InterLab & QualiLab Programas de Ensaios Interlaboratoriais

A ProAcústica, associação que há 10 anos promove a qualidade acústica no Brasil, realiza os Programas InterLab e QualiLab como forma de garantir o controle de qualidade e da melhoria contínua dos Laboratórios de Acústica de Edificações.

Os Laboratórios de Acústica de Edificações são empresas especializadas em realizar ensaios em edificações de acordo com metodologia definida por normas técnicas nacionais e internacionais, com equipamentos adequados e calibrados. Os ensaios de campo de acústica de edificações são medições realizadas em um edifício, in situ, e são a única forma de verificar o atendimento dos requisitos acústicos da ABNT NBR 15575:2021 Edificações habitacionais – Desempenho, entre outras.

Para mais informações sobre os Programas ProAcústica | ACESSE AQUI

Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica

O Programa InterLab é uma forma de garantir o controle de qualidade e da melhoria contínua dos Laboratórios de Acústica de Edificações

Um Ensaio Interlaboratorial é aquele em que vários laboratórios, por meio de seus profissionais técnicos, de sua instrumentação e das metodologias normativas, realizam medições do mesmo objeto no mesmo local e em condições que permanecem invariáveis e com os resultados avaliados comparativamente entre si.

Desta forma, fatores internos do próprio laboratório como metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos, equipamentos de medição e processamento dos dados e cálculos, podem ser identificados como fatores de divergência dos resultados.

Os objetivos dos Ensaios Interlaboratoriais são:

  • Avaliar a exatidão ou comparabilidade dos métodos de ensaio colaborativo;
  • Acompanhar o aprimoramento permanente do desempenho dos laboratórios na realização dos ensaios de campo;
  • Identificar problemas de várias naturezas e promover melhorias;
  • Proporcionar confiabilidade para os clientes que contratam serviços de laboratórios de Acústica de Edificações.

Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo – QualiLab

O Programa QualiLab, que tem como base, os resultados de participação de um Programa InterLab.

Os resultados dos Relatórios Finais das Medições de Campo do InterLab são avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório para as medições de campo, atribuindo um Selo QualiLab para cada ensaio resultante de medição de campo de um laboratório realizado com excelência.

O programa qualifica os laboratórios que medem o isolamento acústico em edifícios de apartamentos e residências conforme a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575.

O Selo QualiLab ProAcústica apresenta o nome do laboratório e para quais normas estão qualificados. A conquista do Selo QualiLab é um diferencial de mercado no atual cenário da construção civil.