um evento mundial de conscientização, que propõe 60 segundos de silêncio a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Esta ação faz parte do calendário do Ano Internacional do Som organizado pela ICA International Commission for Acoustic, um empreendimento de caráter mundial, a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.

A campanha #SonsQueAmo representa uma forma de expressão e liberdade contra a imobilidade e o silêncio causado nestes tempos de reclusão e pretende se tornar uma plataforma participativa e colaborativa de iniciativas criadas tendo o som como ferramenta.

Em meio ao isolamento, a ProAcústica propõe atenção sobre o alerta que o Planeta está nos proporcionando. Como as pessoas se tornaram ilhas, a campanha #SonsQueAmo pretende ajudar a criar pontes de afeto. Remontar penínsulas afetivas por meio de mensagens de carinho de quem se viu em novos momentos com a família ou sozinho - em casa. E reviver a sensação de continente social com os sons resgatados nesses momentos.

A sociedade se reinventa. De repente, a vista da cidade se fez em uma opção, a da moldura de uma janela. As comemorações ganharam ar de coletividade e de solidariedade por meio do som. As tradicionais músicas de parabéns, cantadas nos aniversários em casa, hoje são entoadas por ruas inteiras, prédios e condomínios assim como aplausos, solos musicais, entre tantas outras manifestações sonoras.

#SonsQueAmo vem trazer esperança, senso de pertencimento e coletividade. Uma plataforma para expor reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários ou as iniciativas de pessoas que buscam contato e encontram no som o canal de expressão. Conversas nas janelas, músicas compartilhadas nas varandas, canto de pássaros identificados, mas antes despercebidos, trabalho envolvido pela brincadeira de crianças ao fundo, sons que passaram a tocar na alma e no coração com muita emoção.

Uma nova organização que precisa de ajustes e consciência. Formas de boa convivência sonora nas cidades, no trânsito, nas casas, nos condomínios, hospitais e escolas são importantes para serem disseminadas e por meio da #SonsQueAmo. A falta de ruído nas cidades, causada pelo afastamento social, não representa só ausência, dor, sofrimento ou insegurança, mas contribui para refletir um caminho futuro. Do som que amamos se contrapondo ao ruído que não gostamos, mas que são necessários para a manutenção da vida e constituem a nossa própria existência!

Venha fazer parte desta onda! Os sons entre corações e mentes!
Envie ou compartilhe vídeos de sons que acalmam, emocionam, movem...que você mais ama!

Sobre o INAD

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública. A poluição sonora é parte da vida diária que atinge toda a população, principalmente nas grandes metrópoles. Sensibilizar, conscientizar e educar sobre este grave problema de saúde pública é o ponto de partida para o combate e a implementação de medidas mitigatórias e compensatórias nas esferas pública e privada.

Em prol da campanha de conscientização, desde 2014, a ProAcústica organiza ações e diversas atividades, como a realização da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora que, durante 3 anos, discutiu a necessidade da elaboração de um Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo. Como resultado dessa mobilização foi criada a Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruído no Município de São Paulo. Com o objetivo de reunir as informações e premissas para definição de uma metodologia para elaboração do Mapa de Ruído para São Paulo, a ProAcústica constituiu o Comitê Acústica Ambiental e o GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído que elaborou os Mapa Piloto e Centro de São Paulo.

A Associação Procústica apresenta cronologicamente as ações realizadas neste dia simbólico para toda a sociedade científica, acadêmica e civil - nacional e internacionalmente.

Acesse o histórico das edições aqui.
Clique nas imagens correspondentes às ações para ver os resultados de cada ano.

2020: Ano do Som

A ProAcústica é apoiadora institucional do Ano Internacional do Som

Ainda bem que não estamos no espaço, onde o vácuo impede a propagação das ondas sonoras. Mas sim na boa e velha Terra, onde os sons de matizes e origens distintas regem todos os aspectos da vida em nosso planeta. Vivemos em um mundo movido pelos sons, reconhecido e identificado pela existência deles, ruídos, barulhos, murmúrios, gritos e sussurros que identificam uma sociedade tão humana quanto vibrante. Em maior ou menor escala, dos estrondos produzidos pelas erupções vulcânicas, aos rumores do indo e vindo infinito das marés, dos cumprimentos escandalosos dos italianos, ao cochicho respeitoso dos japoneses, a comunidade global se distingue por uma ensurdecedora sonoridade. Sempre foi assim e em 2020 não será diferente, quando celebramos o Ano Internacional do Som (IYS 2020 - www.sound2020.org).

E para divulgar e promover essa iniciativa, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica, se consolida como apoiadora institucional, incluindo no calendário internacional uma série de eventos que fomenta e que fará parte sob o tema do IYS 2020.

Organizado pela ICA International Commission for Acoustic, esse empreendimento de caráter mundial, surgiu a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.

A ProAcústica aclama a chegada do ano comemorativo e convida todos a vivenciarem a experiência do som a sua volta: VIVA ESSA ONDA!

Texto por: Zoca Moraes/Ateliê de Textos

2020: ano internacional do som | ProAcústica ProAcústica é apoiadora institucional do Ano Internacional do Som

Realização | ProAcústica

A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica congrega empresas e profissionais empenhados em alavancar o desenvolvimento da acústica no Brasil. Criada em 2010, e lançada ao mercado em 2011, nasceu da iniciativa e oportunidade de divulgar e promover a toda sociedade a importância da técnica, do desempenho e da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública. Saiba mais...