ABNT CB 196 Acústica Comitê Brasileiro de Acústica

Os Comitês Técnicos  são órgãos da estrutura da ABNT de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação, que devem garantir a representação de toda a variedade de partes interessadas no assunto objeto de estudo.

Os Comitês Técnicos compreendem Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE), definidos em decorrência de sua estrutura e amplitude do âmbito de atuação conforme a seguir:

  • Comitê Brasileiro (ABNT/CB): órgão técnico da estrutura da ABNT, formado por Comissões de Estudo.
  • Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS): entidade técnica setorial, com experiência em normalização, credenciada pela ABNT para atuar no desenvolvimento de Normas Brasileiras do seu setor, também formada por Comissões de Estudo.
  • Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE): órgão técnico da estrutura da ABNT, criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado no âmbito de atuação de outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existente.
  • Os Comitês Técnicos e Organismos de Normalização Setorial são compostos por Comissões de Estudo (CE), que é constituída por especialistas representantes de Partes Interessadas, que tem por finalidade a elaboração e revisão de Documentos Técnicos ABNT.

ABNT/CB-196 Acústica – Comitê Brasileiro de Acústica
Data criação: 05/04/2022
Endereço: Campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/Centro de Tecnologia/Sala 212; Av. Roraima nº 1000, Camobi – Santa Maria/RS – CEP 97.105-900
Email: cb-196@abnt.org.br
Fone: (55) 9 9659-6406

Superintendente Gestor: Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante (Sobrac)
Chefe de Secretaria: Dieivase Chrischon (ProAcústica)
Analista: Milena Pires – milena.pires@abnt.org.br
Secretaria Técnica: Sobrac/ProAcústica

Escopo

Normalização no campo da acústica, compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos de seus efeitos sobre o homem e ao meio ambiente, no que concerne a terminologia, diretrizes, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Excluindo-se a normalização no campo de projetos de edificações, tratados no âmbito do ABNT/CB-002 e instrumentação eletroacústica, tratado no âmbito do ABNT/CB-003.

NOTA 1: Este Comitê Brasileiro é espelho do ISO/TC 43 – Acoustics.

NOTA 2: Especificações e características de instrumentos de medição para fins acústicos deverão ser avaliadas em consonância às normas da IEC.

NOTA 3: Este Comitê é oriundo da Comissão de Estudo Especial de Acústica (ABNT/CEE-196).