Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ABNT NBR 10152 sai em nova versão atualizada e aperfeiçoada

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Após longo processo de estudos, debates, revisão e consultas públicas nacionais, que teve início na década de 90, a norma ABNT NBR 10152 Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações foi publicada na versão 2017, no dia 24 de novembro, atualizada e aperfeiçoada.

Entre as novidades, a versão traz, na Tabela 3, novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso e apresenta valores de referência em RLAeq, RLASmax e RLNC para 48 ambientes, distribuídos em 10 diferentes categorias.

O processo de discussão e análise dos temas revistos teve a contribuição e participação da presidência, diretoria técnica e representantes de empresas associadas à ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica). “A ProAcústica parabeniza todos os profissionais, instituições e seus representantes envolvidos neste longo processo de revisão e publicação desta importante Norma para o setor”, comemora Davi Akkerman, vice presidente de atividades técnicas da associação.

Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações (ABNT/CB-02/CE-02:135.01), entre as principais evoluções dos requisitos da norma estão as questões de instrumentação e calibração cujas normas passaram por duas importantes atualizações entre 1987 e 2017. “Isso aumenta a segurança na aplicação da norma, tanto para medição quanto para situações de projeto”.

Quanto aos profissionais que já atuam com instrumentação de qualidade, calibradas periodicamente, Cavalcante ressalta que a ABNT NBR 10152 será apenas a confirmação de condições e requisitos para a execução de um bom trabalho. Para novos profissionais, que tenham ou venham a iniciar os trabalhos em acústica, esta 2ª edição apresenta notas explicativas ao longo dos capítulos, além dos anexos informativos.

Com relação às interações com a norma de desempenho NBR 15575, a norma Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações vai além da aplicação em edifícios residenciais abrangendo empreendimentos comerciais, aeroportos, hospitais e outras edificações.  

Os valores de referência em RLAeq, apresentados na Tabela 3 da NBR 10152, para residências, possuem correlação com os valores de diferença padronizada de nível ponderada especificados pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5), mas essa correlação é verdadeira apenas quando os níveis em LAeq, externos à edificação, forem iguais ou inferiores aos previstos na NBR 10151 (em Consulta Nacional até 08/01/18)

“Quando o LAeq externo à edificação residencial for superior aos critérios da ABNT NBR 10151, os valores de referência apresentados na Tabela 3 da ABNT NBR 10152 podem não ser atendidos, mesmo que o desempenho acústico de isolamento da fachada da edificação esteja em conformidade com o estabelecido pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5)”, explica o especialista.

Percurso de revisão da norma

Esta segunda edição da norma teve o projeto aprovado pela Comissão de Estudos em 24 de outubro de 2014 e foi submetida à Consulta Nacional no período de 14 de julho a 14 de agosto de 2015. “Foram necessárias 5 reuniões para análise e deliberação sobre as contribuições recebidas na quarta CN (Consulta Nacional). A quinta e última reunião foi realizada no dia 07 de junho de 2016, quando foi obtido o consenso necessário e aprovado o projeto para publicação da 2ª edição”, conta.

O período entre junho de 2016 e julho de 2017 foi necessário para a preparação da documentação, consolidação e análise das atas de reuniões, folhas de tabulação, registros de manifestações, editoração e revisão. Segundo Cavalcante,”só nesta última etapa de editoração e revisão, foram geradas 6 versões. Quando finalmente revisado e aprovado o texto, a Norma foi publicada”.

Norma ABNT NBR 10152:2017 Acústica - Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

Esta é a 2ª edição da Norma, em substituição à 1ª Edição de 1987. A Norma estabelece procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; procedimento para determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso; valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.

Acesse aqui o Catálogo ABNT onde a norma já está disponível para aquisição

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Uma história que completa 40 anos

Uma história que completa 40 anos

Uma trajetória profissional de 63 anos junto à indústria, arquitetura e engenharia. Esse é o histórico de Schaia Akkerman, que estudou engenharia mecânica eletricista, em 1952 e, engenharia civil, em 1955, na Politécnica da USP.

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

ProAcustica celebra 2017 em grande noite

O evento de confraternização da ProAcústica, realizado na segunda-feira (4/12), no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo, abriu com um coquetel de boas-vindas aos cerca de 130 convidados. Entre os presentes estavam representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores.

Notícias

A indústria do silêncio

Momentos sem estímulos ou barulhos têm se tornado um negócio estratégico para diversas empresas e setores, de spas a restaurantes, de aeroportos a fabricantes de fones de ouvido. Entenda por que a busca por sossego e quietude está em alta


Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Agenda