LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

INAD 2020 - Venha fazer parte desta onda!
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica de Acústica Básica
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Monumento às Bandeiras amanhece com protetores auditivos

02/05/2017 - 10:05

Título | Monumento às Bandeiras amanhece com protetores auditivos
Fonte | Veja SP - Cidades - 26/04/2017
Autoria | Redação
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

Não se trata de vandalismo; ação quer chamar atenção para poluição sonora em grandes centros urbanos.

Quem passar pelo Monumento às Bandeiras, na Praça Armando Salles de Oliveira, no Ibirapuera, nesta quarta-feira (26), encontrará as estátuas com enormes protetores de ouvidos de cor amarela. Não se trata de vandalismo. A ação temporária pretende chamar atenção para a poluição sonora em grandes centros urbanos.

A intervenção se deve ao Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, criado em 1996, nos Estados Unidos. Em São Paulo, tomou a frente do projeto a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz).

À noite, o prédio da Assembleia Legislativa será iluminado com a cor amarela. Também estão programadas palestras sobre o tema entre as 14h e as 20h30 na sede da Umapaz (Avenida Quarto Centenário, nº 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera). Às 14h25, haverá sessenta minutos de silêncio ao lado da escultura, que ocorre no mesmo horário em outros países.

Veja também

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

Ruído do trânsito é o maior vilão do barulho em SP

A cidade de São Paulo é a quarta no ranking mundial do barulho. O maior vilão desta estatística é o ruído causado pelo trânsito paulistano

O papel e o desempenho da acústica nos diferentes espaços das escolas com a retomada das aulas

O papel e o desempenho da acústica nos diferentes espaços das escolas com a retomada das aulas

A importância do relacionamento social promovido por instituições de ensino e o impacto positivo do seu papel no desenvolvimento de crianças e jovens ficou evidente com a pandemia da Covid-19. Um aspecto ficou claro, os alunos estarem longe das escolas é algo muito prejudicial à saúde da sociedade. O contato diário entre crianças e jovens em um ambiente controlado, com espaço físico que forneça as condições para o desempenho dos estudos, ainda é a melhor invenção humana para a educação. E o conforto acústico, nesses ambientes, se mostra, cada vez mais, como item de extrema necessidade para a fruição da comunicação e concentração em um momento chave da vida.

Edição histórica de 50 anos do Inter-Noise ocorrerá em Washington em 2021, de 1 a 4 de agosto

Edição histórica de 50 anos do Inter-Noise ocorrerá em Washington em 2021, de 1 a 4 de agosto

Os Próximos 50 Anos de Controle de Ruído” é o tema do recém-lançado Inter-Noise 2021 - 50º Congresso e Exposição Internacional a ser realizado em Washington-EUA, de 01 a 04 de agosto de 2021. Na programação serão contemplados todos os aspectos da engenharia de controle de ruído, acústica e vibração.

Notícias

Manuais ProAcústica contribuem para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana

As publicações técnicas são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes


Pandemia trouxe novo olhar sobre a morada

Artigo faz uma análise sobre o futuro do mercado imobiliário a partir das novas tendências. O home office não deve mais ser o quarto improvisado para atender a necessidades pontuais do trabalho. Ergonomia, iluminação natural e acústica, são pontos a serem considerados, num local que tende a ser cada vez mais incorporado à nova rotina.


Agenda