Patrocinadores

Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Monumento às Bandeiras amanhece com protetores auditivos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Título | Monumento às Bandeiras amanhece com protetores auditivos
Fonte | Veja SP - Cidades - 26/04/2017
Autoria | Redação
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

Não se trata de vandalismo; ação quer chamar atenção para poluição sonora em grandes centros urbanos.

Quem passar pelo Monumento às Bandeiras, na Praça Armando Salles de Oliveira, no Ibirapuera, nesta quarta-feira (26), encontrará as estátuas com enormes protetores de ouvidos de cor amarela. Não se trata de vandalismo. A ação temporária pretende chamar atenção para a poluição sonora em grandes centros urbanos.

A intervenção se deve ao Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, criado em 1996, nos Estados Unidos. Em São Paulo, tomou a frente do projeto a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz).

À noite, o prédio da Assembleia Legislativa será iluminado com a cor amarela. Também estão programadas palestras sobre o tema entre as 14h e as 20h30 na sede da Umapaz (Avenida Quarto Centenário, nº 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera). Às 14h25, haverá sessenta minutos de silêncio ao lado da escultura, que ocorre no mesmo horário em outros países.

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

Inad desperta São Paulo para o incômodo do barulho

O dia da conscientização sobre os graves problemas da poluição sonora, este ano, trouxe uma veia bem humorada. A famosa escultura de Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de combate às diversas formas de perturbação acústica sem abrir mão da leveza. O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. "Vamos treinar nossas equipes para trabalhar no combate a esse problema. E isso tem que estar na pauta do prefeito e das outras secretariasâ".

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

ProAcústica lança vídeo sobre ações da entidade com enfoque no combate à poluição sonora

Com uma linguagem moderna e impactante a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, a ProAcústica, lança um vídeo que ultrapassa as barreiras institucionais e pode servir como fonte de inspiração para pessoas que buscam realizar atividades transformadoras na sociedade.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda