Câmara realiza a 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

Título | Câmara realiza a 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora
Fonte | Portal da Câmara SP – 27/04/15
Autoria | Readção
Conteúdo online | Acesse aqui

A Câmara Municipal de São Paulo está realizando a 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora. O evento, que é uma idealização do vereador Andrea Matarazzo (PSDB) se estenderá até a próxima quarta-feira (29/4).

Nesta segunda-feira (27/4), o primeiro dia, aconteceram discussões sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, incomodidades geradas pela poluição sonora, mapa de ruídos e sobre a legislação de ruídos.

Daniel Montandon, diretor técnico do Departamento do Uso do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que foi o primeiro palestrante do dia, acredita que a questão do ruído deve ser considerada nas discussões e no processo de votação da Lei de Uso e Ocupação do Solo. “Precisamos compreender o tema dentro da Lei de Zoneamento. Isso é um grande desafio”.

Todos os dias somos expostos a diversos tipos de ruído. O que poucos sabem é que eles podem trazer prejuízos à saúde. A chamada poluição sonora está ligada a uma série de complicações, que vão desde zumbidos até hipertensão arterial. Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, a intensidade de som considerada segura para o ouvido humano é de até 85 decibéis (dB), valor que é facilmente atingido em uma avenida movimentada.

De acordo com Matarazzo, há a intenção de incluir na Lei o Mapa de Ruídos da Cidade. “Cada vez mais uma cidade como São Paulo tem que ser estudada. A qualidade de vida, no que diz respeito ao ruído, muita gente gosta de comparar a nossa cidade com Nova York, mas acho que estamos mais parecidos com uma cidade da Índia. A própria qualidade do asfalto em São Paulo causa barulho! O poder público tem a obrigação de arbitrar sobre o uso da cidade e o conforto do cidadão. Essas são as discussões que pretendemos fazer nesses dois dias”, diz.

Conheça o funcionamento
No andar térreo do edifício da Câmara Municipal há uma instalação onde é possível conhecer o ouvido por dentro e todo o caminho que o som passa até chegar ao cérebro. A iniciativa é do Sesi-SP. Além disso, um mapa sonoro está sendo traçado periodicamente ao longo do dia e o nível de decibéis do local onde está a sede do Legislativo está sendo medido