Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica

Um Ensaio Interlaboratorial é aquele em que vários laboratórios, por meio de seus profissionais técnicos, de sua instrumentação e das metodologias normativas, realizam medições do mesmo objeto no mesmo local e em condições que permanecem invariáveis e com os resultados avaliados comparativamente entre si.

Desta forma, fatores internos do próprio laboratório como metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos, equipamentos de medição e processamento dos dados e cálculos, podem ser identificados como fatores de divergência dos resultados.

Os objetivos dos Ensaios Interlaboratoriais são:

  • Avaliar a exatidão ou comparabilidade dos métodos de ensaio colaborativo;
  • Acompanhar o aprimoramento permanente do desempenho dos laboratórios na realização dos ensaios de campo;
  • Identificar problemas de várias naturezas e promover melhorias;
  • Proporcionar confiabilidade para os clientes que contratam serviços de laboratórios de Acústica de Edificações.

Os Ensaios de Proficiência (EP) são um caso específico dos ensaios interlaboratoriais, mediante os quais se avalia individualmente o desempenho dos diferentes laboratórios participantes além de identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas. A participação periódica consiste em um requisito fundamental para o controle da qualidade dos serviços de cada laboratório, já que constituem a única forma de avaliar se os mesmos estão realizando corretamente seu trabalho.

Normas de referência para a avaliação dos resultados:

  • ABNT NBR ISO/IEC 17043:2017 Avaliação de conformidade - Requisitos gerais para ensaios de proficiência
  • ISO 5725-1:2018 Exatidão (veracidade e precisão) dos métodos e dos resultados de medição - Parte 1: Princípios gerais e definições
  • ISO 5725-2:2018 Exatidão (veracidade e precisão) dos métodos e dos resultados de medição Parte 2: Método básico para a determinação da repetibilidade e da reprodutibilidade de um método-padrão de medição.
  • ISO 13528:2015 Statistical methods for use in proficiency testing in interlaboratory comparisons
  • ISO 12999 – 1:2014 Acoustics - Determination and application of measurement uncertainties in building acoustics - Part 1: Sound insulation.

A ProAcústica realiza o Programa InterLab para as medições de campo necessárias à comprovação dos requisitos de isolamento acústico da ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais - Desempenho.

Analisando os Relatórios Finais, o laboratório participante pode conhecer:

  • A exatidão do método de ensaio, de maneira a se conhecer a incerteza que tem os resultados dos ensaios realizados por um determinado método;
  • Avaliar o desempenho do laboratório para a realização de medições acústicas.

InterLab & QualiLab © 2012-2021 - ProAcústica. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por iDesk