Mapa de Ruído

O Mapa de Ruído é uma ferramenta de diagnóstico dos problemas sonoros de uma cidade e auxilia na identificação de regiões silenciosas e com ruído excessivo ou superiores aos limites permitidos pela legislação.

Com a identificação adequada do problema, é possível realizar intervenções de forma mais eficiente. O Mapa de Ruído também é uma ferramenta que permite realizar estimativas de ações mitigadoras como, por exemplo, a troca de pavimento, alteração de fluxo de uma via, mudança nos limites de velocidade permitidos, a fim de visualizar o impacto de cada medida em termos de população afetada.

O gerenciamento de tráfego é uma das principais ações no que tange à mitigação de ruídos nas cidades e, nesse aspecto, o Mapa de Ruído é uma ferramenta de muita importância.

Ele é um instrumento de gestão para o controle dos ruídos urbano que permite também conhecer o impacto da poluição sonora na cidade e a população atingida. Indispensável para planejadores urbanísticos, de uso e ocupação do solo, de mobilidade, de desenvolvimento urbano, entre outros para definir ações preventivas e corretivas.

Com o objetivo de reunir as informações e premissas para definição de uma metodologia para elaboração do projeto piloto de Mapa de Ruído para São Paulo, a ProAcústica constituiu o Comitê Acústica Ambiental e o GT Grupo de Trabalho Mapa de Ruído. Especialistas colaboradores de diversas Empresas Associadas realizaram de forma voluntária os Mapas de Ruído Projeto Piloto SP (2018) e Centro SP (2019).

Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP | ACESSE AQUI

O Projeto Piloto SP foi elaborado em uma região de São Paulo, localizada entre as avenidas Paulista, Brasil, 9 de julho e 23 de maio, definida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) da Prefeitura do Município de São Paulo, designada responsável pela regulamentação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano. Para a realização de medições de calibração do mapa a ProAcústica utilizou como base, o Guia de Boas Práticas* europeu com adaptação de cada parâmetro à realidade brasileira.

Mapa de Ruído Urbano Centro SP | ACESSE AQUI

O Mapa de Ruído Centro SP foi elaborado para a área Operação Urbana Centro abrangendo o Centro Velho, Novo e regiões históricas da cidade de São Paulo – área de aproximadamente 6,6 Km2. A região foi escolhida por estar no coração de São Paulo e ser área indicada como prioritária para o início do mapeamento na Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano.

Para identificar as diretrizes adequadas à cidade de São Paulo, o GT Mapa de Ruído realizou diversos estudos em busca de quais metodologias e dados de entrada disponíveis nos softwares que melhor representam a realidade. O Guia estratégico de boas práticas europeu* foi referência. Assim, chegou-se a conclusão de utilizar a metodologia CNOSSOS, adotada e identificada como mais adequada à realidade brasileira. Os dados de entrada do modelo basearam-se no fluxo de veículos – divididos em leves, pesados médios, pesados e motos – na velocidade das vias e no tipo de pavimento.

(*Good Practice Guide for Stategic Noise Mapping and the Production of Associated Data on Noise Exposure – European Commission Working Group Assessment of Exposure to Noise (WG-AEN) – Aug/2007)