LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Título | Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores
Fonte | Portal Archdaily de 11/02/19
Autoria | Lindsey Leardi Traduzido por Eduardo Souza
Conteúdo online | Acesse aqui

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.

Desde o começo dos tempos, nossos ouvidos nos alertaram sobre o perigo que se aproxima. Enquanto sua função permanece a mesma, os perigos de hoje são diferentes do que eram no passado. Sons indesejados podem ter efeitos graves para a saúde, tais como: perda auditiva, pressão alta, dores de cabeça, alterações hormonais, doenças psicossomáticas, distúrbios do sono, redução do desempenho físico e mental, reações de estresse, agressividade, sentimentos constantes de desprazer e redução geral bem-estar. Com essa lista de efeitos colaterais, seria tolice deixar o conforto acústico de nossos espaços apenas para consultores. Quando os arquitetos tem a consciência do conforto acústico, o resultado final pode ser extraordinário.

Continue lendo....

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

Bicicletada e caminhada no Minhocão marcaram o Inad SP 2019

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad SP, a ProAcústica lançou o Mapa de Ruído Urbano Centro. O grande evento planetário para chamar a atenção sobre o problema do barulho urbano começou de manhã com a montagem de uma estação de medição sonora, na praça Roosevelt. À noite, um animado público passeou de à pé e de bicicleta pelo elevado com balões iluminados por LED para dar a Volta do Silêncio. A prefeitura tem anunciado a desativação gradual do elevado.

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Manual da ProAcústica vai contribuir para melhorar o ambiente escolar de alunos e professores

Lançado durante a Feicon Batimat 2019, a publicação resultou de um esforço do comitê de Acústica nas Edificações do grupo de trabalho Escolas.

Notícias

Prefeitura inicia uma nova etapa de discussão do Parque Minhocão

Após a decisão da transformação do Elevado João Goulart em parque, o Município abre a primeira fase de consulta pública para colher contribuições para o desenvolvimento do projeto


Prefeitura regulamenta a elaboração do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

Mapeamento vai possibilitar que o Município tenha um diagnóstico de ruído territorializado e orientar a adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade ambiental e urbanística da cidade


Agenda